-
De acordo com o modelo de GESPUBLICA, os indicadores de gestão são utilizados para estabelecer a modelagem e a gestão dos processos organizacionais, uma vez que as mudanças ocorrem a partir das avaliações feitas com base nos indicadores de gestão.
Questão Errada!
O MEG ( que é a base do GESPÚBLICA ) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão.
Ou seja, não existe indicadores de gestão no GESPÚBLICA, e sim critérios norteadores. Eles não são quantitativos como a questão dar a entender, e sim qualitativos, por trazerem explicações de como serem colocados em prática nas organizações.
-
- Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
- Aprendizado Organizacional - Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
- Cultura de Inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
- Liderança e Constância de Propósitos - Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses das partes interessadas.
- Orientação por Processos e Informações - Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
- Visão de Futuro - Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo.
- Geração de Valor - Alcance de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
- Valorização das Pessoas - Criação de condições para que as pessoas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento de competências e de espaços para empreender.
- Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado - Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior competitividade nos mercados.
- Desenvolvimento de Parcerias - Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.
- Responsabilidade Social - Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.
-
Acredito que o erro esteja em:
os indicadores de gestão são utilizados para estabelecer a modelagem e a gestão dos processos organizacionais
Na verdade, apesar de estarem intimamente relacionados, o GesPublica é um modelos de excelência da Gestão da Qualidade e não acerca da Gestão de Processos para modelar os processos organizacionais. O GesPublica norteia todas as ações da empresa, interna ou externamente.
-
Pessoal,
Cuidado com os comentários, pois essa matéria já é bem complicada! Quem não tem certeza do que está dizendo é melhor ficar calado...
Existem indicadores de gestão sim no modelo de GESPÚBLICA. O erro da questão foi apontado pelo amigo do último comentário.
Lembrem-se que a GESPÚBLICA se pauta no modelo de indicadores de resultados (cadeia de valor e os 6Es do desempenho)
Nesse sentido, o desempenho é formado pela dimensão de dois tipos de indicadores: resultado (eficiência, eficácia e efetividade) e esforço (economicidade, excelência e execução).
As finalidades dos indicadores na GESPÚBLICA são as seguintes:
- mensurar os resultados e gerir o desempenho;
- embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada de decisão;
- contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
- facilitar o planejamento e o controle do desempenho;
- viabilizar a análise comparativa do desemenho da organização e do desempenho de diversas organizações atuantes em áreas ou ambientes semelhantes.
Bons estudos!
Fonte: Material do IGEPP do professor Leonardo Ferreira.
-
• Q277516
O modelo do GESPUBLICA pressupõe seis categorias básicas de indicadores dedesempenho: eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, excelência eexecução. Essas categorias são divididas em duas dimensões: a de resultado e ade esforço.
ITEM CERTO
-
Errado.Pois ao interpretar a questão,a mesma entrou em contradição.
-
A cespe é mesmo assim, ela começa colocando tudo certinho e depois induze o leitor ao erro , é isso que todos nós devemos prestar atenção nos detalhes antes de fazer bobagens e ficar -1
-
ERRADA
Os indicadores de gestão são utilizados para estabelecer o desempenho e não para modelagem e gestão dos processos organizacionais...
-
Os Indicadores de Gestão estão relacionados ao Desempenho.
-
os indicadores buscam medir/responder, contribuindo para o resultado.
Prof Carlos Xavier
-
Gente, eu pensava que apenas os indicadores e os critérios eram mensuráveis nesses programas da qualidade, mas não. Os fundamentos (pensamento sistêmico, cultura de inovação, aprendizado organizacional etc) também são.
-
Galera , a questão não está perguntando nada específico ao MEGP ou algo do tipo. Estamos falando do MODELO GLOBAL DO GESPUBLICA.
O gespública foi bem além daquele decreto , tem todo o portal com diversos estudos e publicações , tudo voltado para melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Indicadores de gestão foram abordados nesse manual aqui: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/produto_1_indicadores_versao_final_110809.pdf
Mas de grosso modo , indicadores de gestão permitem MEDIR/MENSURAR algum processo. Está totalmente errado dizer que indicadores são ferramentas de MODELAGEM como a questão diz.
DICA: Sempre que a questão estiver falando de gespublica + indicadores de gestão , muito provável que ela esteja perguntando sobre a conclusão deste estudo do gespublica que eu postei o link , que é justamente o lance do 6E e cadeia de valor (Indicadores de resultado - eficiência , eficácia , efetividade / Indicadores de esforço - economicidade , execução e excelência)
"(...) Após os estudos realizados foi possível constatar que os conceitos de desempenho possuem múltiplos aspectos e dimensões de esforço e de resultado, que, em alguma extensão, podem ser formalizados e adotados a diferentes contextos
(...) Com isso, emergiu a necessidade de elaborar um meta‐modelo robusto o suficiente para ser capaz de unir as mais diversas abordagens, bem como orientar a construção de modelos específicos para a definição e mensuração do desempenho. Por meio do meta‐ modelo se pode indicar módulos a partir dos quais os modelos específicos possam ser configurados"
-> Esse meta-modelo que o estudo elaborou é justamente o 6E e cadeia de valor .
-
O modelo de excelência na gestão
pública (MEGP) objetivava promover uma gestão com alto desempenho institucional
e excelência gerencial e subsidiar a promoção da melhoria da Gestão da entidade
pública.
O MEGP propõe que a excelência seja
conduzida pelo aperfeiçoamento da gestão com uma abordagem por dimensões, são
elas: Dimensão Governança; Dimensão Estratégia e Planos; Dimensão Público-alvo;
Dimensão Interesse Público e Cidadania; Dimensão Informação e Conhecimento;
Dimensão Pessoas; Dimensão Processos; e Dimensão Resultados. Segundo esse
modelo, a avaliação dos resultados obtidos nas ações de governo deve respeitar
as dimensões de eficiência, eficácia e efetividade, o que permite aos agentes
políticos estabelecer correções nos rumos dos seus processos de trabalho, como
também propicia oportunidades de desenvolver estratégias de acompanhamento aos
cidadãos.
Portanto, percebe-se que a modelagem
dos processos organizacionais permite estabelecer indicadores capazes de
avaliar o alcance dos resultados estabelecidos e propor mudanças, caso
necessário. Assim, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois
inverteu a ordem dos conceitos.
Gabarito do Professor: ERRADO.