SóProvas


ID
983788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação aos aspectos relacionados à organização, julgue os itens seguintes.


O entendimento da cultura, embora importante, não é determinante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações, haja vista que as relações sociais de uma empresa são reguladas por seu estatuto e seu regimento interno.

Alternativas
Comentários
  • Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos.

    Se a empresa onde você trabalha possui valores essenciais bem definidos e amplamente compartilhados, maior o impacto positivo das lideranças sobre o comportamento dos funcionários e, portanto, menor a rotatividade. Isso é o que se pode chamar de cultura organizacional forte.
    Dessa maneira, a cultura é fator determinante das relaçoes humanas, d
    os conflitos e da sobrevivência das organizações.
    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-que-e-cultura-organizacional/46093/
  • Algumas dúvidas podem surgir sobre o regimento interno e estatuto. É bem verdade que um dos pré-requisitos para sua elaboração é o diagnóstico da cultura organizacional, tanto que cabe a cada orgão, entidade, elaborar o seu estatu conforme a cultura e definições das leis. Porém, não basta apenas esse caráter FORMAL, pois a empresa ou órgão é pautado pelo caráter INFORMAL também, sobretudo nas relações humanas onde foi evidenciado de forma veemente o estudo sobre as caracteristicas do individuo (MASLOW, Herzeberg, dentre outros). 
    Portanto, errado.
  • CULTURA ORGANIZACIONAL
    •Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
    O entendimento da cultura é determinante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações.
    •A cultura nas organizações compreende diversos elementos, que foram desenvolvidos pelos antepassados e transmitidos aos veteranos.
    •Os novos integrantes da organização devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver.

    Fonte:http://fsm.com.br/web/enade/pdf/resumo_enade.pdf

  • A CULTURA ORGANIZACIONAL DA POLÍCIA MILITAR É O MILITARISMO, OU SEJA, A CULTURA É UM CONJUNTO DE CRENÇAS E VALORES, QUE ORIENTAM OS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO. A CULTURA APONTA A MANEIRA DE SE FAZER AS COISAS, RESOLVE PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO EXTERNA E INTEGRAÇÃO INTERNA. DEVE SER TRANSMITIDA A TODOS, ENVOLVE PADRÕES DE COMPORTAMENTO. MUITAS VEZES É GUIADA POR NORMAS INFORMAIS, O QUE A TORNA MAIS AMPLA QUE UM SIMPLES REGIMENTO INTERNO. A CULTURA ORGANIZACIONAL ENVOLVE SENTIMENTO COLETIVO DE IDENTIDADE.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • O entendimento da cultura, embora importante, não é determinante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações, haja vista que as relações sociais de uma empresa são reguladas por seu estatuto e seu regimento interno. Resposta: Errado.