SóProvas


ID
986422
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os atos administrativos “secretos” do Senado Federal ofendem alguns princípios da Administração Pública fixado na Constituição Federal.Decorrente desses atos secretos, caso houver a investidura em cargo público efetivo sem o prévio concurso público,enseja- se um problema constitucional. Por ordem de gradação,o princípio ofendido e a solução constitucional para o caso são o princípio da.

Alternativas
Comentários
  • Art. 05 - 
    LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

    R: A questão não deixa explicíta nenhuma das opções citadas na CF, ou seja, o ato citado deve ser "público".

    Art. 37 -
    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; CF/88

    § 2º - A não observância do disposto nos incisos II e III implicará a nulidade do ato e a punição da autoridade responsável, nos termos da lei.

    R: Simples letra da lei.






  • Alguém me explica, por gentileza, o erro da alternativa B?

  • Acredito que nenhuma das alternativas responde a questão.

    Pois no caso em comento:  houver a investidura em cargo público efetivo sem o prévio concurso público,enseja- se um problema constitucional.Fere o princípio da legalidade  conforme a alternativa  A, mas a solução não é a revogação e sim a anulação conforme a alternativa B.



  • Questão mal formulada é apelido. Aliás, como de praxe nesta banca. Sobre qual dos casos a pergunta se refere? Aos atos secretos ou à investidura em cargo efetivo sem prévio concurso? Sacanagem.

  • O que é secreto não é público, ferindo o principio da publicidade. O ato deve ser anulado com punição para quem for responsável por ele. No Brasil não temos isso( ato secreto- agora foi ,de fato, proibido), mas nos EUA temos e os politicos que fazem isso, vão pra cadeia.

  • Que loucura. A questão pergunta sobre a investidura em cargo público sem prévio concurso. O vício seria de ilegalidade.

  • Gabarito D.

     

    Complementando o comentário do colega Pedro Xavier.

  • Questão ambígua, não se sabe se o problema constitucional se refere ao ato adm "secreto" ou a investituda em cargo efetivo sem concurso.

  • Que negócio é esse de "atos administrativos secretos"?!?