SóProvas


ID
983785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de planejamento organizacional, julgue o próximo item.


No processo decisório, as decisões programadas, que compõem parte do acervo de soluções da empresa, requerem a realização de diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha de um curso de ação original.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errada.
    Decisões programadas x problemas estruturados: dados adequados, certos , repetitivos e corretos; previsibilidade; problemas com situações conhecidas e estruturadas; processamento de dados convencional; decisões programadas x problemas não estruturados: dados adequados, certos , repetitivos e corretos; previsibilidade; problemas com situações conhecidas e não estruturadas; pesquisa operacional, técnicas matemáticas. Fonte: Administração geral e pública. Chiavenato, 3ª edição.

    Imagino que o erro da questão esteja em falar que deverá ser feito um dignóstico, criação de alternativas e a escolha de um curso de ação original. Nas decisões programadas ( x problemas estruturados) basta aplicar um curso de ação predefinido.

  • As decisões programadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos. Assim, estas decisões são sempre semelhantes.Quando um processo é produzido e gera soluções aceitáveis, a gerência cria um conceito matemático aplicado à administração. Criada a variável matemática, gera-se uma repetição estatística, na qual uma solução aceitável será sempre encontrada.
  • Percepção da situação que envolve algum problema – essa etapa é caracterizada pelo fator situacional do ambiente, ou seja, o líder compreende o que está acontecendo naquele setor e/ou determinada área da organização. Análise e definição do problema – nesse ponto o gestor depois de ter identificado o problema, ele vai avaliar e identificar o que fazer com a dificuldade encontrada.Definição dos objetivos – nessa etapa o gestor já com o problema identificado e analisado, decide os objetivos e metas que serão traçadas e almejadas pelos colaboradores.Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação – nesse ponto o gestor busca essas alternativas para poder adotar e diagnosticar os problemas. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos – nessa etapa o administrador escolhe a opção mais propícia para a organização, salientando os fatores positivos e negativos que a mesma pode causar.
  • Decisões Programadas: •Fazem parte do acervo de soluções das empresas. •Resolvem problemas que foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. •Não é necessário, nesses casos, fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso original.Basta aplicar um curso de ação predefinido. •Exemplos: políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.

    Decisões Não-Programadas:
    • Preparadas uma a uma para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. • Situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez. • Admitem diversas formas de resolver, cada uma com suas vantagens e desvantagens. • Necessitam de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.

    Fonte: http://www.fsm.com.br/web/enade/revisao/Material_TGA_Enade_III_Processo_Decisorio-Prof_Veronica.pdf
  • “As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplo de decisões programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão”. Maximiano, Introdução à administração, 2009. Pag.59.

  • A questão mistura o conceito de decisões programadas e não programadas

    NÃO PROGRAMADAS: São típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.

    PROGRAMADAS: São decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que ja foram analisados antes e que, dessa forma,  já existe uma resposta "padrão" para eles.
  • ALTERNATIVA ERRADA

     

    As decisões organizacionais que dependem da realização de diagnóstico, da criação de alternativas e da escolha do curso de ação são as não programadas. São incertas e imprevistas. As decisões programadas são rotineiras, não necessitando, portanto, da realização do gianóstico, pois já são exaustivamente conhecidas. 

     

    RENNÓ

  • ESTÃO PROGRAMADAS JUSTAMENTE PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PASSAR POR UM NOVO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO, EVITANDO, ASSIM, A PERCA DE TEMPO. A EMPRESA CRIA UM "BANCO DE DADOS" CONTENDO FATOS OCORRIDOS E DECISÕES TOMADAS. ASSIM ,QUANDO O FATO OCORRER NOVAMENTE, A EMPRESA JÁ SABE O QUE FAZER.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Eu marco o gabarito como ERRADO só por convenção, mas dá vontade de chorar com essa """"ciência"""" e essa redação burra que corrobora com a mesma. As decisões programadas caíram do céu por acaso? Quando você for criar o acervo padronizado de decisões, não terá que fazer diagnóstico e tudo mais, nem que seja pela primeira e única vez? Então, de uma forma ou de outra haverá esse processo de diagnóstico, escolha de alternativas e etc., portanto, não é nada razoável dizer que isso é algo exclusivo de decisão não programda.

     

    Concurseiro tem que tomar cuidado pra não criar um intelecto bitolado e robótico depois de tanto estudar essas coisas.

  • Diagnósticos e avaliações de alternativas estão ligadas a decisões NÃO programadas.

  • Gabarito: errado.

    Tema cobrado pelo CESPE no mesmo ano!
     

    Ano: 2013     Banca: CESPE     Órgão: MI     Prova: Administrador

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original.
    Gabarito: certo.

     

    Força amigos! Como muitos, trabalho o dia inteiro e estudo à noite em casa.
    Lutar sempre! Nossa hora vai chegar!
    Retroceder: nunca, render-se: jamais!

  •  Se é programada, não necessita de diagnóstico. Intuição aí responde.

  • Se já é programada, não precisa fazer tuuuudo de novo.

  • As decisões podem ser tomadas em diferentes contextos, o que vai gerar diferentes tipos de decisões.

    As decisões gerenciais são classificadas em: programadas e não programadas.

    Para Maximiano (2009, p. 59), as decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso predefinido de ação. São exemplos de decisões programadas: políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.

    Já as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessiva, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.

    As decisões não programadas são tomadas no nível estratégico das empresas, enquanto as decisões programadas são remetidas no nível operacional.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Gab: ERRADO

    Essas medidas devem ser adotadas quando o problema não é conhecido. Ou seja, a questão erra ao falar de decisões programadas.

  • ERRADO

    Ano: 2013 Banca: CESPE - 2013 - MI - Administrador

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. CORRETO

  • As decisões programas já tem definido as ações a serem tomadas de forma preliminar.

    Gabarito: errado

  • Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MI Prova: CESPE - 2013 - MI - Administrador - A respeito de aspectos relacionados ao planejamento organizacional, julgue os itens seguintes. - As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. CERTO

     Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EMBASA Prova: CESPE / CEBRASPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Administração - Acerca do processo decisório, julgue o item a seguir. - As decisões programadas maximizam a necessidade de gerentes ou administradores exercitarem seus critérios para tomada de decisão. ERRADO

     Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Telebras Prova: CESPE - 2015 - Telebras - Analista Superior - Administrativo - Julgue o próximo item referente à função administrativa das organizações. - Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer. ERRADO

    Ano: 2013   Banca: CESPE   Órgão: IBAMA   Prova: Analista Administrativo - No processo decisório, as decisões programadas, que compõem parte do acervo de soluções da empresa, requerem a realização de diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha de um curso de ação original. ERRADO