-
ERRADO
nesse caso seria função distributiva
-
ERRADO!
A função estabiizadora é a compra e venda de moeda(monetária,cambial)
A função de distribuir remedios a população é a função distributiva!! =)
-
Errado.
Funções do Orçamento Público:
Alocativa: promoção do ajustamento na alocaçao de recursos
Distributiva: promoção do ajustamento na distribuição de renda
Estabilizadora: visa manter a estabilidade econômica, diferenciando-se das outras funções por não ter como objetivo a destinação dos recursos.
-
São três as funções econômicas clássicas do Estado, denominadas funções fiscais, as quais possuem reflexos sobre o Orçamento Público: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora.
Na função alocativa, o Estado atua diretamente na produção de bens. De acordo com a Teoria Econômica do Bem-Estar Social, existem razões para essa atuação produtiva do Estado, as denominadas falhas de mercado: competição imperfeita, existência de bens públicos, presença de externalidades e de mercados incompletos, informação imperfeita, desemprego e outros distúrbios macroeconômicos. Por meio do Orçamento Público são feitas alocações de recursos, por exemplo, para que empresas governamentais atuem diretamente na oferta de bens à sociedade.
De acordo com a função distributiva, verifica-se que nem todas as distribuições de bens e recursos da sociedade são desejáveis, principalmente por considerações de eficiência e de justiça social. Isso leva a que o governo se utilize do Orçamento para promover políticas de distribuição de recursos públicos como forma de tentar resolver tais tipos de problemas.
-
Segundo James Giacomoni, a FUNÇÃO DISTRIBUTIVA visa promover ajustamentos na distribuição de renda, justificando-se, como correção às falhas do mercado....
.....Considerando que o problema distributivo tem por base tirar de uns para melhorar a situação de outros, o mecanismo fiscal mais eficaz é o que combina tributos progressivos sobre as classes de renda mais elevada com transferências para aquelas classes de renda mais baixa. Exemplo clássico seria a utilização do imposto de renda progressivo para cobrir subsídios aos programas de alimentação, transporte e moradia populares. ( Pág. 25, 16ª edição, ed. Atlas, livro "Orçamento Público", James Giacomoni).
Ao promover ajustamentos na distribuição de renda por meio da entrega gratuita de medicamentos à população, o Estado exerce função DISTRIBUTIVA.
Gab: Errado
-
Complementando...
(CESPE – Analista Técnico-Administrativo – Ministério da
Integração - 2013) Com a evolução do orçamento como instrumento de planejamento, ampliaram-se as atribuições econômicas governamentais voltadas para a promoção de ajustamentos na alocação de recursos (função alocativa) , na distribuição de renda (função distributiva) e na manutenção da estabilidade econômica (função estabilizadora). C
-
DISTRIBUIÇÃO = DISTRIBUTIVA
-
ERRADO
----------------
Função Distributiva.
-
FUNÇÃO ROBIN HOOD = DISTRIBUTIVA
-
Função alocativa: bens e serviços; falhas de mercado; infraestrutura e outros relacionados;
Função distributiva: igualdade social; melhor distribuição de renda; imposto progressivo; programas sociais etc;
Função estabilizadora: economia; demanda agregada; políticas fiscal, monetária ou cambial etc.
-
Função distributiva.
-
Ao promover ajustamentos na distribuição de renda por meio da entrega gratuita de medicamentos à população, o Estado exerce função DISTRIBUTIVA
-
DISTRIBUTIVA.
-
DISTRIBUTIVA
-
GABARITO: ERRADO
Existem três funções do orçamento público (funções fiscais) principais: alocativa, distributiva e estabilizadora. De forma objetiva, é o seguinte:
A função alocativa diz respeito a promover ajustamentos na alocação de recursos, justifica-se quando o funcionamento do mecanismo de mercado (sistema de ação privada) não garante a necessária eficiência na utilização desses recursos. Portanto, a utilização desse instrumento de atuação se efetiva em situações de “falha de mercado”, como, por exemplo, na presença de externalidades ou de bens públicos.
A função distributiva, por sua vez, diz respeito a promover ajustamentos na distribuição de renda. Justifica-se seu emprego nos casos em que o resultado distributivo do mecanismo de ação privada não for considerado socialmente justificável ou desejado. Mais uma vez a justificativa está ligada à correção das falhas de mercado.
A função estabilizadora, por fim, está associada à manutenção da estabilidade econômica, justificada como meio de atenuar o impacto social e econômico na presença de inflação ou depressão. Portanto, seu emprego gera estabilidade dos níveis de preço (combate às pressões inflacionárias), diminui os potenciais efeitos da depressão e mantém o nível de emprego (combate ao desemprego).
FONTE: Professor Gilmar Possati
-
Distributiva ou redistributiva- Distribuição de renda.