-
Resumidamente:
Eficiência = recursos
Eficácia = resultados
Portanto, gabarito errado!
-
Pessoal o erro da questão foi na troca dos significados, pois quando digo "maior o grau de realização dos objetivos" mais EFICAZ é a empresa e quanto "maior o grau de produtividade" mais EFICIENTE é a empresa. Assim a Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, ou seja a base da eficácia são os resultados almejados. Enquanto que Eficiência é a capacidade da organização de fazer bons produtos com produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recurso.
Palavras Chaves
Eficiência- produtividade e menor uso dos recursos
Eficácia- Resultados e Objetivos Esperados
-
Olá pessoal, ( GABARITO ERRADO):
Os conceitos foram trocados, na verdade para que a questão estivesse CORRETA deveria ter sido escrita da seguinte forma:
Em administração, a EFICÁCIA é a comparação entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente foi feito, ou seja, quanto mais alto for o grau de realização dos objetivos, mais eficiente será a organização, ao passo que EFICIÊNCIA é a relação entre os resultados alcançados e os recursos que foram empregados, ou seja, quanto mais alto for o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficaz será considerada a organização.
-
-
EFICIÊNCIA
A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...) (Chiavenato, 1994, p. 70).
À medida que o administrador se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele está se voltando para a eficiência (melhor utilização dos recursos disponíveis). Porém, quando ele utiliza estes instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, isto é, para verificar se as coisas bem feitas são as que realmente deveriam ser feitas, então ele está se voltando para a eficácia (alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis) (Chiavenato, 1994, p. 70).
EFICÁCIA
“Eficácia é a capacidade de ‘fazer as coisas certas’ ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los. Isto é, administradores eficazes selecionam as coisas ‘certas’ para fazer e os métodos ‘certos’ para alcançá-las” (Megginson et al, 1998, p. 11).
• efetividade – objetivos e indicadores de seus impactos (resultados) na realidade que se quer transformar.
• eficácia – produtos e suas metas.
• eficiência - produtos e seus custos.
EFETIVIDADE
“A efetividade, na área pública, afere em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população. Ou seja, ela é mais abrangente que a eficácia, na medida em que esta indica se o objetivo foi atingido, enquanto a efetividade mostra se aquele objetivo trouxe melhorias para a população visada.”
“efetividade: é o mais complexo dos três conceitos, em que a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro que setores são beneficiados e em detrimento de que outros atores sociais. Essa averiguação da necessidade e oportunidade deve ser a mais democrática, transparente e responsável possível, buscando sintonizar e sensibilizar a população para a implementação das políticas públicas. Este conceito não se relaciona estritamente com a idéia de eficiência, que tem uma conotação econômica muito forte, haja vista que nada mais impróprio para a administração pública do que fazer com eficiência o que simplesmente não precisa ser feito (Torres, 2004, p. 175).”
-
as definicoes de eficacia e eficiencia estao invertidas.
-
Eficiência:
É a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relaci-
onando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos
ou produtividade.
Indicadores de eficiência podem ser encontrados na Carta de Serviços com seus elementos de
custos e em informações de sistemas estruturantes do Governo, como o SIAFI;
Exemplo: uma campanha de vacinação é mais eficiente quanto menor for o custo da campanha,
mantendo ‐ se os objetivos propostos.
Eficácia:
É a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (beneficiário direto dos
produtos e serviços da organização).
Indicadores de eficácia podem ser definidos a partir da Carta de Serviços do órgão.
Exemplo: se, na mesma campanha citada, a meta de vacinação é imunizar 100.000 crianças e
este número foi alcançado ou superado, a campanha foi eficaz.
-
Tem que ser mais produtivo e econômico ao mesmo tempo.
-
CONCEITOS INVERTIDOS!
EM TERMOS ECONÔMICOS, A EFICÁCIA DE UMA EMPRESA REFERE-SE À SUA CAPACIDADE DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE DO INTERESSADO POR MEIO DO SUPRIMENTO DE PRODUTOS (BENS OU SERVIÇOS), ENQUANTO A EFICIÊNCIA É UMA RELAÇÃO TÉCNICA ENTRE ENTRADAS E SAÍDAS. NESSES TERMOS, A EFICIÊNCIA É UMA RELAÇÃO ENTRE CUSTOS E BENEFÍCIOS, OU SEJA, UMA RELAÇÃO ENTRE OS RECURSOS APLICADOS E O PRODUTO FINAL OBTIDO: É A RAZÃO ENTRE O ESFORÇO E O RESULTADO, ENTRE A DESPESA E A RECEITA, ENTRE O CUSTO E O BENEFÍCIO RESULTANTE.
- EFICÁCIA É UMA MEDIDA DO ALCANCE DE RESULTADOS. Relacionado à produção de efeitos.
ÊNFASE NOS FINS -->ESTRATÉGICO.
- EFICIÊNCIA É UMA MEDIDA DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NO PROCESSO. Relacionado ao melhor rendimento com o mínimo de erros. ÊNFASE NOS MEIOS -->OPERACIONAL.
GABARITO ERRADO
-
JUSTAMENTE O OPOSTO.
-
GABARITO ERRADO
-
Gabarito: Errado
A questão troca os significados. De forma resumida:
Eficácia: alcance dos objetivos e resultados desejados;
Eficiência: utilização dos recursos da melhor maneira possível.
-
Eficiência: custo-benefício
Eficácia: cumprir metas
Efetividade: impacto, mudança, desenvolvimento