SóProvas


ID
992149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade, julgue o item seguinte.

O modelo da Fundação Nacional da Qualidade contempla a realização de auditorias periódicas nas organizações candidatas ao prêmio nacional da qualidade, que devem ser constituídas por auditores externos certificados.

Alternativas
Comentários


  • Não achei nada explicito sobre a questão , contudo encontrei o tópico abaixo , espero q ajude .


    Que benefícios uma empresa tem ao ser avaliada no ciclo do PNQ?

    Com base na avaliação fornecida pelo Relatório da Gestão (RG) da candidata, que mede a gestão em todas as áreas, as pessoas ligadas à organização passam a observá-la de maneira abrangente, sistêmica. Isso faz com que todos foquem os  mesmos objetivos, e a obtenção de resultados globais é uma consequência. Paralelamente, cria-se uma cultura de aprendizado e melhoria contínua do desempenho. O relatório permite avaliar, ainda, fornecedores, clientes, parceiros e até concorrentes. A partir desse ponto, a organização candidata já começa a se diferenciar. É a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de nível Classe Mundial.

    Ao final do processo, a empresa recebe um Relatório de Avaliação (RA), com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Elaborado por profissionais voluntários competentes e independentes, o RA constitui uma rica fonte de informações, a partir da qual a organização poderá fazer os ajustes necessários. A Banca Examinadora do PNQ é formada por mais de 4 mil pessoas das mais diversas áreas de atuação, que já despenderam acima de 280 mil horas de trabalho voluntário em prol da Excelência em Gestão


    Para um aprofundamento maior : http://fnq.org.br/perguntas-frequentes
     
  • "O modelo da Fundação Nacional da Qualidade contempla a realização de auditorias periódicas nas organizações candidatas ao prêmio nacional da qualidade, que devem ser constituídas por auditores externos certificados."  Acho que o erro dessa questão está na palavra "devem". Eu entendi dessa forma, corrijam-me se eu estiver errada.
  • elas podem :)

  • "Candidatar-se ao PNQ representa, de uma forma geral, submeter a organização a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética, obtendo-se ao final do processo um amplo Relatório de Avaliação da gestão."

    http://fnq.org.br/perguntas-frequentes

  • Alguém tem uma explicação para essa questão? 

  • "Todas as empresas que se candidatam ao prêmio nacional são avaliadas por profissionais externos acreditados pela FNQ".

    Administração Pública, Augustinho Paludo.

    Bom, talvez o erro esteja no "avaliações periódicas...". Corrijam-me se estiver errado.

    Valeu!

  • Bom, eu sugiro que o erro seja em concordância. "que devem ser constituídas por auditores externos certificados" aparentemente se refere às "organizações candidatas ao prêmio" e não à fundação. 

    Me corrijam se estiver errada.    

  • penso que o erro seja porque o MODELO (MEG) não contempla isso, mas o PROGRAMA (PNQ)

  • Ninguém me convenceu! Então, fui ao site da FNQ e li bastante coisa por lá!! Nada foi tão claro a ponto de eu matar a questão! Dois indícios que tenho são:

    1. As auditorias periódicas são feitas por auditores internos da candidata! Nada impede que uma empresa candidata ao Prêmio Nacional da Qualidade as realize periodicamente! fonte: (http://www.fnq.org.br/colabore/comunidade-de-boas-praticas/exibir-pratica-mpe/auditoria-interna-do-sistema-de-gestao-da-qualidade)

    2. Após a empresa se candidatar, o processo até o reconhecimento ou não por meio do Prêmio ocorre cerca de 4 meses. Veja o que li acerca disso: "Após criterioso processo de avaliação, com duração de aproximadamente quatro meses, é realizado o anúncio das organizações reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Qualidade® ". Fonte: (http://www.fnq.org.br/avalie-se/pnq)

     

    Mas ainda não estou satisfeito: dito isso, enviei um e-mail para relacionamento@fnq.org.br

    Estou aguardando uma resposta. Quando ou se retornarem, eu venho aqui e posto.

     

    Edit.: 11/06/2018. Não responderam ao meu questionamento.

     

    Sucesso a todos!

    vivendoumasaga

  • nossa, a explicação da professora ficou muito a desejar! não entendi nada!!

  • Horrivel a tentativa de explicar da professora. 

  • Eu não sou lá um grande estudioso da matéria... mas pensem comigo: se a proposta é trazer QUALIDADE, o que implica um processo de autoaperfeiçamento que busca atingir a perfeição, a eliminação total de erros, trazer alguém de fora para auditar não vai na contramão disso? 

    Não me parece uma recomendação razoável de quem queira descrever os meios de alcançar a máxima eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, perfeição divina e blá blá blá da qualidade de uma organização. Admitir controle externo é declaração antecipada de fracasso do modelo. Alguns autores queriam eliminar os controles concentrados internos, buscando deixá-los difusos entre os próprios responsáveis pela tarefa, que dirá os externos...

  • Pela explicação da professora, na verdade, não são avaliações periódicas, mas uma só constituida por várias estapas que estabelecem critérios de adequação.

  • essa professor é dona do QC, só pode.. pq o que mais tem aqui é reclamacao quanto às questoes que ela comenta, e nada fazem!!!

  • O erro da questão foi em afirmar que "as auditorias periódicas... feitas pelos auditores externos..." quando na verdade as auditorias periodicas são as internas e as externas ocorrem uma vez. Vejam no portal do site da FNQ.
  • O modelo da Fundação Nacional da Qualidade contempla a realização de auditorias periódicas nas organizações candidatas ao prêmio nacional da qualidade, *que devem ser constituídas por auditores externos* certificados. Resposta: Errado. Olha o verbo no imperativo (devem) quando na verdade essas auditorias são internas e externas.
  • Creio que o ERRO SEJA : avaliações periodicas