SóProvas


ID
984634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere às metodologias ágeis, julgue os próximos itens.


Na metodologia Scrum, a fase em que se integra o software, realizam-se os testes finais e gera-se a documentação do usuário é denominada pós-planejamento (post-game phase).

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida da SCRUM é baseado em três fases principais, divididas em sub-fases:

    Pré-planejamento (Pre-game phase): os requisitos são descritos em um documento chamado backlog. Posteriormente eles são priorizados e são feitas estimativas de esforço para o desenvolvimento de cada requisito. O planejamento inclui também, entre outras atividades, a definição da equipe de desenvolvimento, as ferramentas a serem usadas, os possíveis riscos do projeto e as necessidades de treinamento. Finalmente é proposta uma arquitetura de desenvolvimento. Eventuais alterações nos requisitos descritos no backlog são identificadas, assim como seus possíveis riscos.

    Desenvolvimento (game phase): as muitas variáveis técnicas e do ambiente identificadas previamente são observadas e controladas durante o desenvolvimento. Ao invés de considerar essas variáveis apenas no início do projeto, como no caso das metodologias tradicionais, na SCRUM o controle é feito continuamente, o que aumenta a flexibilidade para acompanhar as mudanças. Nesta fase o software é desenvolvido em ciclos (sprints) em que novas funcionalidades são adicionadas. Cada um desses ciclos é desenvolvido de forma tradicional, ou seja, primeiramente faz-se a análise, em seguida o projeto, implementação e testes. Cada um desses ciclos é planejado para durar de uma semana a um mês.

    Pós-planejamento (post-game phase): após a fase de desenvolvimento são feitas reuniões para analisar o progresso do projeto e demonstrar o software atual para os clientes. Nesta fase são feitas as etapas de integração, testes finais e documentação.

    (Fonte: Processos Ágeis para desenvolvimento de Software – Parte 02 http://www.devmedia.com.br/processos-ageis-para-desenvolvimento-de-software-parte-02/9209)

    Gabarito "C".

  • pessoal, nunca vi essa definição em nenhum lugar. Ela não consta no scrum guide por exemplo.

    O comentário da colega Amanda é ótima e bem esclarecedor, mas alguém tem alguma outra referência? De preferência da Scrum alliance?

  • Isso que foi colocado aí não é oficial.
    É invenção de algum autor ou parece que o cespe pegou a questão do site devmedia. Será??!!!


    Não existe no Scrum Guide nada sobre isso.

  • Que susto, eu achando que eu fiquei doido...


    Pelos comentários dos colegas, não estou tão louco assim...

    Acho que a Amanda que elaborou essa questão para o CESPE....
  • The postgame phase (closure phase)

    The management ends the development process and the product is being prepared for a release. This includes: integration, testing, user documentation, training and marketing material preparation. 

    As we can see the Scrum methodology is very well organized and very effective. What is also worth mentioning is that the whole Scrum process is limited in time. If the time of the sprint has ended the process has to be stopped. It makes the process more resolute , people work at the most important things and don’t waste their time.


    http://scrummethodology-org.etltools.net/scrum-phases.html