SóProvas


ID
992692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere às demonstrações contábeis, segundo a legislação, julgue os itens a seguir.

No balanço orçamentário, evidencia-se a receita por categoria econômica, corrente e de capital, ao passo que a despesa é desdobrada seguindo-se dois critérios: tipo de crédito (orçamentário e suplementar, especial e extraordinário) e categoria econômica (corrente e de capital).

Alternativas
Comentários
  • MCASP - PARTE V. 

    "O Balanço Orçamentário apresentará as receitas detalhadas por categoria econômica, origem e
    espécie, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita
    realizada e o saldo a realizar. Demonstrará também as despesas por categoria econômica e grupo
    de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as
    despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação."
  • O Balanço Orçamentário será complementado por nota explicativa detalhando as despesas
    executadas por tipos de créditos (inicial, suplementar, especial e extraordinário).
    Será
    informado, ainda, o montante da movimentação financeira (transferências financeiras recebidas
    e concedidas) relacionado à execução do orçamento do exercício, bem como os valores referente
    a abertura de créditos adicionais e cancelamentos de crédito de forma a evidenciar a diferença
    entre a dotação inicial e a atualizada.

    FONTE: MCASP, parte V, pág. 10.
  • pelo MCASP:

    Em sua estrutura, deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias por categoria econômica, confrontar o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrar 

    o resultado orçamentário e discriminar: 

    (a) as receitas por fonte (espécie); e 

    (b) as despesas por grupo de natureza. 

    pela 4.320

    receitas discriminada por natureza - categoria econômica (corrente capital)

    despesa por tipo de crédito (suplementar, especial, extraordinário) e por natureza - categoria econômica (corrente capital)

  • Questão Certa, pois no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público detêm a seguinte informação:

    O Balanço Orçamentário será complementado por nota explicativa detalhando as despesas executadas por tipos de créditos (inicial, suplementar, especial e extraordinário). Será informado, ainda, o montante da movimentação financeira (transferências financeiras recebidas e concedidas) relacionado à execução do orçamento do exercício, bem como os valores referente a abertura de créditos adicionais e cancelamentos de crédito de forma a evidenciar a diferença entre a dotação inicial e a atualizada. 

  • Essa questão, conforme enunciado "No que se refere às demonstrações contábeis, segundo a legislação, julgue os itens a seguir", exige o conhecimento da Lei 4.320/64. Desse modo ocorrem algumas diferenças entre a LEI e o MCASP, vejamos::


    CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA E DA DESPESA
    a) pela LEI 4.320/64:
    - Receitas: por Categoria Econômica
    - Despesas: por Tipo de Crédito (e por categoria econômica).


    b) pelo MCASP(6ª edição): Deve evidenciar as receitas e despesas por Categoria Econômica e discriminar:
    - Receitas: por Fonte (origem). No MCASP da 5ª edição o detalhamento era até o nível de espécie, porém com a nova redação passa a ser até o nível "origem".
    - Despesas: Por Grupo de Natureza da Despesa.


    "O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou déficit de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação"


    Fontes: 
    1) Lei 4320, anexos.
    2) MCASP, 6ª edição, p. 304
  • RESOLUÇÃO:

    O ponto mais importante aqui era identificar se o item estava cobrando as características do Balanço previsto na Lei nº 4.320/1964 (estrutura antiga) ou no MCASP (estrutura nova). A resposta para isso estava no enunciado. A questão cobrava o conhecimento do candidato acerca das características do balanço orçamentário conforme a Lei nº 4.320/1964, pois essa é a legislação que rege a matéria. O MCASP, embora importante, é publicado por ato da Secretaria do Tesouro Nacional.

    Desse modo, estava correto afirmar que, no Balanço Orçamentário, evidencia-se a receita por categoria econômica, corrente e de capital, ao passo que a despesa é desdobrada seguindo-se dois critérios: tipo de crédito (orçamentário e suplementar, especial e extraordinário) e categoria econômica (corrente e de capital).

    Gabarito: CERTO 

  • Direto ao ponto. O que é um crédito? Autorização de despesa. O seu cartão é de quê? Crédito - a visa / mastercard / amex etc lhe autoriza efetuar um gasto. Na Lei orçamentária anual encontramos o quê? Créditos - autorizações de gastos do legislativo e previsões de receitas (com mais algumas coisas). O chefe do executivo encaminha o pacotão de propostas de orçamentos (que os demais poderes o enviaram) ao Poder legislativo (que chancela essa lei em forma de orçamento). Assim, na Lei orçamentária encontramos créditos orçamentários (previstos na Lei orçamentária). Se rolar autorização de despesa posteriormente, após a LOA estar sendo utilizada como guia da execução orçamentária, como nomearemos essas autorizações? Créditos adicionais (vieram depois da LOA - por isso adicionais). Os adicionais são divididos em suplementar (para reforçar uma despesa que já estava prevista na LOA), especial (para uma despesa que não estava prevista na LOA) e extraordinário (para o caso de guerra ou comoção intestina, por exemplo).

    Por outro lado, também podemos dizer que todos os créditos são orçamentários (considerando que estão todos ligados, de alguma forma, à lei de orçamento). Assim, vale a máxima de que todo crédito adicional é orçamentário, mas nem todo crédito orçamentário é adicional.

    Resposta: Certa.

  • Conhecendo a literalidade da 4.320 dava pra matar, contudo a questão poderia ter sido mais objetiva e feito referencia a Lei supracitada, haja visto que o MCASP preconiza de maneira distinta.

  • Em 07/10/20 às 05:39, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 29/07/20 às 10:12, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 13/07/20 às 05:49, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 12/06/20 às 09:54, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 12/02/20 às 08:04, você respondeu a opção E. Você errou!

    Acho que vou tatuar essa no braço pra ver se assim eu acerto hahahaha

  • O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa (GND), discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação. (MCASP 8ª edição, página 416).

    Balanço Orçamentário pelo MCASP 8ª (Classificação da Receita e Despesa):

    Receita = categoria econômica e origem;

    Despesa = categoria econômica e GND.

    Balanço Orçamentário pela Lei 4.320 (Classificação da Receita e Despesa):

    Receita = categoria econômica;

    Despesa = tipo de crédito e por categoria econômica).