-
A motivação é o resultado da interação do indivíduo com a situação. Obviamente, as pessoas diferem quanto às suas tendências motivacionais básicas.
A mudança na motivação é causada pela situação. Assim, tenha em mente, enquanto se analisa a motivação, que seu nível varia tanto entre os indivíduos como dentro de cada indivíduo dependendo da situação. Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.
Conforme Chiavenato (1992, p.166), a motivação pode ser conceituada como o esforço e tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo. A motivação é um dos inúmeros fatores que contribuem para o bom desempenho no trabalho. A razão pela qual se focaliza tão insistentemente a motivação é que ela é mais facilmente influenciável do que as demais características das pessoas como traços de personalidade, aptidões, habilidades [...].
Fonte :
http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/RH/RH38_-_Motivacao.PDF
-
correto!
a minha motivação hoje pode não ser a motivação de amanhã.
hoje: me tornar servidora publica
amanhã: casar,ter filhos e por ai vai.
-
Gabarito CORRETO!
Interpretando a questão:
"O nível de motivação varia entre os indivíduos (correto! Uma coisa motiva uma pessoa, e essa mesma coisa, no mesmo tempo e lugar, pode não servir para motivar uma outra pessoa) e no mesmo indivíduo em tempos de vida diferentes (perfeito! O que é suficiente para me motivar hoje, pode não ser suficiente para me motivar amanhã)."
Bons estudos... Não desistam!
-
Gab: CERTO
A assertiva tem relação com o Ciclo Motivacional. Veja esta parte do meu resumo a respeito do tema.
- Nesse ciclo, há a situação de equilíbrio psicológico e pessoal, pode-se dizer que é o quadro da zona de conforto. No entanto, esse equilíbrio não é eterno, precisa-se de estímulos para que desperte no indivíduo uma necessidade de ação gerando, por conseguinte, uma tensão ou desconforto que o levará à execução e disposição para seguir visando sempre à satisfação (conseguindo atingir a satisfação, volta-se para a situação de equilíbrio e o processo se inicia novamente). Quando houver a quebra da expectativa, ou seja, a frustração, a literatura diz que devemos utilizar o mecanismo da COMPENSAÇÃO.
FONTE: Meu resumo - Gestão de Pessoas, pág. 71 e 72.
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Interessados, envie seu e-mail solicitando amostra :)