SóProvas


ID
991162
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               Governo quer proibir venda de horário na TV
       O governo prepara decreto que muda a legislação de concessões de rádio e TV. Batizado de novo marco regulatório da radiodifusão, o projeto prevê o fim de um "mercado paralelo" no setor, informa Julio Wiziack. Uma das mudanças de maior impacto é a proibição do aluguel de canais e de horários da programação. A lei atual não coíbe a prática de forma explícita, o que gerou a proliferação de programas religiosos e comerciais. (Folha de São Paulo, ANO 92, Nº 30.377, 03 de junho de 2012)


Com relação à linguagem empregada no texto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lertra E. O discurso indireto não permite que as personagens se exprimam livremente, uma vez que as falas das personagens são apresentadas pelo narrador.. o que não é observado no texto.

  • GAB dado como letra E..

     

    Não captei muito bem que era a 'e', mas segue..

     

    Na 'c' fala em texto escrito em prosa: Prosa é um gênero de texto escrito em parágrafos. O termo deriva do latim prosa, que significa discurso direto, livre, em linha reta. As metáforas são exploradas visando criar uma imagem objetiva e concreta da realidade, o que o diferencia do texto poético. Porém, a linguagem da prosa não é pura denotação. Quando a obra chega ao seu epílogo, e termina a narrativa, a conotação se manifesta fortemente. Portanto, a prosa faz uso da linguagem denotativa conotativa, ao contrário da linguagem poética, que é predominantemente conotativa.

     

    No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito. Pode ser também utilizado por questões de humildade - para não falar algo que foi dito por um estudioso, por exemplo, como se fosse de sua própria autoria. Ex: Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas. Inserção do discurso no meio do texto - não necessariamente numa linha isolada. https://googleweblight.com/i?u=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Prosa&hl=pt-BR https://googleweblight.com/i?u=https://www.todamateria.com.br/discurso-direto-indireto-e-indireto-livre/&hl=pt-BR

  • Acredito que a colega Ana Paula quis dizer que predomina o discurso indireto!

     

    A primeira vez que li não entendi muito bem, mas é isso mesmo, já que o direto se evidencia pelas falas propriamente ditas e expontaneas por uma pessoa citada no texto. Nesse texto específico, o autor cita de forma limitada a informação de alguém, porém o faz sutilmente com controle do que é dito sem que isso caracterize ou predomine no momento e ocorre a permanência do seu posicionamento de narrador. 

     

    Espero ter contribuído e QQ equívoco nesse e em outros comentários, avisar no privado. #Gratidão.