SóProvas


ID
987763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No ano de 2012, uma série de eventos lembrou a morte do Barão do Rio Branco, ministro brasileiro das Relações Exteriores entre 1902 e 1912, que

Alternativas
Comentários
  • Informações: http://educacao.uol.com.br/biografias/rio-branco.jhtm
  • A) Errada

    Questão de Palmas


    foi um conflito diplomático que ocorreu entre a Argentina e o Brasil nos anos de 1890 e 1895. Na discussão contenciosa, o governo argentino reivindicava território situados no Oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina.


    A Argentina queria estabelecer as fronteiras por meio dos rios do Paraná e de Santa Catarina, se baseando no Tratado de Madri, redigido em 1750, e que definira as fronteiras entre as colônias espanholas e portuguesas, num acordo realizado entre D. João V de Portugal e Fernando VI da Espanha.


    No fim do Segundo Império, antes da proclamação da República de 1889, ambas as partes combinaram que a situação seria resolvida por meio de um arbitramento. Em 25 de janeiro de 1890, o então Ministro das Relações Exteriores do Governo Provisório republicano, Quintino Bocaiúva, assinou o Tratado de Montevidéu para dividir a região.

  • O item "d" está errado porque o Acordo entre Brasil, Chile e Argentina é de 1915, e Barão do Rio Branco é Ministro de 1902 a 1912. Ademais, o nome do tratado está equivocado: é Tratado de Não Agressão, Consulta e Arbitragem, que, aliás, nunca chegou a entrar em vigor.