A sazonalidade se apresenta com desvios de ao menos 25% em torno do consumo médio. Mas este nem é o ponto mais importante. A sazonalidade é caracterizada pela oscilação regular e condicionada a determinadas causas.
Para que não fique tão nebuloso, tome este exemplo: é normal, e perfeitamente justificável que as vendas de cobertores elétricos aumentem vertigionsamente nos meses de inverno, em relação aos meses de verão. Alias, quase ninguém estava comprando cobertores elétricos durante o verão, de maneira que, quando o inverno vem, as compras sobem para muito além dos tais 25%. Mas este frenesi de vendas não vai durar muito, e assim que o inverno acabar, haverá novo decréscimo no consumo. E isto tende a ocorrer ciclicamente, afinal, todo ano tem inverno :P.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini
GABARITO: C
Alguns métodos de previsão de demanda
• Regressão linear e análise de correlações: é um método causal e consiste em uma equação linear no modelo y = ax + b para prever a demanda, em que y é uma variável dependente e x, independente. O resultado é um gráfico em forma de reta.
• Médias móveis: esse é um método que toma como base períodos de tempo (por exemplo: meses), avaliando a demanda neles para prever as próximas. Nesse caso, se estiverem sendo considerados os meses, ao começar um novo, o mais antigo é substituído pelo mais recente.
• Suavização exponencial simples: nesse método, as equações recebem um valor que corresponde à constante de suavização. Além disso, são atribuídos pesos para as demandas dos períodos de tempos anteriores. Por exemplo: as demandas de meses mais recentes têm um peso maior do que as que correspondem aos meses mais antigos.
• Suavização exponencial com ajuste de tendência: segue a mesma lógica do método anterior, no entanto, deve ser usado quando se percebe que a demanda dos períodos de tempo analisados segue uma tendência constante de crescimento ou diminuição. Por isso, além de calcular a constante de suavização, também é preciso calcular o valor da tendência. Nesses casos, normalmente há uma relação linear entre a demanda e o tempo.
• Método sazonal multiplicativo: é o método mais indicado quando se percebe, primeiramente que há uma variação sazonal e que a sua amplitude, a diferença entre o menor e o maior valor, se torna cada vez maior à medida em que os períodos de tempo avançam. Também é executado pela aplicação de valores em equações e necessita de, no mínimo, dois períodos de tempo fechados (meses, estações, bimestres, depende do produto) para que os cálculos possam ser feitos.
FONTE: http://universidadeestoque.com.br/blog/index.php/metodos-de-previsao-de-demanda/