SóProvas


ID
986191
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Que pensador do Estado Moderno apresentou o Estado como senhor absoluto, cabendo aos cidadãos a obediência sem questionamentos, já que este funcionava como uma ordem absoluta e controladora com o objetivo de tirar os homens da guerra de todos contra todos?

Alternativas
Comentários
  • Letra:A

    Thomas HobbesEscreveu o livro Leviatã, titulo que se refere ao monstro bíblico que governava o caos
    Primitivo. Ele compara o Estado a um monstro todo poderoso especialmente criado para acabar com a anarquia da sociedade primitiva. Segundo ele, nessas sociedades o “Homem era o lobo do próprio homem”, vivendo em constante guerras e matanças cada qual procurando garantir a sua própria sobrevivência. Só havia uma solução para acabar com a brutalidade entregar o poder a um só homem, que seria o rei. Esse rei governaria a sociedade, eliminando a desordem e dando segurança á população. Essa é a teoria do contrato social.

  • Hobbes buscou revitalizar com sua teoria o domínio absolutista. A antiga crença na origem divina do poder dos reis para comandar seus súditos não mais se sustentava. Assim, ele nos trouxe o conceito do nascimento do Estado através de um contrato de seu livro -  “ O levitã”. De acordo com ele, antes do Estado, os homens viviam no estado da natureza como animais, em eternas guerras. A visão de Hobbes deste estado de natureza é bastante negativa -  seria o caos, a barbárie e a guerra. O Estado nasceria para possibilitar aos homens prosperar e ter paz. Para ele, ao entrar neste Estado, os homens fariam um pacto de associação e submissão. Ou seja, cederiam seus poderes ao Estado (representado pelo monarca) e não poderiam depois retroceder.

     

    Estratégia Concursos.