-
ERRADA, O BSC NÃO PRIVELEGIA OS OBJETIVOS LONGO PRAZO. O BSC FAZ O EQUILÍBRIO ENTRE OS OBJETIVOS DE CURTO E LONGO PRAZO.
De acordo com os criadores do Balanced Scorecard, Robert S. Kaplan e David P. Norton, o BSC traduz a missão e a visão da estratégia segundo quatro perspectivas:financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Essas quatro perspectivas do Scorecard equilibram os objetivos de curto e longo prazo, com os vetores desses resultados, sendo que essas medidas apontam para a execução de uma estratégia
integrada.
http://www.aedb.br/seget/artigos11/811465.pdf
Segundo Kaplan e Norton (1997, p.25), o Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e
não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob as quatro perspectivas. Dessa forma contribui para que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.
http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp/folder_nucleo/MA/leituras/pasta.2010-07-01.1729046576/BALANCED%20SCORECARD.pdf
-
O BSC é um sistema de controle e implementação estratégica proposto por Robert Kaplan e David Norton, que permite as organizações utlizarem o desdobramento da estratégia para elaborar o planejamento. Segundo seus formuladores, a avaliação de desempenho começa com objetivos financeiros em longo prazo, apoiados nas ações para conquistar clientes lucrativos e retê-los.
O BSC " é um conjunto de indicadores financeiros e operacionais, segundo as perspetivas de todas as partes interessadas, de maneira a proporcionar à organização uma rápida e abrangente visão do negócio." (Kaplan e Norton)
O BSC é baseado na representação equilibrada das medidas financeiras (contábeis) e não financeiras (operacionais), organizads segundo as seguintes perspectivas: - Financeira ( crescimento das vendas, percentual de receitas, lucratividade...)
- Clientes externos (aquisição de novos clientes, satisfação dos clientes, market share...)
- Procesos internos (produtividade, produtos e serviços novos, tempo de atendimento, tratmento das reclamações e ações corretivas tomadas...)
- Aprendizado e crescimento (discusões relacionadas ao RH, satisfação dos colaboradores, treinamento, motivação, clima organizacional, fomento a novas ideias)
Trata-se de um sistema de gestão baseado em indicadores que impulsionam o desempenho prooprcionando a organização uma visão ATUAL E FUTURA do negócio, com foco abrangente e controle pró ativo dos objetivos planejados.
-
O BSC associa os indicadores a um sistema gerencial, que vincula “o desempenho operacional de curto prazo aos objetivos estratégicos de longo prazo”.
Fonte:http://books.google.com.br/books?id=ZQ4GAAAAQBAJ&pg=PT339&lpg=PT339&dq=%E2%80%9Co+desempenho+operacional+de+curto+prazo+aos+objetivos+estrat%C3%A9gicos+de+longo+prazo%E2%80%9D.&source=bl&ots=2625WHmFkZ&sig=ZzkHCjsgoHocNcpyMeoba3kBU_Y&hl=pt-BR&sa=X&ei=yUHYUv2LFpTRkQfdgoCICg&ved=0CC4Q6AEwAA#v=onepage&q=%E2%80%9Co%20desempenho%20operacional%20de%20curto%20prazo%20aos%20objetivos%20estrat%C3%A9gicos%20de%20longo%20prazo%E2%80%9D.&f=false
-
O processo gerencial de planejamento e estabelecimento de metas do BSC permite que a organização quantifique os resultados pretendidos a longo prazo, identifique mecanismos, forneça recursos para que os resultados sejam alcançados e estabeleça referenciais de curto prazo para as medidas financeiras e não financeiras do scorecard.
-
BSC é ferramenta de CONTROLE estratégico e não de planejamento.
-
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CARGO 1: ADMINISTRADOR Prova Discursiva Aplicação: 13/10/2013 |
PADRÃO DE RESPOSTA |
Tópico 1 – Atualmente, o campo deatuação do BSC é muito mais abrangente do que aquele imaginado pelos seuscriadores, Kaplan e Norton. O BSC tornou-se essencialmente uma ferramenta degestão capaz de operacionalizar as estratégias organizacionais levando emconsideração diferentes grupos de interesse em sua análise e execução, além deauxiliar no processo de formulação do plano estratégico ao estabelecer metas,objetivos e indicadores. Ele é capaz de retroalimentar o sistema, apresentando feedbacksconstantes para monitoramento e ajustes dos planos da instituição.Adicionalmente, permite comunicar a estratégia de forma clara para toda ainstituição além de ser direcionado e focado em ações concretas.
Tópico2 –O BSC considera quatro categorias de informações sobre o desempenho da empresa:financeira (interesse dos acionistas); interesse dos clientes; eficiência dosprocessos internos; e aprendizagem e crescimento organizacional:
2.1 – Financeira: a vertentefinanceira abrange o crescimento e o perfil de receita, a melhoria daprodutividade e a redução de custos, além das ações diretamente relacionadas àalocação de recursos monetários da instituição. Apesar de ser consideradamuitas vezes como principal perspectiva do BSC, dependendo do tipo deorganização em que o sistema é aplicado, ela pode acabar em segundo plano;afinal, o objetivo das instituições governamentais, assim como daquelaspertencentes ao terceiro setor, não é gerar lucro.
2.2 – Clientes: essa perspectiva levaem consideração o maior elo de interação em que uma organização pode atuar, nocaso, seus clientes. E, mais uma vez, dependendo do tipo e foco da instituição,os clientes podem passar a ser usuários, o que não invalida a sua importância.
2.3 – Processos internos: aprimorar os processos detrabalho, o modelo de produção e a forma de operação de um negócio é umaobrigação de qualquer organização, independentemente do setor em que ela atue.Por isso, essa é uma perspectiva primordial para a adoção do BSC, uma vez queos dirigentes precisam conhecer os pontos críticos que devem ser melhorados nainstituição para garantir a sustentabilidade do seu negócio.
2.4– Aprendizagem e crescimento: essa perspectiva éresponsável por oferecer uma infraestrutura para a consecução dos objetivos emetas propostos pelos dirigentes. Relaciona-se diretamente com a capacidade deaprendizagem da instituição e possui objetivos direcionados ao desenvolvimentode competências relevantes para o plano estratégico definido.
-
O BSC reflete o o equilíbrio entre objetivos de curto prazo e longo prazo, questão incorreta.
-
Que raiva da CESPE. Não entendi então pq a banca considerou certa essa assertiva em outra prova:
A implantação de um modelo de balanced scorecard pressupõe que o processo de planejamento do negócio consistirá em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas, evitando-se, todavia, que, na definição dos objetivos individuais, se priorizem as metas de curto prazo.
-
Danielle Machado
Entendi seu questionamento. Todavia, em provas do CESPE, uma palavra mata a questão.
Veja que a assertiva que você questiona, na parte final, fala em PRIORIZAR metas.
Ou seja, o BSC não PRIORIZA metas, e sim mantém um EQUILÍBRIO e procura ALINHAR as ESTRATÉGIAS de longo prazo às de curto prazo.
E a questão está CERTA quando afirma que SE DEVE EVITAR PRIORIZAR metas de curto prazo.
Realmente se deve evitar, pois a finalidade do BSC não é essa!
Valewwww
-
O BSC tem esse nome justamente porque os indicadores são balanceados. Balancedos no sentido de equilibrar indicadores:
de curto e longo prazo;
financeiros e não financeiros;
internos e externos.
-
Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental - Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Balanced Scorecard (BSC);
O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão por meio da qual uma organização identifica e equilibra metas associadas em diferentes perspectivas, harmonizando seus compromissos de curto prazo com os objetivos de longo prazo.
CERTO.
-
COORDENA, ALINHA, HARMONIZA OS OBJETIVOS OPERACIONAIS COM OS ESTRATÉGICOS. O ASPECTO MAIS IMPORTANTE DO BSC É A MEDIÇÃO DE RESULTADOS E A UTILIZAÇÃO DE DIRECIONADORES QUE POSSIBILITAM À ORGANIZAÇÃO ATUAR DE ACORDO COM SUAS ESTRATÉGIAS.
GABARITO ERRADO
-
Outra questão do mesmo ano, perguntando praticamente a mesma coisa:
(2013/Cespe/CPRM/Analista em Geociências – Administração)
O balanced scorecard é uma ferramenta utilizada para os objetivos de longo prazo, não para os de curto prazo. (ERRADO)