SóProvas


ID
982192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.


Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Segundo Chiavenato (2005), “Benchmarking é um processo de estudo e comparação das operações de uma área ou organização em relação a outras áreas ou concorrentes diretos ou indiretos”. Portanto, o objetivo central de se realizar um estudo de benchmarking é implementar mudanças que gerem melhorias significativas na organização, sejam estas nos processos ou no produto final, através da comparação com o desempenho superior do parceiro.

    A realização de um estudo de benchmarking pode levar a organização a:
    - Entender melhor o mercado no qual atua;
    - Estimular a criatividade de sua força de trabalho e consequentemente a implantação de novas práticas;
    - Identificar tendências do mercado;
    - Obter melhoria contínua.
    http://www.peteps.com.br/arquivos/4356_ENEGEP2006_TR530359_8080.pdf
  • Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.

    O benchmarking é um processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou empresas que são reconhecidas como líderes empresariais na sua área de atuação.
     
    Benchmarking Funcional: as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização.
    Benchmarking competitivo: as empresas pesquisadas são concorrentes diretas.
    Benchmarking interno: corresponde ao processo de comparação dentro da mesma companhia.
    Benchmarking Genérico: as empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto. 

    Fontes: Administração Pública, por Augustinho Paludo; http://cursosonline.uol.com.br/assinatura/artigos/marketing-e-vendas/benchmarking-conheca-os-conceitos/#rmcl
  • Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

    O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

    O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

    Tipos de benchmarking

    É possível identificar 4 tipos de benchmarking.

    O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.

    O benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.

    O benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.

    Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.

  • O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).

  • item CERTO

    Sem muito blá blá blá

    BENCHMARKING>> é uma ferramenta de cópia, de imitação.

    Sorte a todos!!

    FONTE: Professora Giovana Carranza (euvoupassar).

  • Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.

  • Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.

  • Perfeito esse conceito!

  • Eu queria saber qual o autor usa o termo APENAS "BEM FEITA", pois aqueles que conheço usam "AS MELHORES PRÁTICAS", e não apenas "bem feita".

  • O benchmarking consiste na comparação de determinado processo com as boas práticas do mercado. Existem diferentes tipos de benchmarking podem ser as boas práticas oriundas de concorrentes ou não e até mesmo de outros setores de uma mesma organização (benchmarking interno).

    Gabarito: CERTO

  • Benchmarking é uma análise estratégica aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Benchmarking vem da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, que significa ‘referência’, e é uma ferramenta de gestão essencial para o aprimoramento de processos, produtos e serviços.

    FONTE: ROCKCONTENT.