SóProvas


ID
979891
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da posse e do exercício do servidor público no regime jurídico da Lei n.º 8.112/90.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - ERRADA - § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

      § 3o  À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    LETRA B - ERRADA    Art. 7o  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    LETRA C - ERRADA § 1o  O ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a regime de integral dedicação ao serviço, observado o disposto no art. 120, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administração. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    LETRA D - CORRETA - § 3o  À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     LETRA E - ERRADA - Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (vide EMC nº 19)
    OBS: LEMBRAR O QUE DISPÕE A EMENDA Nº 29

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
    • Só um comentário sobre a alternativa E.
    • e) Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de cinco anos. ERRADO
    • Mas qual é o tempo que dura o estágio probatório? Para a doutrina e jurisprudência, 3 anos, o que vai ao encontro do que está estabelecido na CF sobre a aquisição de estabilidade, que diz em seu artigo 41 que é adquirida após três anos de efetivo exercício. Entretanto a Lei 8.112/90 diz em seu art. 20 que o estágio probatório dura 2 anos, e é aí que está a confusão. Afinal são 2 ou 3 anos de estágio probatório? Se a questão nada disser, não fizer alusão a lei 8.112, então vá de 3 anos. Contudo, se for explicitado a Lei que rege os Sevidores Públicos Civis da União (Lei 8.112/90), então sem dúvida a alternativa a ser assinalada é de 2 anos.
    • Abraço a todos e não desistam. Só quem desiste não é aprovado. 
    •  
    •  

     

  • GABARITO: D

     

    Acertei por eliminação. Porém há um erro na "A" que, para mim, a torna correta.

    Obs.: Já é a segunda vez que vejo algo desse tipo e em bancas diferentes.

     

    A questão pede "Assinale a alternativa correta". Agora vejam isso:

     

    Na lei diz: "A posse poderá dar-se mediante procuração específica."

    Quando eu digo: "É vedada a posse por meio de procuração." Torno a questão correta, examinador jumento.

     

    Enfim, segue o baile.

    Bons estudos.

  • Resposta d) À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício.

    Art. 15, § 3º À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício (Lei n.º 8.112/90).