-
Ela busca que o candidato interprete qual seria a forma de comunicação que o gerente deveria adotar para lidar com dez funcionários ao mesmo tempo sobre regras para reembolso de pequenas despesas.
Tendo isso em conta, é claro que o meio mais simples e gerador de resultados com baixo esforço seria o uso de e-mail.
-
como saber quando é mais viável EMAIL ou REUNIÃO PRESENCIAL?
-
Danilo, acredito que seja uma questão de eficiência. Imagine que para realizar uma reunião presencial, se for durante o expediente de trabalho, será necessário que todos parem o que estão fazendo, o que pode não ser interessante para o gerente. Se for depois do expediente de trabalho, talvez nem todos possam participar ou talvez a empresa tenha gastos com horas-extras e outras coisas. Por outro lado, um email que responda a todas as perguntas que estão sendo constantemente feitas ao gerente (veja que as perguntas são, ainda por cima, frequentes, portanto o gerente já deve saber todas as "de cor", sendo possível escrever um email em forma de "perguntas e respostas") é capaz de solucionar o problema sem perda de tempo no trabalho ou incomôdo aos infuncionários em outros horários. Todos saem ganhando.
Perceba que esse assunto (reembolso de pequenas despesas) provavelmente não merece a quantidade de atenção que assuntos como "sumiço de objetos de valor da empresa" ou "alterações suspeitas no sistema de compra, venda e recebimento" merecem, os quais, possivelmente, não seriam tratados por email, dadas as suas gravidades. Se a questão estivesse propondo que o assunto é grave, ela arranjaria alguma forma de dizer isso. Questões mal feitas existem, claro, mas não são a regra e sim a exceção.
-
Gabarito: D.
Respondendo Danilo,
O Chefe têm apenas 10 pessoas para responder e não um departamento inteiro de uma empresa. Ele irá marcar reunião só para explicar sobre "vale-alimentação" que é a questão dos lanches, por exemplo. Ou inserir o termo burocrático em uma palestra ou pior, dar uma palestra só com este tema? Por isso o e-mail.
-
GABARITO LETRA D
Quando ele diz forma "eficiente", exclui a reunião presencial que poderia atrapalhar o desenvolvimento do trabalho cotidiano.
"Ele gostaria de comunicar aos seus subordinados, de uma maneira eficiente, as regras de reembolso."
O EMAIL vai chegar a todos (eficaz), não atrapalhará o trabalho e não gastará muito tempo (eficiente).
-
Errei, mas analisando os comentários faz sentido. Além do que um email torna-se util para que quando a pessoa precisar daquela informação, ter aonde recorrer sem precisar falar com o chefe, que era a situação que ocorria com frequência.
-
Não discordo do gabarito, mas como fala em eficiência, uma palestra ou uma reunião também seriam eficientes.
até mais do que o email, pois este pode não ser lido por exemplo , até por um problema no sistema da empresa.
achei mal formulada.
-
Pow, nada melhor que uma reunião no final do expedeco (expediente), quando forma a fila pra bater cartão.... KKKKKKKKK
Cai na armadilha da questão.
-
Pra marcar a reunião tem quem mandar e-mail informando da reunião, então melhor mandar um e-mail avisando sobre o assunto.
-
Sem querer ser chata... em grandes empresas, os gerentes usam de um dispositivo no telefone onde todos os departamentos marcados podem ouvi-lo em tempo real.
-
Também errei essa questão, porém analisando bem, acredito que a resposta é o e-mail devido a forma de comunicação mais abrangente numa hierarquia (de cima pra baixo) é a formal textual. Sendo que o e-mail é a única opção que contempla estas características.
-
Um gerente responsável por uma equipe de dez pessoas é constantemente consultado por seus subordinados sobre os procedimentos para reembolso de pequenas despesas de deslocamento e lanches. Ele gostaria de comunicar aos seus subordinados, de uma maneira eficiente, as regras de reembolso.
Nessa situação, o canal de comunicação mais adequado seria:
a) reunião com os subordinados;
b) telefone;
c) videoconferência;
d) e-mail;
e) palestra.
Pensei em marcar letra A reunião com os subordinados, mas ao ler o enunciado novamente saltou aos olhos a palavrinha "eficiente", então pensei no e-mail. É algo bem interpretativo, viu! Reunião física leva em consideração o local para 11 pessoas (chefe e subordinados), disponibilidade de todos etc.
-
A letra A não está errada, porém, no caso de escolher a mais eficiente dentro do contexto, podemos adimitir a letra D como sendo a correta, uma vez que se trata basicamente de uma instrução acerca de reembolsos, por exemplo.
Vejam, se um gestor faz uma reunião e explica todo o procedimento, certamente se não for algo rotineiro/ dia-a-dia, aquele procedimento cairá no esquecimento. Subentende-se que os reembolsos sejam de necessidade eventual e, por isso, a instrução, por mais simples que seja, será mais eficiente se for registrada. Dessa forma, a consulta poderá ser feita quantas vezes preciso for, de acordo com a necessidade de cada um.
-
EFICIÊNCIA- Fazer mais com menos
-
Gabarito D:
E-mail é a forma mais eficiente de comunicar, por que todas as vezes que tiverem dúvidas consultarão o e-mail e não o gerente responsável, ou seja, o Gerente foi eficiente ao encaminhar o e-mail, fez mais com menos!
-
Acreditei que fosse letra A, pois uma reunião pode se tirar duvidas. O bom do e-mail é para questões simples como por exemplo de sim ou não.
-
Grupo no Wats App serve pra que?
-
Canais de comunicação que tem menos riscos, ou seja, mais eficiente, para os menos eficientes.
1- Relatórios e Boletins Informativos
2- Memorando e Cartas
3- Discursos Gravados
4- E-mails
5- Grupos de Discussão online
6- Voice-mail
7- Discursos ao vivo
8- Conversas Telefonicas
9- Videoconferencia
10- Conversas cara a cara
-
O X da questão está na eficiència .
-
Poderia ser = UM GRUPO NO WHATSAPP
-
Discordo do gabaritos, pois existe uma hierarquia dos canais de comunicação do mais rico para o mais pobre:
1- Conversa cara a cara
2 - Telefone
3- Email, intranet
4- Memorando, cartas, circulares
5- Relatórios formais, boletins etc.
FGV GOSTA DE INVENTAR!
-
questão tirada da mente do examinador
-
Hoje e grupo de zap ou telegram.