SóProvas


ID
983146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da insuficiência renal e dos métodos dialíticos, julgue os itens seguintes.


Atualmente, a hemodiálise é um método pouco empregado para o tratamento da insuficiência renal aguda, pois apresenta menos vantagens que a diálise peritoneal ou outros tratamentos contínuos lentos.

Alternativas
Comentários
  • A insuficiência renal aguda (IRA) é uma perda súbita da função renal e potencialmente reversível independentemente da etiologia ou mecanismos, provocando acúmulo de substâncias nitrogenadas (ureia e creatinina), acompanhada ou não da diminuição da diurese.

    Uma das formas de tratamento da IRA é a diálise, existem dois tipos: a diálise peritoneal e a hemodiálise. Ela é a mais utilizada, inclusive, na Insuficiência Renal Aguda. Por muito tempo a diálise peritoneal era destinada apenas para pacientes crônicos (insuficiência Renal Crônica) hoje ela está sendo empregada também na aguda, porém a hemodiálise é bem mais frequente.

    Resposta ERRADO


    Bibliografia

    http://www.sbn.org.br/

    Costa JAC, Neto MM, Neto OMV. Insuficiênica Renal Aguda na Terapia Intensiva. Medicina Intensiva, Ribeirão Preto.

  • A insuficiência renal aguda (IRA) é uma perda súbita da função renal e potencialmente reversível independentemente da etiologia ou mecanismos, provocando acúmulo de substâncias nitrogenadas (ureia e creatinina), acompanhada ou não da diminuição da diurese. Uma das formas de tratamento da IRA é a diálise, existem dois tipos: a diálise peritoneal e a hemodiálise. Ela é a mais utilizada, inclusive, na Insuficiência Renal Aguda. Por muito tempo a diálise peritoneal era destinada apenas para pacientes crônicos (insuficiência Renal Crônica) hoje ela está sendo empregada também na aguda, porém a hemodiálise é bem mais frequente. Resposta ERRADO Bibliografia http://www.sbn.org.br/
  • pré-renal - hipoperfusão

    intrarrenal - lesão

    pós-renal - obstrução