SóProvas


ID
992578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com referência aos servidores públicos federais, julgue os próximos itens.

O portador de visão monocular tem direito a concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A condição de deficiência da capacidade de visão em apenas um dos olhos já é reconhecida pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Agora, a Terceira Seção foi além e transformou o entendimento em súmula, um enunciado que indica a posição do Tribunal para as demais instâncias da Justiça brasileira. A partir de reiteradas decisões, ficou consignado que “o portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes”. 

    Fonte: 
    http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=91752
  • Certo. Só acrescentando.

    A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça transformou entendimento já pacificado pelo tribunal na Súmula 377 , que garante portador de deficiência da capacidade de visão em apenas um dos olhos o direito de concorrer em concurso público às vagas reservadas aos deficientes.

    STJ, Súmula 377 : "O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes ".

    Diversos precedentes embasaram o teor do enunciado desta súmula, dentre eles:

    "MANDADO DE SEGURANÇA Nº 13.311 - DF

    RELATOR: MINISTRO FELIX FISCHER

    EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. RESERVA DE VAGA. CANDIDATO DEFICIENTE. VISÃO MONOCULAR. NOMEAÇÃO. DIREITO LÍQUIDO E CERTO. RECONHECIMENTO.

    A visão monocular constitui motivo suficiente para se reconhecer ao impetrante o seu direito líquido e certo à nomeação e posse no cargo público pretendido, dentre as vagas reservadas a portadores de deficiência física. Precedentes do c. STF e desta c. Corte Superior. Segurança concedida" .

    "RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 19.257 - DF

    RELATOR: MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA

    EMENTA: ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO. PORTADOR DE VISÃO MONOCULAR. DIREITO A CONCORRER ÀS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA. RECURSO ORDINÁRIO PROVIDO.

    1. O art. , III , do Decreto 3.298 /99, que define as hipóteses de deficiência visual, deve ser interpretado em consonância com o art. 3º do mesmo diploma legal, de modo a não excluir os portadores de visão monocular da disputa às vagas destinadas aos portadores de deficiência física. Precedentes.

    2. Recurso ordinário provido".

  • Continuando...

    "RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 19.291 - PA

    RELATOR : MINISTRO FELIX FISCHER

    EMENTA: RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. DEFICIENTE VISUAL. VISÃO MONOCULAR. EXCLUSÃO DO BENEFÍCIO DA RESERVA DE VAGA. ILEGALIDADE. RECURSO PROVIDO. I - A deficiência visual, definida no art. , III , do Decreto nº 3298 /99, não implica exclusão do benefício da reserva de vaga para candidato com visão monocular. II -"A visão monocular cria barreiras físicas e psicológicas na disputa de oportunidades no mercado de trabalho, situação esta que o benefício da reserva de vagas tem o objetivo de compensar .

    III - Recurso ordinário provido".

    " RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 22.489 - DF

    RELATORA: MINISTRA LAURITA VAZ

    EMENTA: ADMINISTRATIVO. RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. CANDIDATO COM VISÃO MONOCULAR. PORTADOR DE DEFICIÊNCIA. INCLUSÃO NO BENEFÍCIO DE RESERVA DE VAGA.

    1. O candidato portador de visão monocular, enquadra-se no conceito de deficiência que o benefício de reserva de vagas tenta compensar. Exegese do art. 3º c.c. art. do Decreto n.º 3.298 /99, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Precedentes desta Quinta Turma.

    2. Recurso conhecido e provido."

    " AgRg no RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 26.105 - PE

    RELATOR : MINISTRO FELIX FISCHER

    EMENTA: RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. DECADÊNCIA. NÃO CONFIGURAÇÃO. DEFICIENTE VISUAL. VISÃO MONOCULAR. EXCLUSÃO DO BENEFÍCIO DA RESERVA DE VAGA. ILEGALIDADE. I - O prazo para a impetração do mandamus começa a ser contado da ciência pelo interessado do ato que efetivamente lhe feriu o direito líquido e certo. II - A visão monocular constitui motivo suficiente para reconhecer ao recorrente o direito às vagas destinadas aos portadores de deficiência física. Precedentes deste e. Tribunal, bem como do Pretório Excelso.

    Agravo regimental desprovido."

    " AgRg no RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 20.190 - DF

    RELATOR: MINISTRO HAMILTON CARVALHIDO

    EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. VISÃO MONOCULAR. DEFICIENTE VISUAL. EXCLUSÃO DO BENEFÍCIO DA RESERVA DE VAGA. ILEGALIDADE.

    1. Os benefícios inerentes à Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência devem ser estendidos ao portador de visão monocular, que possui direito de concorrer, em concurso público, à vaga reservada aos deficientes.

    2. Precedentes.

    3. Agravo regimental improvido".
  • Achei pertinente compartilhar com os colegas o recente julgado: 


    http://www.dizerodireito.com.br/2014/03/candidato-com-surdez-unilateral-nao-tem.html

  • Questão correta, de acordo com a Súmula 377-STJ: O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

  • O mais engraçado disso tudo é que o Cespe considera a assertiva como CORRETA em suas provas (Já que é uma súmula do STJ), mas não me aceitou como deficiente para o Concurso da FUB 2014/2. Agora estou tendo que gastar 10 mil reais com adv para impetrar mandado de segurança. Valew Cespe, obrigado por tamanha coerência! ¬¬

  • Complementando...

     

    Não obstante a dificuldade de apontar quando uma alteração orgânica pode, em concursos públicos, qualificar o candidato como deficiente, possibilitando-lhe concorrer às vagas reservadas, registramos qua o Superior Tribunal de Justiça editou a Súmula 377, explicitando que deve ser tida por deficiência uma condição específica - a ausência de visão em um dos olhos -, conforme abaixo se lê:

     

    377 - O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

     

    Idêntica orientação encontra-se na Súmula Administrativa AGU 45/2009.

     

    FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24ª. edição. São Paulo: Método, 2016. pg324.

     

     

    bons estudos

     

     

  • Ja que ninguem colocou..So para complementar...

    Visão monocular é caracterizado pela capacidade de uma pessoa conseguir olhar através de apenas um olho, com isso, possuindo noção de profundidade limitada.

  • Gab. CERTA

    A visão monocular é caracterizado pela capacidade de uma pessoa conseguir olhar através de apenas um olho, com isso, possuindo noção de profundidade limitada, além da redução de campo periférico.

  • Súmula 377 - STJ - O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.
     

  • (C)

    Enquanto isso esse guerreiro da PRF do concurso de 2013 está aguardando sua nomeação.


    Publicado em 19 de ago de 2017

    Por meio desse vídeo quero mostrar algumas situações que uma pessoa monocular passa para entrar ou tentar entrar na carreira policial. CONCURSO EM 2013 - CURSO DE FORMAÇÃO EM 2015 - JÁ É 2017 E NADA DE NOMEAÇÃO!

    https://www.youtube.com/watch?v=acUwa4cMe9s&t=311s

  • Pessoal, vale dizer que o mesmo não vale para surdez unilateral!

    https://www.dizerodireito.com.br/2014/03/candidato-com-surdez-unilateral-nao-tem.html

  • ...

     

     

    A CESPE TÁ QUERENDO AGORA FORMAÇÃO EM MEDICINA  E ENTENDIMENTO DE CLASSIFICAÇÃO DE CID.  

     

     

                                                                                                           QUERIA EXPERIMENTAR ESSA ERVA QUE A CESPE PUXA, JURO!

  • Pense numa questaozinha pra dar dor de cabeça, viu. Estou com um processo contra uma universidade por causa dessa bendita súmula. Quero ver se para este certamente do MPU minha opção da cota vai ser deferida.

  • Visão monocular é a cegueira de um dos olhos e esta grave restrição visual é considerada como deficiência em praticamente todos os estados brasileiros, porém existe a necessidade de uma lei federal, já que ainda não é considerada deficiência visual no âmbito Federal. 

  • Com referência aos servidores públicos federais, é correto afirmar que: O portador de visão monocular tem direito a concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes.

  • Visão monocular é a cegueira de um dos olhos. Questão CORRETA✓