SóProvas


ID
981247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da gestão do desempenho nas organizações, julgue os itens subsequentes


A avaliação de personalidade, alternativa recentemente utilizada nas avaliações de desempenho, permite que as características psicológicas sejam aferidas com o intuito de dar maior orientação ao desempenho no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
    E qual é o lugar do estudo da personalidade na história da Psicologia? A Psicologia surgiu como ciência independente e experimental de um conjunto de idéias emprestadas da Filosofia e da Biologia, no final do século XIX, na Alemanha, com a criação do primeiro laboratório de psicologia em 1879, na Universidade de Leipzig, por Wilhelm Wundt.
    O erro da questão está em afirmar que a
     avaliação de personalidade é uma alternativa recente utilizada nas avaliações de desempenho. 

    http://estudosdapsi.blogspot.com.br/2012/02/o-estudo-da-personalidade-avaliacao.html
  • A avaliação de personalidade, alternativa recentemente utilizada nas avaliações de desempenho, permite que as características psicológicas sejam aferidas com o intuito de dar maior orientação ao desempenho no trabalho.

    Desconfio que o a razão da questão está errada seja o fato de dizer que é uma "alternativa recemente utilizada". Embora a psicologia seja uma ciência secular, a sua utilização no âmbito da gestão de pessoas é, sim, recente. Na era da Administração de recursos humanos, por exemplo, que não está muito distante no passado, não existia a utilização de técnicas que permitissem avaliação das características psicológicas no âmbito das organizações. O que imperava era a técnica de entrevista, que era meramente um script com perguntas que o entrevistador estava encarregado de realizar.

    Ao meu ver, o que torna a questão errada é a confusão de conceitos que a banca faz. A avaliação de personalidade ( que permite que as características psicológicas sejam aferidas)  é uma ferramenta comumente utilizada para a seleção de candidatos, e não está orientada para o desempenho no trabalho, e sim para a personalidade do candidato.
  • ERRADO

    "A avaliação de personalidade, alternativa recentemente utilizada nas avaliações de desempenho, permite que as características psicológicas sejam aferidas com o intuito de dar maior orientação ao desempenho no trabalho."

    "A avaliação de personalidade, alternativa recentemente utilizada no processo de seleção de pessoas, permite que as características psicológicas sejam aferidas com o intuito de dar maior orientação ao desempenho no trabalho."
  • Às vezes eu acho que nem o  Chiavenato acertaria algumas questões!

  • Avaliação de personalidade não é utilizada na avaliação de desempenho. Avalia-se comportamentos e/ou resultados. Até pq quem faz a avaliação em geral é o chefe imediato (ou várias pessoas, como na avaliação 360°) e não um psicólogo. Os testes de personalidade são realizados, em geral, no processo de SELEÇÃO de pessoas.

  • hahaha certeza que Chiavenato ficaria reprovado nas provas de g. pessoas do CESPE! kkk

  • é de seleção de pessoas.

  • Chiavenato não acerta nem alguns conceitos que ele bota nos próprios livros dele, o pessoal da Administração não nota... mas nós da Psicologia notamos que grande parte dos conceitos que ele descreve são deturpações e distorces indevidas de conceitos de psicólogos americanos...

  • Os psicólogos são os menos normais que há....kkkkkkkkkkkkkk

  • Avaliação de personalidade na avaliação de desempenho?
    kkkkk
    Então o cara primeiro entra?

  • ERRADO

     

     

     

    três erros na questão. Confiram a sentença, agora corrigida:

     

    Os testes de personalidade (1), alternativa recentemente utilizada nas seleções de pessoal (2), permitem que as características psicológicas sejam aferidas com o intuito de prever o desempenho no trabalho (3)

     

     

    1) O termo "avaliação" não é o mais o adequado quando se tratar de personalidade. Afinal, avaliar pressupõe atribuir valor (bom, ruim), mensuração, e não existe personalidade boa ou ruim, apenas personalidades diferentes e adequadas ou não para a função

     

    2) A avaliação de desempenho é uma ferramenta do processo de aplicar pessoas. Os testes de personalidade, por sua vez, são ferramentas do processo de agregar pessoas, mais especificamente da seleção

     

    3) A finalidade desse processo não é de melhorar o desempenho do colaborador na função, e sim de tentar prever o seu desempenho antes mesmo que a pessoa ocupe a função