SóProvas


ID
982180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a evolução da administração e as reformas administrativas que levaram à nova gestão pública, julgue os itens a seguir.


Na administração pública gerencial, a sociedade cujos cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições é tratada como um campo de conflito, cooperação e incerteza

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Enquanto a administração pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir, a administração pública gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas, que afinal se expressam na administração pública. Nestes termos, o problema não é o de alcançar a racionalidade perfeita, mas de definir instituições e práticas administrativas suficientemente abertas e transparentes de forma a garantir que o interesse coletivo na produção de bens públicos ou “quasi-publicos” pelo Estado seja razoavelmente atendido.

    Fonte: Revista do Serviço Público

    http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2888
  • Só rindo de uma questão cujo texto foi tirado de uma revista que sequer foi mencionada no Edital. Nunca mais erro!

  • Que questão mais idiota o que Administração Publica Gerencial tem haver com cidadães que estão em conflito? A professora explicou explicou e não conseguiu explicar alguem sabe me dar uma explicação mais plausivel?

  • que questão estranha.

  • Acredito que a questão tentou trazer que qualquer sociedade (união de muitas pessoas em um território geográfico) em sua coletividade sempre terá conflitos de ideias e de interesses coletivos e individuais. Havendo cooperação de um grupo, gerará conflito com outro grupo que deseja o contrário, trazendo incertezas para ambos, seus gestores e a parte da sociedade... Está bem vago! 

  • BIZARRO!

  • Tanta coisa pra cobrar numa prova, aí o cara me faz uma questão dessas.
  • Está escrito nas minhas anotações (feitas de acordo com o PDF do professor Carlos Xavier):

    "Ela (a Administração Pública Gerencial) vê a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, onde os cidadãos defendem seus interesses, suas posições ideológicas". 

    Talvez seja algo como estamos vivendo hoje. As pessoas estão se envolvendo mais na política, que por consequência interfere na administração pública. Por exemplo, muitos defendem o Estado Mínimo, outros já preferem um Estado mais presente. E cada um defende sua preferência ideológica, por meio do voto, de manifestaçães, audiências públicas, cobranças dos representantes etc. E a incerteza é bem o que vivemos hoje, algumas semanas antes do segundo turno. Qual será a ideologia que irá prevalecer? Por quanto tempo? Será pior ou melhor? Teremos mais ou menos direitos?

    A administração gerencial pressupõe o atendimento aos anseios dos cidadãos e a participação popular nas decisões. Mas existem várias ideologias presentes na sociedade, várias ideias do que é "administração pública ideal", logo há conflito de ideias, ideologias, preferências etc.

    Pessoal, espero não ter viajado kkkk Eu tive sorte de acertar essa questão, porque li sobre isso pouco tempo antes de respondê-la. 

    Se encontrar algum erro no meu comentário, por favor me avise por mensagem (no privado) que eu apago ou corrijo.

    Bons estudos a todos.

  • Acreditem... troquei o final pelo começo e deu certo! acertei a questão. kkkk