SóProvas


ID
980893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a poderes e princípios da administração pública.


Fere a moralidade administrativa a conduta do agente que se vale da publicidade oficial para autopromover-se.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Art. 37, § 1º CF- A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    bons estudos
    a luta continua
  • A moralidade da questão fere ao princípio da impessoalidade!!

    abraços concurseiros!
  • Fere o princípio da impessoalidade que por consequência pela atuação de má fé em utilizar a publicidade oficial em razão de privilégio particular fere também o princípio da moralidade.
    Avante!!!
  • A autopromoção pessoal, por intermédio dos atos administrativos, atinge principalmente o princípio da Moralidade, logo fere a ética, a boa-fé e a probidade administrativa.

                                                                                                                                                                                                  Fonte: aulas do Professor Fabrício Bolzan.
  • Lembrando que pode ocorrer  e é permitido, a confecção de placas referente a administração que designou tal feito.Por exemplo: "Obra realizada pela prefeitura de Taubaté". A esse critério é permitido e a nome de pessoas, cujo feito, seja de uma obra histórica, poderá na placa, vir o nome do governante do passado. 

  • não entendi a questão!

    não seria correto dizer: Fere a Impessoalidade administrativa a conduta do agente que se vale da publicidade oficial para autopromover-se.?

    pois eu marquei errado por causa da palavra moralidade!

    Abraço

  • MUITO BEM !!!  

    CERTAMENTE RESPONDER IMPESSOALIDADE NÃO ESTARIA ERRADO, MAS TEMOS QUE NOS ATENTAR AO ENTENDIMENTO CESPIANO " ATUAL", ENTÃO FAÇAMOS O SEGUINTE:


    MORALIDADE          =          NEPOTISMO E AUTOPROMOÇÃO.

    IMPESSOALIDADE =          ISONOMIA E FINALIDADE.



    !!! faça mais questões que voce entenderá melhor o que digo.

    (Não tente, decorar conceitos, pois na prova o cespe, embaralha os conceitos, por isso muito atenção na regra que coloquei, pois não errará mais. FAÇA SUAS CONCLUSÕES COM OUTRAS QUESTÕES, mas isto só voce poderá fazer.)


    abraços

    Fernando lorencini
  • STC (SUPERIRO TRIBUNAL CESPIANO)
  • ou melhor, Supremo Tribunal Cespiano
  • De outra banda, os princípios jurídicos nunca se apresentam de forma isolada. Devem ser analisados em conjunto com outros que com ele irão interagir (CARRAZZA, 2002, p.34). Diante de um caso concreto, vários princípios são passíveis de aplicação e formam um feixe principiológico incidente sobre a questão. Nesse caso a questão esta correta, apesar da questão dar ênfase a um só principio ela não exclui outros princípio do LIMPE, por exemplo. Ela só excluiria se usasse o termos como: somente, só, apenas, não mas que etc.
  • Gente, não se pode simplesmente taxar as práticas ilícitas em cada modalidade de princípio, conforme sugerido em alguns comentários! A maioria dos doutrinadores e obras do Direito Administrativo trazem esse exemplo (promoção pessoal indevida) como ilicitude dentro do PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE (assim como Nepotismo, Concurso, Licitação, Punição por Remoção...); contudo, que fique claro: FERIR UM PRINCÍPIO FERE, EM SEGUNDO PLANO, O PRINCÍPIO DA MORALIDADE! É uma questão de lógica, tendo em vista que qualquer ato nulo ou improbidade praticada por agente público também vai em desacordo, mesmo que subjetivamente, do PRINCÍPIO DA MORALIDADE. Reparem também que 99% das questões do Cespe envolvendo casos desse princípio estão relacionadas a exemplos contidos no PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE. Portanto, muito atenção!

  • É Ilegal, Injusto, Inconveniente e Inoportuno ?! Então é Imoral e sim, fere o princípio da Moralidade e também o da Impessoalidade.

  • No meu singelo posicionamento, a autopromoção fere primeiramente e diretamente o princípio da impessoalidade, atingindo de forma indireta ou reflexa o princípio da moralidade.

  • gabarito: CERTO

    Mas, sinceramente, eu não entendi! 

    Se é uma PUBLICIDADE OFICIAL para se autopromover, como pode ser ilegal?

    "§ 2º Só o partido que tenha (...) receber recursos do Fundo Partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão, nos termos fixados nesta Lei".

    Wikipedia: "PUBLICIDADE OFICIAL-> O governo federal investe cerca de 600 milhões de reais em publicidade anualmente."

  • Dica: Coloque um ponto de interrogação (?) no final da assertiva e responda CERTO ou ERRADO. Não precisa ir além do que é perguntado.

  • A questão não fala fere especificamente, exclusivamente.. o principio da moralidade.. =D . Assim ao dizer que fere o principio da moralidade a questão está correta.. assim como também fere o da publicidade etc..

  • A grande duvida da questão para o pessoal que errou é se fere o princípio da moralidade ou da impessoalidade.

    Porem a autopromoção via publicidade oficial fere os 2 princípios. Por tanto a afirmação esta CORRETA pois não restringe somente a moralidade administrativa como principio ferido.

  • Renata Venturim,
    a Constituição Federal estabelece que as publicações devem ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar elementos que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. (Art. 37, Parágrafo 1º)
    Logo, se a publicação oficial apresentar esses elementos, será ilegal.

    Espero ter ajudado! Bons estudos.

  • Errei porque quando olho autopromoção, já me vem na cabeça impessoalidade.. Marquei na louca, nem raciocinei, mas, de fato, fere também a moralidade. Ainda bem que errei aqui e não na prova kkk

  • Uma casca de banana do Supremo Tribunal Cespiano... -.-'

    Realmente a questão não diz "apenas", "somente"...o princípio da moralidade, embora todos saibamos que o enunciado tem clara relação com o desrespeito ao princípio da impessoalidade.

    #AvanteGuerreiros! Nessa pegadinha quem caiu não cai mais...
  • Para falar a verdade meus amigos, quando eu vejo uma questão do CESP, como essa, eu questiono: Está errada ou está incompleta ? Incompleta no sentido, nesse caso, de haver o princípio da impessoalidade que tem muito mais vínculo com a questão. E pra abrir logo o verbo, quase todos os princípios expressos fazem relação com a questão. Ou seja: "não é o mais certo, mas também não tá errado". Esse raciocínio me fez acertar a questão. Bons estudos

  • Muito interessante essa questão! 

  • E fácil acerta e só pensar se e moral..agora se fosse uma questão de múltiplas escolha dai seria o principio da impessoalidade ..

  • A conduta descrita violaria, mais aberta e diretamente, o princípio da impessoalidade, também estampado no art. 37, caput, da CF/88. Nada obstante, é evidente que a autopromoção de um dado agente público, valendo-se, para tanto, da publicidade oficial, constitui comportamento que agride, ainda, o princípio da moralidade administrativo, por representar conduta antiética e desleal às instituições públicas.

    Gabarito: Certo




  • quando a pergunta é facil demais ,a se tratar da Cespe,vc ja fica com a pulga atras da orelha

  • Fernando Lourencini colocou:

    MORALIDADE          =          NEPOTISMO E AUTOPROMOÇÃO.

    IMPESSOALIDADE  =          ISONOMIA E FINALIDADE.

    Nepotismo e autopromoção não seria Impessoalidade também?!

  • Não só feriu o princípio da moralidade: como também da legalidade, pois vai contrária à Lei, da Impessoalidade: pois a publicidade não é pra essa finalidade de autopromover-se e sim o interesse público, da Publicidade: pois a publicidade serve somente para publicar coisas do interesse público. Só não feriu o da Eficiência, já que não tem nada haver com rapidez e precisão.


    Vamos que vamos!!!!

    Foco Força e FÉ

  • Excelente comentario do professor. 

  • A questão não é restritiva, ou seja, ela não diz que o ato de auto promoção, como no exemplo, fere exclusivamente o princípio da moralidade. Ele nos leva a pensar logo na publicidade e de fato esse princípio é afetado, mas ao agir em benefício próprio indo de encontro a finalidade a que se destina o ato administrativo ele age de forma desonesta, de má fé, logo, imoral. Ainda dá para acrescentar mais princípios como finalidade, legalidade...

    Questão correta.

  • O famoso narciso insuportável! kkkk

  • Cara, essas questões de princípios da CESPE...ora ela se refere de maneira mais objetiva ao princípio que determinada atitude viola de forma direta, ora se refere a princípio que  a atitude viola de maneira indireta.

    Claro que muito provavelmente uma determinada atitude ilícita ferirá mais de um princípio. Desse jeito temos que adivinhar.
  • cespe, mais uma vez comprometendo e desvalorizando o tempo gasto nos estudos, com questões vagas, passiveis de duas respostas, e questões como esta que considera correta uma incidência indireta de um princípio enquanto em outras questões só considera a direta sem especificar claramente no enunciado.

  • Fere o principio da publicidade, impessoalidade - Sim

    Fere o principio da moralidade - Sim ( e foi isso que a questão perguntou ). A questão não limitou, falando que só fere o principio da moralidade, por isso questão correta. 

    menos choro e mais interpretação de texto

  • Gente para de criticar o cespe, vocês ficam nessa decoreba e acham que as bancas devem se limitar a isso. A questão só exige UM POUCO de interpretação. É só pensarem que ao utilizar de publicidade oficial para autopromover-se ele agiu de má- fé!
    Ou por um acaso ele foi ético em sua atitude?
    É claro, violou o princípio da publicidade também. O cespe está correto de cobrar questões do tipo, o concurseiro tem que saber aplicar na prática toda a teoria estudada.

    Não reclamem,estudem! Avante guerreiros...

  • Aos puxa-sacos da CESPE, me digam, por qual motivo vossa idolatrada CESPE não usou a mesma lógica na questão de 2015 :

    (CESPE- 2015- FUB- Assistente em Administração)
    De acordo com o princípio da moralidade, os agentes públicos devem atuar de forma neutra, sendo proibida a atuação pautada pela promoção pessoal.

     Gabarito : Errado.

     

     


  • CERTO!

    A CF confere aos particulares o poder de exigir por meio da ação popular, que a administração pública respeite o princípio da moralidade. Portanto o administrador deve atuar com ética e moralidade,isto é, de acordo com a lei.
  • Claro que fere a moralidade, mas errei porque achei que feriria ainda mais a impessoalidade.

    Gabarito: C
  • kkkk eu acertei mas jurei que fosse principalmente a impessoalidade.

  • Típica questão com 2 gabaritos possíveis feita só pra peneirar os candidatos.


    Fé,muita fé...pq pouca não tá dando não.

  • A dúvida, pertinente,  também pode ter sido gerada por a Banca considerar, em outras questões semelhantes, a assertiva errada. Mas há uma significativa diferença:

    Q501935 - CESPE - De acordo com o princípio da moralidade, os agentes públicos devem atuar de forma neutra, sendo proibida a atuação pautada pela promoção pessoal. (assertiva ERRADA! O princípio da Impessoalidade seria o correto);

    Q326962 - CESPE - Fere a moralidade administrativa a conduta do agente que se vale da publicidade oficial para autopromover-se. (assertiva CERTA!).

    A autopromoção é proibida pelo princípio da Impessoalidade, ou seja, a proibição existe inspirada prioritariamente nesse princípio, mas isso não quer dizer que um agente que se utilize da publicidade oficial para se autopromover não esteja ferindo também a moralidade administrativa. Fere os dois princípios, ainda que ofenda em primeiro lugar o princípio no qual a lei se inspirou para a tal proibição, o da Impessoalidade.

    A assertiva estaria errada se dissesse que fere apenas o princípio da moralidade, ou que fere exclusivamente ou prioritariamente o princípio da moralidade.

    Bons Estudos!!

  • fere a impessoalidade, a moralidade e a finalidade.

  • ai fica complicado , hora impessoalidade ...

  • moralidade = proporcionalidade + razoabilidade

    o agente ao se autopromover está tirando vantagem para si, está sendo desproporcional aos olhos da adm. pública

  • Gente eu tinha certeza que era o príncipio da impessoalidade, SQN... Aí não entendi mais nada...

  • CERTO

     

    Essa eu respondi pelo decreto 1171 .

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • kleber marques

     

    Fere tanto a impessoalidade como a moralidade. 

  • SINCERAMENTE ERREI ESSA QUESTÃO JÁ UMAS 10 VEZES E PROVAVELMENTE ERRARIA NOVAMENTE.

     

    Mas agora fui atrás de saber o motivo, e acredito que hoje o posicionamento do CESPE dessa questão 

    é outra, já que essa qeustão é do ano 2013.

     

    Veja o que diz uma questão de 2015

    Ano: 2015  Banca: CESPE   Órgão: FUB   Prova: Assistente em Administraçã

    De acordo com o princípio da moralidade, os agentes públicos devem atuar de forma neutra, sendo proibida a atuação pautada pela promoção pessoal.

    ERRADO

     

    NÚMERO DA QUESTÃO Q501935

     

  • Colega Rose M, desculpe mas não vi diferença não.

  • Se a banca tivesse dado como errado o gabarito estaria todo mundo aqui dizendo que realmente fere a Impessoalidade, é muito engraçado mesmo. Embora já tenha passado em um concurso do Cespe,já ate pedi exoneração, não defendo Cespe, sempre fazendo o que bem entende.

  • Quem fica de decoreba erra mesmo. Ai depois vem reclamar da Banca.
    Fere a moralidade também, ou voces acham que é moral e ético um prefeito usar de meio de publicidade para sair pintando muros com mensagens de que ele é o melhor prefeito que a cidade já teve, isso e aquilo?!

  • A CF∕1988, em seu art. 37, § 1º, dispõe que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. 

     

    GAB- CERTO.

  • Claudio Carvalho, justamente por isso que errei pelo que voce colocou no final,ela tem cobrado assim ou um ou outro e também por isso nao me conformo,pensei fere tambem a moralidade porem fere mais a impessoalidade e como é cespe com certeza vou errar se colocar c...e foi justamente o contrario..deveria ter lei para que as bancas fossem obrigadas a mostrar de onde tiraram tudo que afirmam nas provas.Obrigada pelo comentário.

  • Eu errei duas vez mais na segunda sabia que tava errado mais insisti.

     

    A questão na verdade fere mais a impessoalidade doque a moralidade, mais como o exminador nau fez comparacao e so pergunto se fere a MORALIDADE é claro que fere.

  • PRINC[IPIO DA MORALIDADE: OS ATOS DEVEM SER, ALÉM DE LEGAIS, HONESTOS, E SEGUIR OS BONS COSTUMES E A BOA ADMINISTRAÇÃO.

  • Os meus colegas que discordarem de mim me desculpem, mas a bacanca errou. A questão está CERTA, ao contrário do que diz a cesp, dizendo que a questão está errada. Na questaõ diz apenas que fere a moralidade adminstrativa, o que é verdade. Agora, se dissese que fere 'apenas' a moralidade admistrativa estaria errado. A banco errou.

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    A CF∕1988, em seu art. 37, § 1º, dispõe que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. 

     

    Bons estudos.

  • Nossa ! moralidade ou impessoalidade ?

  • Embora a prática da autopromoção através do uso de publicidade oficial geralmente seja apontada como ofensa ao princípio da  impessoalidade, também pode ser considerada uma afronta à moralidade administrativa, pois o uso da máquina pública em benefício próprio não é considerado um comportamento eticamente aceitável, ainda mais porque possui vedação expressa no art. 37, §1º da CF.

  • --> De acordo com o princípio da moralidade, os agentes públicos devem atuar de forma neutra, sendo proibida a atuação pautada pela promoção pessoal. ERRADO

     

    #

     

    --> Fere a moralidade administrativa a conduta do agente que se vale da publicidade oficial para autopromover-se. CERTO

     

     

    Se a banca mencionar PRINCÍPIO, o conceito de "promoção pessoal" sempre estará relacionado à IMPESSOALIDADE.

  • CERTA

     

    Embora a prática da autopromoção através do uso de publicidade oficial geralmente seja apontada como ofensa ao princípio da impessoalidade, também pode ser considerada uma afronta à moralidade administrativa, pois o uso da máquina pública em benefício próprio não é considerado um comportamento eticamente aceitável, ainda mais porque possui vedação expressa no art. 37, §1º da CF.
     

    Fonte: Estratégia Concursos 2016 - Erick Alves

  • Você sabe a questão, mas fica até com medo. Aí coloca certo e vem a cespe falando que é errado, argumentando que fere a impessoalidade. A cespe é foda. Hahahha
  •                                                                           ALGUNS CONCEITOS PARA ENTENDER A QUESTÃO:

     

    NEPOTISMO: 

    Nepotismo é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos públicos e políticos

    AUTOPROMOÇÃO: "Falar muito bem de si mesmo" "AMPLIAR E AUMENTAR OS SEUS FEITOS, as suas conquistas", segundo o mestre Flávio Gikovate em seu vídeo no youtube (para quem se interessar): https://www.youtube.com/watch?v=AbkZSrPZMd8

    ISONOMIA: Isonomia é o princípio de que todas as pessoas são regidas pelas mesmas regras, da condição de igualdade

    Alguns sinônimos para isonomia são os termos equidade, paridade, equivalência e igualdade.

    FINALIDADE: A finalidade do direito se resume em regular as relações humanas, a fim de que haja paz e prosperidade no seio social, impedindo a desordem ou o crime. Sem o Direito estaria a sociedade em constante processo de contestação, onde a lei do mais forte imperaria sempre, num verdadeiro caos.

     

    MORALIDADE: "Significa que não basta simplesmente respeitar as leis, tem que existir honestidade no trato da coisa pública, tem que existir correção, no cuidado dos interesses da coletividade", é esta a ideia de MORALIDADE ADMINISTRATIVA, segundo o professor Marcus Bittencourt em seu vídeo no youtube para quem se interessar em ver: https://www.youtube.com/watch?v=LLlAqYAJaOw  

     

    IMPESSOALIDADE: Significa dizer que o administrator tem que ter uma atuação OBJETIVA, visando apenas ao atingimento dos interesses públicos, não podendo no desempenho de sua função pública, buscar o interesse PRIVADO. Assim não comete o vício de desvio de FINALIDADE, segundo o professor Marcus Bittencourt em seu vídeo no youtube para quem se interessar em ver: https://www.youtube.com/watch?v=aHpk0BVu434  

     

    GABARITO: CERTO    [pois a conduta do servidor não é condizente com os conceitos acima citados]

     

     

     

     

     

     

     

  • Pessoal

     

    Um conceito chamado " juridicidade" junta a legalidade, a legitimidade com sentido mais amplo e MORALIDADE.

     

    Nesse caso,

    pela legitimidade, conceito amplo, abrangente de todos os principios da administração e não apenas a lei em sentido Estrito, violar a publicidade também vai ferrar com a moralidade, também com a legalidade.

     

    FORÇA .

     

  • Gabarito Certo.

    Art. 37, § 1º CF- A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
    Comprando com o inciso XIV art. 5º CF; ambos falam da mesma finalidade.

  • Gabarito Certo.

    Art. 37, § 1º CF- A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
     

  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

    Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    texto associado   

    A nomeação, pelo presidente de um tribunal de justiça, de sua companheira para o cargo de assessora de imprensa desse tribunal violaria o princípio constitucional da moralidade. 

     

    CERTO.

  • Ofensa ao princípio da  impessoalidade pode ser consideranndo uma afornta a moralidade administrativa.

  • a moralidade não é atingida por si só porém ferir os principios administrativos fere-se a moralidade administrativa. 

  • Muito CERTA.

     

    Para a CESPE, qualquer ato que vá contra qualquer principio da administração pública ferirá a moralidade ou probidade administrativa.

  • A questão cita ''moralidade administrativa'' e não ''princípio da moralidade'', portanto se refere a ''moralidade'' em sentido amplo.

  • A questão aqui , acredito eu , e o que eu vejo a maioria da galera reclamar , inclusive eu , não é sobre o gabarito estar CERTO ou ERRADO , e sim o padrão de cobrança da banca que se você estudar a banca você erra.

     

    Por exemplo: Filtrei essa bateria de questões somente CESPE  (Essa é a questao 50) - já passei por algumas agora a pouco que ele DEU ERRADO questões bem parecidas com essa , pelo fato dele dizer que fere um princípio que não seria o principal  princípio ferido.

     

    Acredito que muita gente tem a mínima noção de que isso é uma conduta imoral (se promover usando a máquina pública) , mas PELO PADRÃO DE COBRANÇA você acaba tendo que "adaptar o que você sabe" para responder.

     

    Enfim , isso é apenas um desabafo.  Para mim a questão está CORRETÍSSIMA , embore distõe fortemente do padrão de cobrança da banca , o que particularmente acho um PATIFARIA com os candidatos.

  • Ora fere o princípio da impessoalidade, ora fere o princípio da moralidade. Decide o que você quer como certa CESPE, sou adivinho não fia.

  • (Q501935) De acordo com o princípio da moralidade, os agentes públicos devem atuar de forma neutra, sendo proibida a atuação pautada pela promoção pessoal.

    Gab. errado.

     

    E agora josé ? (8)

  • qualquer coisa errada vai ferir a moralidade então

  • Corretíssimo.

    A vedação à promoção pessoal é um dos aspectos do princípio da impessoalidade.Todavia, não podemos negar que este tipo de conduta também se mostra imoral e, sobretudo, ilegal, pois descumpre a previsão do art. 37, §1º, da Constituição Federal. Pois ao agente que se valer da publicidade oficial para autopromover-se estará ferindo a moralidade administrativa.

  • A banca escolhe o gabarito que quer. Aí é complicado!!
  • Kkkkk

    Fere os dois princípios... impessoalidade e moralidade.

  • Hora diz que é Moralidade e Impessoalidade ...

  • Tinha uma questão que falava que era impessoalidade, daí mudei meu pensamento, e de repente aparece outra com a minha ideia antiga e puff...já sabem né?

  • Comentário:

    Embora a prática da autopromoção através do uso de publicidade oficial geralmente seja apontada como ofensa ao princípio da impessoalidade, também pode ser considerada uma afronta à moralidade administrativa, pois o uso da máquina pública em benefício próprio não é considerado um comportamento eticamente aceitável, ainda mais porque possui vedação expressa no art. 37, §1º da CF.

    Gabarito: Certo

  • A banca escolhe o gabarito que quer, inventa lei, inventa princípio. São uns lixos humanos.

  • Esse gabarito a Cespe que escolhe. Eu acho que seria caso de impessoalidade...mas errei em outras questões ela fala que e impessoalidade....

  • Quem é cabeça quadrada sempre erra esse tipo de questão. Pessoal, tudo bem que é o princípio da impessoalidade que está sendo OBVIAMENTE ferido, mas temos que interpretar que também a moral administrativa está sendo ferida neste caso, portanto a questão está certa.

  • Cespe sendo cespe.

  • O sobrinho do examinador precisou dessa questão, calma gente.

  • Pensem de forma ampla, se um servidor público faz algo contra os princípios da publicidade, impessoalidade...

    Ele está agindo de forma moral? Não, logo, também estará ferindo o princípio da moralidade administrativa.

  • Típica questão que pode ser CERTA OU ERRADA, vai da sorte de cada um para adivinhar qual é a resposta

  • A conduta descrita na questão viola a moralidade administrativa. Caso a questão afirmasse que fere "diretamente" a moralidade, ela estaria errada, pois, nesse caso, estaria sendo violado diretamente o princípio da impessoalidade. Entretanto, ao afirmar de maneira genérica, ela está correta, pois temos, sim, o desrespeito ao princípio da moralidade nessa situação, além de outros princípios.

  • É loteria.....

  • Um vício não anula o outro. Feriu a impessoalidade? Sim! Feriu a moralidade? Também!!!
  • So com bola de cristal...impessoabilidade fica claro, direto e rasteiro= Promover-se

    .

    TODOS os principios se completam...um ta ligado ao outro de alguma forma. Partindo do principio da Banca...nao havera questao errada...pq de alguma forma um principio vai acabar citando outro nem que seja no rodape da pagina.

  • LOTERIA CESPE

  • Tudo na vida você deve pagar o preço. ok. ai eu resolvo pagar o preço da minha aprovação em concurso.

    Ai hoje, com o passar do tempo, vejo que dividi em muitas vezes ou muito juros, só pode ser. DEUS do céu,

    LULA. roubou, eu estudando, lula foi preso, eu estudando, lula foi solto eu estudando, lula foi inocentado e eu estudando.

    Tenho que rever minhas escolhas, jesus.

  • Tipo de questão que o Cespo coloca o gabarito que quiser kkk

  • Entendo que em questões que abordem princípios, temos que ter em mente a ideia de que nenhum princípio constitucional caminha sozinho em determinada situação, é sempre a soma de 2 ou mais princípios que rege um fato e, se algum fato viola um princípio, de modo subsidiário, também vai violar outros princípios que ali estão juntos. neste caso ai, o principal princípio violado é a Impessoalidade, mas também perceba que de modo subsidiário vai violar o da Moralidade e Indisponibilidade do interesse público.

  • MORALIDADE = NEPOTISMO E AUTOPROMOÇÃO.

    IMPESSOALIDADE = ISONOMIA E FINALIDADE.

  • Acho que estudei errado, jurava que era IMPESSOALIDADE. '-'

  • A moralidade tem uma certa relação com a impessoalidade.

  • Atualmente!

    MORALIDADE     =     NEPOTISMO E AUTOPROMOÇÃO.

    IMPESSOALIDADE =     ISONOMIA E FINALIDADE.