-
Respondi ERRADO e de fato errei.Não entendi essa questão, mesmo lendo esta excelente explicação.
Se alguém tiver alguma explicação que justifique o erro da questão....
Grato!
http://www.infowester.com/raid.php
-
De acordo com o que li em Tanenbaum, não há redundância de discos, mas sim de dados, com os bits de paridade distribuídos uniformemente entre os discos.
-
Creio que o CESPE utilizou o termo "redundância de discos" com o sentido de utilizar mais de um disco, o que está correto, já que no RAID 5 deve-se utilizar o mínimo de 3 discos. Ou seja, mais uma casca de banana do CESPE pra variar. E outra, até onde entendo, não há redundância de dados no RAID 5 mas sim tolerância a falhas (com a técnica de striping a nível de bloco com paridade distribuída), desempenho (na leitura e escrita, mas não na reconstrução do array em caso de falhas) e disponibilidade dos mesmos.
-
Redundância signifca ter componentes de reserva, a postos, para substituir o principal, caso este falhe por qualquer motivo. Por isso o termo "redundância de discos" justamente pela forma de implementação de RAID - redundant array of independent disks. Já a escalabilidade se dá pelo fato de RAID 5 poder ser implementado com três discos inicialmente e depois ampliado para mais discos.
-
Eu queria saber em que sentido o CESPE usou a palavra "escalabilidade". Foi de crescimento futuro, de performance para altas taxas de leitura e escrita?
-
Pessoal, quanto a redundância está correto sim. Bom, como sabemos, o RAID 5 implementa paridade distribuída entre os discos. E sobre paridade em RAID o autor SOMASUNDARAM AFIRMA O SEGUINTE,em sua página 78:
"Paridade é um método de proteção fracionados contra falhas de HDD sem o custo do espelhamento. A paridade é uma verificação de redundância que assegura proteção integral dos dados sem manter um conjunto inteiro de dados duplicados."
-ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-EMC EDUCATION SERVICES-SOMASUNDARAM-2011
-
Concordo com Nicolas, marquei errado pela interpretação do termo "escalabilidade".