SóProvas


ID
992260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação às receitas e despesas públicas, julgue os itens que se seguem.

Os efeitos legislação, índice de preços e de quantidade são parâmetros considerados no estágio de arrecadação das receitas.

Alternativas
Comentários
  • Questão simples, mas sacana:

    Os efeitos legislação, índice de preços e de quantidade são parâmetros considerados no estágio de arrecadação das receitas.

    O correto seria: Os efeitos legislação, índice de preços e de quantidade são parâmetros considerados no estágio de previsão das receitas.
  • LC 101/2000:

    Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

    Bons Estudos!
  • "Previsão é a estimativa de arrecadação da receita, constante da Lei Orçamentária Anual – LOA, que resulta da metodologia de projeção de receitas orçamentárias. A metodologia utilizada pelo Governo Federal está baseada na série histórica de arrecadação dos últimos anos ou meses anteriores, corrigida por parâmetros de variação de preços, de quantidade dos bens produzidos ou de alguma mudança de aplicação de alíquota em sua base de cálculo.

    Resumindo: considera-se a série histórica; as mudanças ocorridas na legislação (alteração de alíquotas); a previsão de crescimento da economia (quantidade a ser produzida); e a taxa de inflação (que afetará os preços)." (Orçamento Público, AFO e LRF - Augustinho Paludo, 2013)

     

    Bons estudos!

  • Pra quem não paga Gabarito Errado.

    No lugar de arrecadação é previsão. 

  • PREVISÃO DE RECEITAS

     

    Considerarão:

     

    - Alterações na Legislação

    - Variaçõs nos índices de preços

    - Crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante

    - Atipicidades

     

    E serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos 3 anos e da projeção para os 2 anos seguintes a que se referirem, além de sua metodologia de cálculo e premissas utilizadas. 

     

    Projeção = Base de cálculo x índice de preços x índice de quantidade x efeito legislação

     

    Fonte: Sérgio Mendes (Estratégia Concursos)

  • previsão. 

  • Assertiva:

    "Os efeitos legislação, índice de preços e de quantidade são parâmetros considerados no estágio de previsão das receitas".

    Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

    Gabarito: ERRADO

    BONS ESTUDOS!!!



  • PREVISÃO: efeitos da legislação, índice de preços, indíce de quantidade e base de calculo.

    Só para lembrar: nem todos os estágios ocorre para todas as receitas.

    exemplo: arrecadação de receitas não lançadas.

    exemplo: arrecadacão de receitas não previstas.

  • ERRADA...SÃO NAS PREVISÕES

    As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas”.

    FONTE;ESTRATÉGIA

  • Previsão   (planejamento)

    ➯os efeitos das alterações na legislação

    ➯variação do índice de preços (inflação)

    ➯crescimento econômico (pib)

    ➯base para se estimar as necessidades de financiamento do governo