-
A função distributiva corresponde a função do governo em arrecadar impostos, reduzir a renda de determinadas classes sociais ou regiões para transferi-los a outras. A função estabilizadora objetiva garantir o máximo de emprego, crescimento economico com estabilidade de preço.
-
Gabarito: Errado
A função distributiva tem como finalidade atenuar as injustiças e desigualdades sociais, através de uma distribuição mais igualitária da riqueza produzida em um país, já que o mercado por si só não consegue gerar a distribuição considerada justa pela maioria da sociedade.
A função alocativa consiste na aplicação de recursos públicos, pelo Estado, nas atividades em que não houver interesse da área privada ou a presença do Estado se faz necessária, como: investimentos na infra-estrutura, transporte, energia, comunicação, armazenamento, saneamento básico, meio ambiente, educação e saúde.
A função estabilizadora é a mais recente e tem como objetivos principais a manutenção de um equilibrado nível de emprego, estabilidade dos níveis de preços, equilíbrio na balança de pagamentos e razoável taxas de crescimento econômico.
-
A função estabilizadora, recente, tem como característica ajustar os quatro objetivos de política fiscal que seria manter o elevado nível de emprego, estabilidade dos preços, equilíbrio no balanço de pagamentos e razoável taxa de crescimento econômico.
Já os programas assistenciais, além de alguns tipos de tributações, enquadram-se na função distributiva, por promover ajustes na distribuição de renda, corrigindo as falhas do mercado.
Fonte: Curso de Orçamento Público- Prof. Bruno Eduardo
-
Nem li o restante. Falou em estabilidade, função estabilizadora!
-
ERRADO
---------------
Função Estabilizadora!!!
-
Natalie Silva,
como não leu o restante se a palavra distributiva era a última da frase?! hehe
Se estivesse escrito estabilizadora ali a assertiva estaria correta.
-
Gabarito errado!
Além dos ajustamentos na alocação de recursos e na distribuição de renda, a política fiscal tem quatro objetivos macroceconômicos: manutenção de elevado nível de emprego, estabilidade nos níveis de preços, equilíbrio no balanço de pagamentos e razoável taxa de cresciemnto econômico.
-
A manutenção do nível de emprego e a estabilidade dos preços são objetivos característicos da função estabilizadora. Estabilizadora: Trata do ajustamento do nível geral de preços, do emprego, da demanda e da estabilidade da moeda mediante instrumentos da política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por lei, limites,etc)
-
estabilizadora
-
ERRADO
FUNÇÃO ESTABILIZADORA
AJUSTA O NÍVEL GERAL DE PREÇOS E DE EMPREGOS DO MERCADO: CRESCIMENTO ECONÔMICO
-
ESTABILZADORA.
-
FUNÇÃO ESTABILIZADORA
-
GABARITO: ERRADO
Existem três funções do orçamento público (funções fiscais) principais: alocativa, distributiva e estabilizadora. De forma objetiva, é o seguinte:
A função alocativa diz respeito a promover ajustamentos na alocação de recursos, justifica-se quando o funcionamento do mecanismo de mercado (sistema de ação privada) não garante a necessária eficiência na utilização desses recursos. Portanto, a utilização desse instrumento de atuação se efetiva em situações de “falha de mercado”, como, por exemplo, na presença de externalidades ou de bens públicos.
A função distributiva, por sua vez, diz respeito a promover ajustamentos na distribuição de renda. Justifica-se seu emprego nos casos em que o resultado distributivo do mecanismo de ação privada não for considerado socialmente justificável ou desejado. Mais uma vez a justificativa está ligada à correção das falhas de mercado.
A função estabilizadora, por fim, está associada à manutenção da estabilidade econômica, justificada como meio de atenuar o impacto social e econômico na presença de inflação ou depressão. Portanto, seu emprego gera estabilidade dos níveis de preço (combate às pressões inflacionárias), diminui os potenciais efeitos da depressão e mantém o nível de emprego (combate ao desemprego).
FONTE: Professor Gilmar Possati
-
A função estabilizadora é relacionada ao emprego