-
Correto.
O Plano Mestre de Produção, também denominado Programa Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção, é um documento (ou sistema) que diz quais itens serão produzidos pela empresa e quando cada um será produzido, em determinado período.
Bons estudos!!!
: )
-
Correto.
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção. (...)
Como conceitos básico pode-se dizer que o MRP tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação, além das informações sobre inventários que deve ser a mais acurada possível.
O MRP realiza cálculos por meio da projeção de inventários em função do planejamento da produção. Um dos pontos importantes é o tempo de resposta do sistema, qualquer replanejamento que venha a ser necessário é facilmente visualizados os seus impactos nos inventários, mostrando a viabilidade de tal replanejamento assim como as alterações que serão necessárias para atender os objetivos.
O MRP trabalha com as necessidades exatas de cada item, melhorando assim o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo e aumentando a eficiência da fábrica, obtendo assim, menores custos e conseqüentemente alcançando melhores margens de lucro. Mas para tudo isso, é fundamental que sejam estabelecidos corretamente todos os parâmetros do sistema.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/conceitos-basicos-do-mrp-material-requirement-planning/26507/
-
Esta questão esta errada. Fui prejudicado nesta prova, ainda bem que consegui me classificar.
O programa mestre de produção é que implica na definição do MRP.
Vc recebe a demanda de vendas e faz o programa mestre de produção(PMP), a partir do PMP é definido o MRP, que é utilizado para o cálculo das necessidade dos materiais.
-
Concordo com o Luis, o MRP é que é definido pelo programa de producao. Os estoques devem se adequar a demanda de producao, nao o contrario.
-
E agora, acreditar em quem?
-
Luis e Delcy a linha de raciocínio de vcs está correta, porém a vossa dificuldade está no interpretação da perguta. O CESPE está 100% certo!
O MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) é um sistema de inventário que consiste em tentar minimizar o investimento em inventário. Em suma, o conceito de MRP é obter o material certo, no ponto certo, no momento certo. Tudo isto através de um planejamento das prioridades e a Programação Mestra de Produção.
"A utilização do sistema denominado planejamento de necessidades materiais (materials requirements planning) implica na definição do programa-mestre de produção."
Implica= depender de algo; dar por resultado; trazer consigo
Portanto, o que vcs estão falando é exatamente o que o CESPE disse na questão. ;)
-
GABARITO 'CORRETA'
É UMA QUESTÃO DE LÓGICA: A EMPRESA IRÁ PRODUZIR UM PRODUTO. A QUANTIDADE DE ITENS DE ESTOQUE SE ADEQUARÁ À NECESSIDADE DE PRODUÇÃO OU A NECESSIDADE DE PRODUÇÃO SE ADEQUARÁ AO ESTOQUE? CLARO QUE OS ESTOQUES DEVEM SE ADEQUAR À PRODUÇÃO. QUANTO MAIOR A PRODUÇÃO, MAIOR DEVERÁ SER O ESTOQUE PARA EVITAR 'QUEBRAS' DE PRODUÇÃO. ASSIM, NA DEFINIÇÃO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) IREI VERIFICAR A QUANTIDADE DE QUE NECESSITO PARA ATENDER À MINHA PRODUÇÃO E, SÓ DEPOIS, ELABORAR O PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO. SE O MEU PROGRAMA MESTRE CONTEMPLAR 1.000 UNIDADES, TEREI QUE ADQUIRIR, NO MÍNIMO, 1.0000 MATÉRIAS PRIMAS.
-
(...)
As bases de dados do MRP I, como vimos, são o plano (ou programa) mestre de produção, a lista de materiais e a situação de estoques desses itens.
Renato Fenili - Administração de recursos materiais e patrimoniais para concursos
Gabarito C
-
Certo.
- O MRP é movido pelo plano mestre de produção, que identifica a demanda futura de um componente final. Ele modela um ambiente de lead time (tempo de processamento) fixo, usando a ajuda de um computador para calcular quantas peças e em que momento tais peças devem ser fabricadas. Seu produto são planos com exigências baseadas em tempo, que são calculadas e coordenadas de forma centralizada. Os componentes são fabricados em resposta a instruções centralizadas. Perturbações diárias, como problemas de qualidade e inexatidão de registros de estoque, prejudicam a autoridade do MRP em fazer com que os planos funcionem. Embora o MRP seja excelente em planejamento, é fraco em controle.
- A programação puxada no estilo JIT objetiva atender à demanda instantaneamente, por meio de sistemas de controle simples, baseados em Kanban. Se o tempo de atravessamento total (P) for menor que o lead time da demanda (D), então os sistemas JIT devem ser capazes de atender àquela demanda. Se a a razão P:D, no entanto, for maior que 1, alguma produção especulativa será necessária. Além disso, se a demanda subitamente for maior que a esperada para determinados produtos, o sistema JIT pode ser incapaz de atender à demanda. Embora o JIT seja bom em controle, é fraco em planejamento.
-
Me desculpe Cibelle,
mas de acordo com o dicionário Aurélio, que dispensa apresentações,
Significado de Implicar
v.t. e v.i. Embaraçar, envolver, enredar: implicar alguém numa acusação. / Dar a entender: a amizade implica sinceridade. / Tornar necessário, indispensável. / Produzir como conseqüência; acarretar. / Ser incompatível, não se harmonizar: implicar com alguém. / Lógica Envolver uma implicação formal, material. / &151; V.pr. Comprometer-se, enredar-se: não te impliques em negócios escusos.
Por isso concordo que esta questão esta "errada", pois o Programa Mestre de Produção produz como consequencia o planejamento de necessidades materiais.
Poderiam argumentar com o significado "Tornar necessário" mas neste caso deveria ser "implica a definição" e não "na definição." Vou me aposentar no serviço público sem entender os critérios da CESPE.
Poderia nos passar qual foi a fonte de sinônimo que você utilizou?
Obrigada
-
Flavia, pense no seguinte: Se você tem em uma empresa apenas um programa mestre, com o documento engavetado e mais nada, com os funcionários apagando incêndio à toda hora e a produção completamente atrasada, com materiais faltando e diversos pedidos atrasados. O programa-mestre é lindo, mas está na gaveta da diretoria, ninguém se baseia por ele: pode-se dizer que tal empresa está utilizando-se de um sistema MRP? Não, certo? Agora, se você diz que a empresa utiliza-se um sistema de MRP, está subentendido que ela possui e utiliza um programa mestre de produção para coordenar. Portanto, é certo concluir que utilizar um sistema de MRP DÁ POR RESULTADO utilizar-se de um programa mestre de produção.
-
Correta.
Planejamento das necessidades de materiais (MRP)
É um sistema de planejamento baseado na explosão da estrutura dos produtos, visando controlar as necessidades de materiais. Consiste de um planejamento MESTRE aberto em suas necessidades de peças individuais (explosão) e "empurrado" através do clico de produção.
Fonte: prof. Wendell Léo
-
O Programa Mestre de Produção (PMP), Plano Mestre de Produção ou Planejamento Mestre da Produção (do inglêsMaster Production Schedule MPS – é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente este período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano.
O PMP faz o calculo das necessidades de produtos finais, indicando a quantidade e período de tempo em que deverão estar prontos. Para isso, são utilizados dados sobre a demanda dependente (demanda de produtos que fazem parte de outro produto), sobre a demanda independente (que não depende de nenhum outro produto) dos produtos em carteira e do nível de estoque dos produtos. Entretanto esta etapa não detalha o planejamento da produção dos componentes de cada produto. Assim, o resultado do Plano Mestre, alimenta uma próxima etapa que virá verificar essas necessidades.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_mestre_de_produ%C3%A7%C3%A3o
-
-
MRP utiliza o Programa- Mestre de produção p controle das necessidades de materiais.
-
MRP (Materials Requirements Planning): Planejamento das Necessidades de Materiais. "sistema (de planejamento e controle de materiais) que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. (Dias, p. 120). A utilização do MRP implica na definição do programa-mestre de produção.
Conforme Q516523: (b) É um programa de operações com dados sobre tempo/máquina, custos, homem hora e consumo de materiais, para perfazimento de quantidades finais. (GAB.)
MRP II (Manufactoring Resources Planning) - Planejamento dos Recursos de Manufatura: "estende o conceito de MRP, permitindo a integração do planejamento financeiro com o operacional. Caracteriza-se como excelente ferramenta de planejamento estratégico em áreas como logística, manufatura, marketing e finanças". (Dias, p. 128)
Conforme questão Q516523 cabe o descrito na letra a) É o resultado de ações coordenadas de compartilhamento de informações de produtividade entre a gerência de materiais e a gerência financeira.
Principais diferenças MRP e MRP II: além da área financeira, o MRP II facilita o entendimento da produção com o marketing (permite integração das áreas de marketing, produção e finanças). Outro aspecto interessante é que o MRP II permite realizar análise de sensibilidades (análise de cenários) que podem indicar, por exemplo, levantamento prévio de necessidade de capacidade produtiva ou de recursos financeiros para atender a determinada previsão de vendas do marketing.
Fonte: Dias + meu comentário em Q516523
-
Questão errada e controversa: " ...implica na definição do programa-mestre de produção" a questão afirma que o MRP difine o PMP, é o contrário!
.....
O MRP(planejamento a curto prazo) é a explosão do PMP (Planejamento a longo prazo).
-
Como que eu aprendo essa matéria? mdss estou puxando os cabelos
-
Nessa etapa temos como principal objetivo entender o que precisa ser produzido, olhando sempre pela ótica de fabricação de produtos acabados. Basicamente devemos responder as perguntas: “O que a demanda vai solicitar ou já solicitou?”, “Quando precisamos entregar?” e “Qual é a quantidade pedida?”. Repare que aqui estamos tratando de previsões e pedidos firmados.
As principais entradas e saídas para essa etapa são: