SóProvas


ID
982186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue o item seguinte.


A liderança não está associada a estímulos e incentivos que possam provocar motivação nas pessoas para a realização da missão e dos objetivos organizacionais, visto que tal função é uma atribuição da chefia dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA,  em afirmar que a liderança NÃO está associada a estímulos e incentivos.
    Erra também ao afirmar que isso é atribuição da chefia e não do líder.

    A liderança é uma forma influência e é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional. Existem três abordagens teóricas sobre a liderança: teoria dos traços de personalidade, teoria sobre estilos de liderança e teoria situacional de liderança. A liderança está associada a estímulos e incentivos que possam provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos empresariais. No campo da administração, uma pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. O estudo da motivação para o trabalho desperta grande interesse entre administradores e pesquisadores, dado a importância de se entender, e se possível, monitorar o estado de disposição para realizar tarefas.
    http://www.aedb.br/seget/artigos09/32_Nati_publicacao-final.pdf
  • Liderança é a  Capacidade de, influenciar, persuadir, motivar e convencer os indivíduos a realizarem determinada tarefa para alcançarem determinado objetivo;


  • Bastava lembrar da Liderança Transacional!

  • "Esta frase está equivocada. O líder pode sim manejar estímulos e incentivos (sejam financeiros ou não) para que seus subordinados fiquem de liderança e o de chefia. Naturalmente, o líder pode ou não ser o chefe formal dos empregados de uma organização. O gabarito é, assim, questão errada."

    Fonte: professor Rodrigo Rennó - Estratégia concursos

  • Sob determinada ótica, as lideranças exercem, de fato, determinado tipo de poder sobre as pessoas para influenciá-las. Tipos de poder:

    1. Poder de recompensa: poder de dar recompensa por determinado tipo de comportamento;

    2. Poder legítimo: poder inerente ao cargo na estrutura organizacional (hierarquia);

    3. Poder de coerção: agir coercitivamente na ameaça ou aplicação de punições;

    4. Poder normativo (manipulativo/persuasivo/sugestivo): manipular as recompensas simbólicas oferecidas.

    5. Poder de especialização/perito/competência/talento: o líder possui algum tipo de especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento, talento, etc.*

    6. Poder de referência: está associado ao fato de determinada pessoa (o liderado) se identificar e desejar ser como o líder por conta de alguma característica admirável.

    7. Poder de informação: poder que se pode exercer por deter informações que orientem processos decisórios, escolhas e que ajudem a organização em determinadas situações.

    8. Poder carismático: as pessoas seguem a liderança por se identificarem com seus traços, com sua visão, com sua capacidade de mobilizar e aplicar recursos.

    Fonte: PDF Estratégia - Professor Carlos Xavier.

  • Liderança - É a habilidade de influenciar pessoas para o alcance de objetivos específicos.

  • Chefia tem a ver com autoridade

    E

  • Gabarito: ERRADO.

    Corrigindo:

    A liderança está associada a estímulos e incentivos que possam provocar motivação nas pessoas para a realização da missão e dos objetivos organizacionais, visto que tal função é uma atribuição da chefia dos indivíduos, caracterizando a liderança transacional.