SóProvas


ID
980965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca da qualidade no atendimento ao público nos aspectos de comunicabilidade, eficiência e presteza, julgue os próximos itens.


Uma comunicação eficaz ocorre quando o significado pretendido da fonte e o significado percebido pelo receptor são os mesmos.

Alternativas
Comentários
  • Correto- O intuito da comunicação é que o receptor receba a mensagem da forma correta que foi transmitida pelo emissor.

    Prof. Andréia Ribas
  • CERTO

    A afirmação remete à semiótica, que podemos entender sumariamente como a ciência dos signos (sinais, simbolos...). A ideia é que as palavras (vamos considerar como se os signos fossem apenas as palavras, ok?), não são exatamente as coisas em si. Num exemplo clássico...

    http://2.bp.blogspot.com/_P4aDzHjIMes/TJ6-TPRteuI/AAAAAAAAADs/MiGcoEZElJI/s1600/aula-linguistica1.png

    A palavra cachimbo é uma convenção. Uma arbitrariedade. Essas convenções, essas arbitrariedades, são os signos, que na semiótica são chamados também de significantes. Cada significante deve se associar a um significado para que as pessoas possam se entender bem. Como na imagem a seguir.

    http://3.bp.blogspot.com/-1fTJjOZsJMI/T4SgvuMQNJI/AAAAAAAAA6o/nbTFEIBWf4c/s1600/CORDA.png

    A afirmativa da questão envolve exatamente isso: uma comunicação eficaz ocorre quando o significado pretendido da fonte e o significado percebido pelo receptor são os mesmos. Ou seja, é isso que uma boa comunicação significa. O significado pretendido por quem fala (fonte) é o mesmo percebido por quem ouve (receptor).

    A título de exemplo de uma confusão de significados, acho que vale o cartoon a seguir:

    http://belapassos.com.sapo.pt/galinha.JPG
    Duas galinhas estupidas...
    G1: Como eu chego do outro lado?
    G2: Você está do outro lado!
  • Correto

    Uma vez transmitida a informação,o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimento.

    Oimportante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para quese obtenha o sucesso no processo desejado, onde o pretendido da fonte significado percebido pelo receptor são os mesmos pretendido da fonte. 

    O sucessona comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, acompreensão dela é fator fundamental, lembre-se que vivemos em sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes pareceobvio para você para seu interlocutor não é. Devemos sempre ser objetivos eclaros na nossa comunicação, nunca presumindo que "ele já sabe, e nãopreciso ficar explicando, porque isso é obvio." A comunicação depois detransmitida de forma correta ao seu interlocutor, deve ter um acompanhamentopara ele saber se está agindo de forma correta, ou se precisa corrigir oumelhorar, esse processo chamamos de feedback.


  • Se toda questão do CESPE fosse LEVEL 1 só ia ter gente nova estudando... os mais velhos entrariam para o serviço público no critério de desempate...

  • GABARITO: CERTO.

     

    Eficácia está relacionada aos resultados, enquanto eficiência relaciona-se aos meios. Nesse sentido, tem-se uma comunicação eficaz quando o resultado pretendido, isto é, transmitir a mensagem ao repector, destinatário, é alcançado, ou seja, quando o significado da mensagem transmitida e o da recebida são idênticos, o que indica ausência de ruídos e uma boa decodificação da mensagem.

  • DICA:

    EFICIÊNCIA: recursos

    EFICÁCIA: metas e objetivos

    EFETIVIDADE: impactos

  • Segundo a teoria da comunicação, "fonte" é o meio utilizado (canal) para transportar a mensagem. Portanto, quando a questão diz que o processo foi eficaz não significa que houve ou não ruído (isso seria eficiência), mas sim que a mensagem foi decodificada com sucesso pelo receptor. No entanto, a elaboração da questão ficou meio estranha ao dizer "significado pretendido da fonte" porque quem pretende algo é o sujeito (emissor) e não o objeto (fonte).
  • Está correto. Se a mensagem é repassada prontamente em pouco tempo, temos o princípio da eficiência

     

    Se a mensagem que sai de um e vai para o outro é a mesma, o objetivo de transmiti-la foi alcançado, daí temos o princípio da eficácia

     

    Por outro lado, se uma mensagem extremamente positiva que visa despertar alegria,  chega do outro lado da linha e aguça a comemoração por parte das pessoas que tomam ciência dela, em outras palavras, ocorre mudança de realidade, temos o princípio da efetividade

     

    Logo, a a alternativa está correta. 

  • Para a comunicação ser é eficiente e eficaz é necessário que ela consiga persuadir, motivar, mudar comportamentos e atitudes, ou seja, consiga direcionar o seu público-alvo para o objetivo estabelecido pela organização.

    O emissor deve se expressar de forma clara e objetiva. Gold (2010) afirma que a comunicação organizacional deve primar por uma linguagem simples e acessível, o que não significa pobreza de vocabulário. O que se busca é a praticidade, concisão, clareza, objetividade e persuasão.

  • Comunicação efetiva (ou eficaz, de acordo com alguns autores) acontece quando a mensagem for completamente compreendida pelo seu receptor. Sem que a pessoa “do outro lado” tenha entendido a mensagem, não temos uma comunicação efetiva (ou eficaz).

     

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia 

  • CERTO.

    Se a mensagem que sai de um e vai para o outro é a mesma, o objetivo de transmiti-la foi alcançado, daí temos o princípio da eficácia

     

    Por outro lado, se uma mensagem extremamente positiva que visa despertar alegria,  chega do outro lado da linha e aguça a comemoração por parte das pessoas que tomam ciência dela, em outras palavras, ocorre mudança de realidade, temos o princípio da efetividade

     

    Logo, a a alternativa está correta. 

  • Beleza. O processo de comunicação é considerado eficaz quando o emissor consegue que o significado transmitido seja captado e compreendido pelo receptor, tendo a mensagem o mesmo sentido para os dois lados.

    Muitas vezes a pessoa que recebe a mensagem não entende corretamente o sentido, ou capta somente parte da mensagem. Com isso, não terá o mesmo entendimento sobre o tema do emissor.

    Gabarito: correta

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos