SóProvas


ID
992809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Interações medicamentosas são tipos especiais de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros
medicamentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Uma interação farmacodinâmica de sinergia pode ser obtida com a administração de medicamentos com ações anticolinérgicas, como a atropina e os antidepressivos tricíclicos, que aceleram a motilidade do trato gastrintestinal e, portanto, aumentam a absorção dos medicamentos coadministrados.

Alternativas
Comentários
  • Medicamentos com ações anticolinérgicas como a atropina e seus derivados; os antidepressivos tricíclicos e os analgésicos opióides, que inibem a motilidade do TGI, tendem a reduzir a absorção dos agentes co-administrados. O retardo da absorção de medicamentos pode representar uma situação clinica indesejável, especialmente na vigência de sintomas agudos como por exemplo, a dor. Por outro lado, os laxativos, os antagonistas dopaminérgicos como a metoclopramida, a domperidona e o haloperidol tendem a aumentar a absorção de outros medicamentos, porque aceleram o trânsito do TGI. 

  • Seria interação de farmacocinética que envolve absroção 

  • Uma interação farmacodinâmica de sinergia pode ser obtida com a administração de medicamentos com ações anticolinérgicas, como a atropina e os antidepressivos tricíclicos, que aceleram a motilidade do trato gastrintestinal e, portanto, aumentam a absorção dos medicamentos coadministrados.

     

     

    São vários erros nessa questão.

     

    Primeiro que se essa interação restringe-se apenas à absorção então a interação é farmacocinética e não farmacodinâmica.

    Antimuscarínicos como a atropina DIMINUEM A MOTILIDADE GASTRINTESTINAL.

    Antidepressivos tricíclicos também diminuem a motilidade intestinal.

    E se HIPOTETICAMENTE esses fármacos acerelacem a motilidade gastrintestianal como afirma a questão não haveria aumento da absorção de medicamentos coadministrados, mas sim uma diminuição da absorção, e o contrário tb é verdadeiro, se há uma constipação pode ser que esse fármaco seja mais absorvido por permanecer mais tempo em contato com a mucosa.

     

  • O antidepressivo tricíclico não acelera a motilidade do trato gastrointestinal, Ele diminui o efeito colinérgico, logo, diminui o peristaltismo no TGI, dessa forma, o comprimido fica mais tempo no estômago a absorção torna-se mais lento, devido a diminuição do esvaziamento gástrico.