-
A motivação geral esta relacionada com o esforço em direção a algum objetivo pessoal.
Contudo, estreitando o foco de preocupação para a situação de trabalho, a motivação é o desejo de exercer altos niveis de esforços em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela necessidade de satisfazer algumas necessidades pessoais.
Sendo assim, [motivação] é o processo que leva alguem a se comportar para atingir objetivos organizacionais, ao mesmo tempo que procura alcançar também os seus próprios objetivos individuais.
CHIAVENATO; Administração nos novos Tempos; 2ª edição, Pg 476-478.
-
certo.
É isso mesmo, minha gente. As necessidades do indivíduo, quando
satisfeitas, fazem com que eles trabalhem para o sucesso das metas
organizacionais. Para isso, não pode haver incompatibilidade entre elas, pois
se não o indivíduo não buscaria atingir as metas da organização, sob pena de
que suas próprias necessidades seriam penalizadas.
Prof. Carlos Xavier-Pto Concursos
-
Essa é a visão mais atual de motivação, que vem sendo corroborada desde a década de 1990 para cá. Cada vez mais as empresas buscam o comprometimento das pessoas, que só se concretiza à medida que elas percebam que a relação com a organização lhes traga valor, e que é garantia de criação e sustentação dos diferenciais competitivos – ao ganhar voz nas organizações, as pessoas tornam-se fonte de pressão. Com tal pressão, as organizações mostram-se mais dispostas a
atender às expectativas e necessidades de seus funcionários. Estes, por sua vez, buscam maior espaço para desenvolvimento pessoal e profissional, manutenção da competitividade profissional, exercício da cidadania organizacional.
Fonte: apostila da prof. Andreia Ribas.
-
CERTA
O indivíduo tem que manter uma relação "ganha-ganha" com a organização.
-
discordo do gabarito, em nenhum momento a questão fala da situação, do contexto ou do tipo de tarefa desempenhada pelo indivíduo
-
Há um equilíbrio organizacional!
-
O certo seria desejo dos individuos e necessidades da organização.
-
O certo seria estudar conforme as teorias da administração e parar de inventar moda.
-
O certo seria indicar no edital, pelo menos na materia de gestão de pessoas e administração, parte das milhares de bibliografias que existem no mundo. Só daqui à 84 anos um concurseiro terminaria de estudar todas essas teorias pé no saco.
-
Gabarito tanto faz. Depende da teoria adotada. Má-fé mais uma vez.
Próxima...
-
EU NUNCA CONSIGO RESPONDER UMA QUESTÃO DE GESTÃO DE PESSOAS COM 100% DE CERTEZA!
-
Gab: CERTO
Chiavenato(1999), com a Teoria das Relações Humanas, passou a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas. Embora este seja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância porque a motivação atua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais. Carranza, 3° Ed. pág. 186.
Portanto, é correto afirmar que a motivação dos servidores é compatível com as necessidades da organização, pois devem caminhar para o alcance de objetivos e metas comuns (via de mão dupla).
Erros, mandem mensagem :)