-
Fiquei com dúvida!
-
Nem sempre será necessário aplicar testes.
-
Ver definição de avaliação psicológica Jurema Cunha
ex: psicodiagnóstico é uma forma de avaliação psicológica. A avaliação psicológica é um processo mais amplo; que não necessariamente requer aplicação de testes
-
Errei porque interpretei "avaliação diagnóstica" como sinônimo de psicodiagnóstico. Pelo visto, o cespe usou como sinônimo de "avaliação psicológica", quando não é necessário o uso de testes.
-
O uso de testes não é obrigatório nem na avaliação psicológica nem no psicodiagnóstico, que é um tipo de avaliação psicológica, mas com propósitos clínicos.
-
Quando se trata da referência de Cunha é necessária a aplicação de testes.
-
O teste psicológico, que é uma medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento,(até aqui ok) é uma etapa necessária e fundamental da avaliação diagnóstica.
Avaliação diagnóstica: penso que o fundamental para um diagnóstico é o DSM-V, visto que nós psi temos que basear nele para emitir um diagnóstico.
Os testes psicológicos são importantes, mas nem sempre será necessário utiliza-los. Importante salientar também que o foco da testagem deve ser o sujeito que está sendo avaliado. O teste é instrumento, e não finalidade do processo!
gab: errado