SóProvas


ID
992128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da evolução da administração e do processo administrativo, julgue os itens que se seguem.

A liderança autocrática não produz resultados em grupos de baixa maturidade, pois não é focada nas tarefas e sim na opinião das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
    * Liderança autocrática: na Liderança autocrática, o líder é focado apenas nas tarefas. Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
  • Errado!

    Vale atentar que, para grupo de baixa maturidade, a liderança autocrática é a que produz maiores resultados. 

    Maturidade baixa: pessoas inseguras, que revelam baixa disposição para o trabalho e pouca capacidade para sua realização. Nesse caso o líder deve determinar as tarefas a serem realizadas. A delegação é para quem tem alta maturidade.

    A afirmativa poderia ser substituída por:
    A liderança liberal não produzem resultados em grupos de baixa maturidade, pois não é focada nas tarefas e sim na opinião das pessoas.
  • ESTILOS DE LIDERANÇA
    Segundo Chiavenato (2003) as teorias sobre estilos de liderança são teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar.
    A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: AUTOCRÁTICA, LIBERAL E DEMOCRÁTICA.

    ·   LIDERANÇA AUTOCRÁTICA,  LIDERANÇA AUTORITÁRIA OU DIRETIVA:

    liderança autocrática. O líder centraliza as decisões e impõem ordens ao grupo. É o tipo do líder que não aceita opinião do grupo, não entende as necessidades e os problemas das pessoas. No entanto , as pessoas que trabalham juntos são agressivas, não demonstra satisfação em realizar uma tarefa que gosta de fazer, pois são pessoas que trabalham sobre pressão do líder. Onde o mesmo não influencia as pessoas a trabalhar a favor juntos com objetivos de resultados a empresa, criando dentro da sua equipe amigos e parceiros, com espontaneidade, iniciativa para realizar as tarefas. (CHIAVENATO 2004, p. 103)
    Favorece a centralização do poder, promovendo um comportamento dependente e submisso aos membros do grupo, com sentimentos de tensão, frustração e sobre tudo apresenta manifestação de conflito entre membros da equipe. O trabalho somente se desenvolve com a presença física dos líderes, tendo a qualidade do serviço realizado inferior, mas produzindo em grande quantidade, sendo superior aos grupos de liderança democrática (WEBBE, 2005).
    ·   LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, LIDERANÇA PARTICIPATIVA OU CONSULTIVA:
    A autonomia do grupo para decidir e implementar estratégias para resolução dos problemas, para atingir metas, deixando o caráter do líder intervir apenas quando o grupo solicita e necessita de orientações técnicas ou aconselhamento. A liderança democrática apresenta maior qualidade no serviço prestado, mas com menor quantidade de serviços (CHIAVENATO, 1993).
    liderança democrática. O líder trabalha junto ao subordinado, ele conduz e orienta a equipe a realizar as tarefas. Mesmo na sua ausência as tarefas são realizadas como se estive-se, o líder democrático ele se comunica espontaneamente e forma grupos de amizades e um bom relacionamento entre sua equipe. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

     Segundo Kurcgant (1993), a grande desvantagem do estilo democrático e que a descentralização do poder influência a independência e o descomprometimento dos membros do grupo com os objetivos e medas da organização, ameaçando principalmente os líderes inseguros, cuja competência profissional e desqualificada seja vítima das críticas de seus subordinados. Diante das dificuldades enfrentadas no trabalho questionam a liderança da enfermagem, muitas vezes, quando solicitando o desempenho duplo papel de supervisor ou coordenador do cuidar, não realizando nenhuma das funções com qualidade.

  • ·   LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE:
    Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
    liderança liberal. É quando o líder delega as atividades ao grupo, e não faz acompanhamento das tarefas, onde a produção é baixa , pois desperdiçava muito tempo com problemas pessoais, onde as pessoas são muito individualistas e não respeita o líder. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

    De acordo com Chiavenato (2004, p.103): Na prática, o líder utiliza os três estilos de liderança de acordo com a situação, as pessoas e a tarefa a executar. O líder tanto manda cumprir ordens como consulta os subordinados antes de tomar uma decisão e sugere como realizar certas tarefas: ele utiliza a liderança autocrática, democrática e liberal. o desafio da liderança é saber quando aplicar qual estilo, com quem e em que circunstâncias. (CHIAVENATO, 2004, p.103).

  • O que é um líder?

    É aquele que consegue realizar coisas por meio de pessoas (e com elas). É aquele que consegue que outras pessoas produzam voluntariamente e com satisfação, desempenhando suas tarefas acima dos níveis estabelecidos. 

    Líder autocrático: exige obediência do grupo; não ouve os membros da equipe ; é impositivo. Ideal para grupos de baixa maturidade,

  • Tendo como base a teoria sobre liderança de Hersey e Blanchard que norteia-se na maturidade do colaborador, a atitude mais sábia ao deparar-se com um grupo de baixa maturidade é dirigí-lo, sendo essa uma atitude classificada por Lewin em sua teoria dos estilos de liderança como autocrática.

  • Nossa, o CESPE confundiu tudo ai...

    "A liderança autocrática não produz resultados em grupos de baixa maturidade...": Muito pelo contrário, em grupos com tais personalidades uma liderança autocrática seria ideal como forma de controle e organização dos grupos. 

    [...] "pois não é focada nas tarefas e sim na opinião das pessoas." : Errado novamente, quem se preocupa com a opinião das pessoas é a liderança do tipo DEMOCRÁTICA e não a mencionada pela questão. 


    Bons Estudos pessoal!

  • • Maturidade: é a capacidade e a vontade das pessoas assumirem a
    responsabilidade pela orientação do próprio comportamento, e
    pode ser dividida em: maturidade no trabalho e maturidade
    psicológica.
    (ribas)

  • Gabarito: errado.

    Para auxiliar...

     

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANTT Prova: Analista Administrativo

    O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que se enfatizam o controle do desempenho dos funcionários e o cumprimento de prazos e padrões de qualidade.

    Gabarito: Certo

  • ERRADO.

    Na liderança autocrática o líder é focado nas tarefas.

  • O líder autocrático toma as decisões sozinho e não delega autoridade nenhuma a seus subordinados.

  • A liderança autocrática produz resultados em grupos de baixa maturidade, pois é focada nas tarefas e não na opinião das pessoas.
     

  • (ANTT/2013/CESPE) Q331134: questão abaixo

    O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que se enfatizam o controle do desempenho dos funcionários e o cumprimento de prazos e padrões de qualidade. C

    GAB ERRADO

  • Estilos de lideranças 

     

    ---> autocrática

    ---> democrática

    ---> liberal

     

    Quando a questão falar em TEORIA X, a liderança exigida será a autocrática, visto que o líder considera seus funcionários preguiçosos e indispostos para o trabalho. Eles precisam ser monitorados e controlados de forma rígida.

     

    De outro modo, quando a questão falar em TEORIA Y, a liderança exigida será a liberal, já que o líder considera seus funcionários aptos ao trabalho.