Além de mostrar os diferentes processos de aprendizagem, a estrutura proposta por Figueiredo (2001) destaca também quatro diferentes dimensões de análise, sendo estas: variedade; intensidade; funcionamento; e interação.
? Variedade: Esta característica está relacionada à variedade de processos de aprendizagem existentes na empresa, podendo ser medida tanto dentro dos quatro processos utilizados nesta estrutura quanto dentro dos subprocessos que os envolvem. Por exemplo, dentro de um processo de aquisição de conhecimentos externos pode haver vários outros subprocessos como contratação de profissionais externos e treinamento no exterior. Esta característica é apresentada, neste modelo, em termos de presença ou ausência de uma variedade de processos, sendo a presença ainda classificada como limitada; razoável; e ampla.
? Intensidade: Refere-se à freqüência, dentro de uma visão longitudinal, com que a empresa cria; atualiza; utiliza; e aperfeiçoa os seus processos de aprendizagem. Esta característica é mostrada em termos de esporádica; intermitente e contínua.
? Funcionamento: Esta característica relaciona-se ao modo (deficiente; razoável; bom; e excelente) como os processos de aprendizagem funcionam dentro da empresa. Por exemplo, uma empresa pode ter uma presença ampla de processos, além de uma intensidade contínua de criação de outros novos, mas estes podem estar sendo operados de maneira deficiente.
? Interação: Está relacionada à forma como os processos de aprendizagem influenciam uns aos outros. Esta característica é apresentada em termos de deficiente; razoável e forte. Pode-se citar um exemplo em que uma forte interação entre os processos pode acarretar com que um processo de aquisição de conhecimentos internos, por meio de treinamentos internos, influencie um processo de codificação de conhecimentos, através da elaboração de um roteiro de treinamentos internos para a empresa.
Gabarito D (INTENSIDADE)
Trata do estudo dos Processos de Aprendizagem por Figueiredo, conforme as colegas mencionam abaixo. De forma mais resumida.
Características chave dos Processos de Aprendizagem:
VARIEDADE (Ausente/Presente/Limitada/Moderada/Diversa): Presença ou ausência de processos de aprendizagem para adquirir conhecimentos.
INTENSIDADE (Uma vez/Intermitente/Contínuo): O modo como a empresa usa o processo de aprendizagem ao longo do tempo.
FUNCIONAMENTO (Ruim/Moderado/Bom/Excelente): O modo como o processo de aprendizagem é criado e como ele opera ao longo do tempo.
INTERAÇÃO (Fraca/Moderada/Forte): Modo como um processo influencia outro processo.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rac/v9nspe1/v9nesp1a06.pdf