-
CERTA
Modelo Proposto por Fiedler:
Não existe um estilo único e melhor estilo de liderança para toda e qualquer situação, são, portanto contingenciais, significando que o líder deve ajustar o seu estilo às várias dimensões situacionais para obter êxito.
Três dimensões que influenciam a liderança eficaz:
Relações líder – membrosrefere-se ao sentimento de aceitação do líder pelosmembros do grupo e vice-versa.
Estrutura da tarefa- refere-se ao grau de estruturação da tarefa, ou seja, o grau emque o trabalho dos subordinados e rotineiros e programado ou vago e indefinível.
Poder da posição do líder -refere-se á autoridade formal atribuída ao líderindependentemente do seu poder pessoal.
Estas três dimenções podem ser mescladas em diferentes combinações, queproporcionam ao lider diferentes oportunidades de influenciar desempenho do grupo emgraus que variam de oportunidade muito favorável a oportunidade muito desfavoravel(graude favorabilidade ao lider) de obter bons resultados
http://pt.scribd.com/doc/29004391/52/%E2%80%93-Modelo-Proposto-por-Fiedler
-
O professor Renato Fenili explica:
A Teoria Contingencial de Fiedler
De acordo com a Teoria Contingencial de Fiedler, não há um estilo de liderança passível de ser considerado o mais adequado em qualquer situação. A liderança eficaz é condicionada não só pelos traços de personalidade do líder, mas também pelos seguintes fatores:
• grau de aceitação do líder pelos liderados, ou seja, a relação líder-subordinado;
• nível de estruturação das tarefas, ou seja, o quanto os objetivos, as decisões e as responsabilidades são claros e disseminados;
• autoridade formal do líder, traduzido em seu controle e influência sobre a organização, podendo facilitar a consecução dos objetivos e a gestão das eventuais recompensas e sanções.
Há duas orientações básicas da liderança, de acordo com Fiedler:
• liderança orientada às relações humanas → a preocupação prioritária do líder é o desenvolvimento de relações interpessoais estreitas;
• liderança orientada às tarefas → a preocupação prioritária do líder é a consecução dos objetivos.
O quanto o líder deverá pender às relações humanas ou às tarefas deve ser determinado quando confrontada com uma situação real, não podendo ser definido a priori.
-
Círculo de qualidade
Um Círculo de qualidade é um grupo de voluntários composto por colaboradores, centrado em problemas operacionais concretos, que analisa, discute e propõe soluções à gestão para problemas relacionados com o trabalho. Isto com o objectivo de melhorar o desempenho da organização, motivar e enriquecer o trabalho bem como a qualidade de vida no trabalho.
Tópicos comuns para os círculos de qualidade são: (1) a melhoria da segurança e saúde no trabalho, design de produtos e processos de produção; (2) abolição de factores que diminuam o desempenho; (3) assegurar a qualidade dos resultados; (4) redução do consumo de materiais e de energia (5) Cumprimento das normas ambientais e as precauções contra os incêndios.
Fonte: http://toolkit.tsesme.org/pt/1000/1212.html
-
A implementação de melhorias pequenas, mas incrementais, em todas as unidades de uma organização é exemplo de atuação dos profissionais que constituem o círculo de qualidade.
CERTO, Pq?
Os CCQs são pequenos grupos de funcionários voluntários que atuam em busca de melhorar a qualidade dos processos diretamente relacionados aos seus trabalhos. Uma organização com o modelo japonês de qualidade possui CCQs nas diversas partes da organização. Eles servem ainda para gerar maior compromisso dos funcionários com a qualidade na organização.
Crosby propôs um plano para melhoria da qualidade nas organizações, pois considerava que a qualidade era um investimento. Esse plano era constituído por 14 pontos e um deles era:
- Instalação dos círculos de qualidade: trata-se da instauração de pequenos grupos de voluntários que devem se reunir periodicamente com o propósito de monitorar a qualidade em cada área da organização.
-
A REDAÇÃO FAZ REFERÊNCIA À MELHORIA CONTÍNUA DE KAIZEN, MAS ELA COMEÇOU COM OS CÍRCULOS DE QUALIDADE OU CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. UM CÍRCULO DE QUALIDADE É UM GRUPO DE 6 A 12 EMPREGADOS VOLUNTÁRIOS QUE SE REÚNEM SEMANALMENTE PARA DECIDIR E RESOLVER PROBLEMAS QUE AFETAM SUAS ATIVIDADES COMUNS AE TRABALHO. A IDÉIA-CHAVE É QUE AS PESSOAS QUE FAZEM O TRABALHO O CONHECEM MELHOR DO QUE NINGUÉM PARA PROPOR RECOMENDAÇÕES QUE MELHOREM SEU DESEMPENHO. OS CÍRCULOS DE QUALIDADE EMPURRAM A TOMADA DE DECISÃO PARA OS NÍVEIS MAIS BAIXOS DA ORGANIZAÇÃO. SEUS MEMBROS SÃO LIVRES PARA COLETAR DADOS E FAZER PESQUISAS.
GABARITO CERTO
-
CERTO
Círculo de controle de qualidade é um pequeno grupo de funcionários que voluntariamente se une para conduzir atividades de controles de qualidade dentro da mesma área de trabalho. A motivação básica do CCQ é a participação.
Treinados da mesma maneira, com a compreensão da filosofia empresarial e os mesmo objetivos eles tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos,aumentar a eficiência especialmente no que se refere á qualidade dos processos produtos ou do seu trabalho.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/ccq-e-o-sistema-toyota-de-producao/58404/