-
CERTA
A experiência de Hawthorne evidenciou que "o incentivo salarial era o fator menos importante na determinação dos rendimentos e que a aceitação social era considerada o fator mais importante" (KWASNICKA, 1989).
Neste sentido, destacam-se vários aspectos relevantes que a experiência de Hawthorne deixou para a Administração. A priori, apontam-se os resultados apresentados, o que fomentou grande discussão sobre o tema. Tal iniciativa despertou o interesse sobre o fator humano nas organizações, visto que o tema pesquisado, independente dos resultados, impulsionou um novo olhar sobre a relação homem versus trabalho.
A experiência detectou claramente a presença de três elementos: o trabalho em equipe, liderança e motivação.
Muito embora a experiência de Hawthorne tenha sido objeto de inúmeras críticas pelo modo generalista de seus resultados (KWASNICKA, 1989), não há como negar o legado que esta experiência deixou para a ciência chamada Administração. Muito mais que conclusões e soluções apontadas por Mayo, a experiência de Hawthorne possibilitou que outros pesquisadores pudessem desbravar o vasto caminho de entendimento do fator humano.
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-importancia-da-experiencia-de-hawthorne-para-a-administracao/64266/
-
O Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA, em 1927, realizou a Experiência de Hawthorne numa fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago.
A experiência de Hawthorne teve o objetivo de detectar a relação entre a
intensidade da iluminação e a competência dos operários, medida por
meio do ritmo de produção.
A experiência foi coordenada por Elton Mayo, que analisou os níveis de fadiga, acidentes laboriais, mudança de turno e as consequências das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional. Elton Mayo era médico e pertencia a uma equipe de Harvard, sua especialidade era em psicopatologia.
Mayo conduziu experimentos relativos à produtividade e condições
físicas no meio de produção, segundo a sua tese, quanto maior fosse a
iluminação maior seria a produtividade do trabalhador. A fábrica em
questão produzia equipamento e componentes telefônicos, onde havia altos
níveis de ocorrência de fadiga, acidentes de trabalho, excesso de
trabalho e más condições de trabalho.
(...)A partir dessas análises, perceberam que a produção depende da
expectativa do grupo, dos benefícios cedidos pela empresa, intervalos de
descanso e das refeições servidas. Na terceira fase, vale ressaltar que
as senhoritas sentiam-se humilhadas perante a supervisão vigilante, a
partir dessa fase foi inserido na empresa o Programa de Entrevistas (Interviewing Program) para que fosse possível ter um conhecimento mais profundo sobre as opiniões e sentimentos dos funcionários na organização.
http://www.infoescola.com/administracao_/experiencia-de-hawthorne/
-
Experiência de Hawthorne (Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo_
o Iluminação não está relacionada ao aumento da produtividade;
o Aspectos psicológicos/interações informais são mais importantes que aspectos fisiológicos;
o Empregadas produziram mais, pois se sentiram mais valorizadas;
-
A empresa passou a ser visualizada com uma organização social composta de grupos sociais informais.
-
A experiência de Hawthorne proporcionou princípios básicos das relações humanas suas conclusões são as seguintes: O nível de produção é resultante da integração social (é determinada pela capacidade física ou fisiológica do empregado.)
A experiência foi coordenada por Mayo e estendeu-se a fadiga aos acidentes no trabalho, à rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram variáveis de natureza psicológica. Tentaram neutralizar ou eliminar o fator psicológico para eles este fator era estranho e prolongaram esta experiência até 1932.
-
Gab: CERTO
Uma das conclusões do estudo de Hawthorne foi exatamente a de que o nível de produção é resultante da interação social, o comportamento social dos empregados é relevante para seu desempenho, grupos informais que influenciem no comportamento integrado, deixando de lado a base formal e estrutura clássica da organização. Sendo assim, a experiência de Hawthorne não só exerceu influência na GP, mas mudou totalmente a visão e o reconhecimento do empregado como humano e social na estratégia e objetivos da organização.
Veja o que diz Chiavenato em seu livro Gestão de Pessoas, o novo papel. 4° Ed. pág. 180.
"O Modelo Humanístico é também denominado modelo de RH pelo fato de ter surgido com a experiência de Hawthorne. Foi a partir dela que surgiu a Escola de Relações Humanas, na década de 1930. O movimento humanista foi uma reação pendular ao mecanismo da administração tradicional da época e no sentido de substituir a engenharia industrial pelas ciências sociais, a organização formal pela organização informal".
Erros, mandem mensagem :)