SóProvas


ID
981046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à execução dos serviços de construção civil, julgue os itens seguintes.


As técnicas de análise de estabilidade de taludes são divididas em dois grandes grupos: análise probabilística e análises determinísticas.

Alternativas
Comentários
  • Correto.  

    As técnicas de análise de estabilidade podem ser divi didas em dois grandes grupos: ii. Análise Probabilística iii. Análises Determinísticas

    Análise Probabilística Requer conhecimento das distribuições de pr obabilidade ou das funções de densidade de probabilidade das variáveis alea tórias associadas ao problema.

    A Define a probabilidade de ruptura O número de dados disponíveis e o grau de dispersão dos mesmos em relação a uma média afetam sensivelmente a probabilidade calculada. A interdependência de fatores (p.ex.: grau de intemperismo x resistência; Intensidade de chuva x tipo de solo x variações de resistência; inclinação do talude x tipo de solo x condições de drenagem; etc.) e número pequeno de informações tornam as análises probabilísticas, no momento, restrita s do ponto de vista de aplicação prática na previsão de problemas de ruptura de um modo geral. Porém, com o progresso dos estudos nos últi mos anos, estas análises encontram-se em expansão. As análises probabilísticas são essenciais para a confecção de Mapas de Potencial de Ruptura, Mapas de Risco de Ruptura, Mapas de Ocupação/Aproveitamento de solos, e outros.

    Análises Determinísticas Realizadas em função do fator ou coeficiente de segurança ( F), que pode sua vez podeter diversas definições.

     
  • Análises DETerminísticas

    Utilizadas com grande frequência

    Obtenção do fator de segurança (FS) de taludes

    Limitações: Não considera incertezas associadas às variabilidades dos parâmetros de resistência dos materiais componentes envolvidos nas análises.

     

    Análises PROBabilisticas

    Análises estatísticos e probabilísticos aparecem como uma alternativa sistemática de incorporar a variabilidade dos parâmetros no projeto, podendo assim estimar o risco de ruptura e a confiabilidade do empreendimento.

    Pouco difundido no meio técnico.