SóProvas


ID
992269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No tocante aos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, julgue o item em seguida.

A continuidade da entidade está vinculada ao cumprimento estrito da destinação social do seu patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº 1.367, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2011
    "Artigo 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância."
  • Pessoal!! Vale a pena dar uma conferida no manual de contabilidade disponibilizado pela STN.
    A parte II do manual descreve os princípios da contabilidade. Vamos ver eles resumidamente? 

    Princípio da entidade: reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade.

    Princípio da continuidade: a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar a sua finalidade.

    Princípio da oportunidade: é a base indispensável a integridade e a fidedignidade dos registros contábeis dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública.

    Princípio do registro pelo valor original: nos regristros dos atos e fatos contábeis será considerado o valor original dos componentes patrimoniais que, ao longo do tempo, não se confunde com o valor histórico. A atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data.

    Princípio da competência: determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Princípio da prudência: determina a adoção de menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo. Esse princípio pressupõe o emprego de certo grau de precauçao~no exercício dos julgamentos necessários as estimativas em certas condições de incerteza para que os ativos e receitas não sejam superestimados e os passivos e despesas não sejam subestimados.
  • O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

    Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

    O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância

  • O ano é 2021 e nada mudou...