-
ERRADA
Tachizawa, Ferreira & Fortuna (2006) apresentam critérios para avaliação dos resultados do treinamento a nível organizacional: melhorias em termos de eficácia, imagem externa, clima de trabalho e relacionamento com os empregados.
Por fim, é possível que se avalie o treinamento através do retorno financeiro sobre o investimento realizado. Por exemplo, devem ser avaliados se houve aumento nos rendimentos obtidos, aumento de produtividade, melhoria da qualidade, redução de custos, clientes mais
satisfeitos, maior satisfação com o trabalho e menor rotatividade de funcionários. É importante a comparação desses resultados com a quantia que foi gasta no treinamento diretamente (materiais, viagens, refeições, remuneração do treinador etc) e indiretamente (salário dos participantes, diminuição da produtividade enquanto os trabalhadores realizem o treinamento, dentre outros indicadores). Se a razão entre os resultados e os custos for positiva, os benefícios do treinamento excederam aos custos do programa (SNELL & BOHLANDER, 2010).
O treinamento dos funcionários é fator importante a ser considerado na elaboração e implementação das estratégias da empresa. Algumas tendências como a inovação tecnológica, exigência de novas habilidades técnicas e interpessoais, internacionalização dos negócios e
trabalho em equipe exigem que os líderes e demais funcionários saibam lidar com novas atribuições e apresentem desempenho satisfatório (SNELL & BOHLANDER, 2010).
http://www.aedb.br/seget/artigos12/49116637.pdf
-
Retorno operacional sobre o investimento (ROI), verifica o percentual de lucro alcançado a partir da melhoria da capacidade dos profissionais.
-
É preciso ter plena consciência de que é necessária a integração do homem em todo e qualquer processo de aprendizagem, não apenas àqueles voltados a aspectos normativos e tecnológicos.
Por isto, mesmo que o investimento definido para o treinamento e desenvolvimento exceda o custo total do programa, o retorno para a organização será algo salutar e justificável.
GABARITO: Errada!
Força, Foco e FÉ – 2015, em 1º Lugar.
“Quem quiser ser o primeiro, sirva a todos – Marcos 10;44”
-
Se os benefícios EXCEDEM (ULTRAPASSAM) o custo total do programa, então o retorno sobre o investimento é viável!
-
a análise sobre a importância de aplicação de um treinamento e sua relevância não se deve ater a apenas um único fator. A questão do retorno sobre o investimento, portanto, não é o único espectro de análise por parte da organização. Claramente se o benefício em quanto à eliminação de gaps existentes, aumento de conhecimento e produtividade irão superar claramente aquele fator. Gabarito: ERRADA
-
ERRADO
Ainda que (ERRO) os benefícios do treinamento excedam o custo total do programa, o retorno sobre o investimento em treinamento será inviável em termos proporcionais, não justificando o aporte de recursos para o desenvolvimento e capacitação de pessoas
Por a questão ter usado "ainda que", ela denotou que o retorno é inviável em qualquer caso, o que está errado. Vejam ela corrigida:
No caso de os benefícios do treinamento excederem o custo total do programa, o retorno sobre o investimento em treinamento será inviável em termos proporcionais, não justificando o aporte de recursos para o desenvolvimento e capacitação de pessoas. CORRETO
-
SE O RETORNO FOI SUPERIOR AO INVESTIVO, ENTÃO HOUVE VIABILIDADE NO TREINAMENTO REALIZADO.
"não justificando o aporte de recursos para o desenvolvimento e capacitação de pessoas." AQUI ESTÁ CERTO, PORQUE PODE SER QUE O CUSTO TENHA SIDO ALTO, PORÉM O RESULTADO FOI SATISFATÓRIO, OU SEJA, VALEU A PENA PAGAR CARO.
GABARITO ERRADO