SóProvas


ID
992902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São finalidades dos estudos clínicos a verificação dos efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos e clínicos e a identificação de reações adversas, de forma a garantir a segurança e(ou) eficácia dos medicamentos. A respeito das diferentes fases desses estudos, julgue os itens que se seguem.

Os ensaios clínicos de fase III constituem estudos realizados em larga escala, em diferentes centros médicos de diversos países, com um número elevado de pacientes (mínimo de 800 voluntários). Nessa fase, verifica-se a ocorrência das reações adversas mais frequentes.

Alternativas
Comentários
  • Ensaio Clínico de Fase III: estudos comparativos, geralmente multicêntricos, necessários para demonstrar a segurança, eficácia e benefício terapêutico de um novo medicamento por comparação com um medicamento padrão e/ou placebo. Estes estudos são necessários para a submissão às Autoridades Regulamentares do pedido de Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Nestes ensaios são envolvidos entre centenas e milhares de doentes.

     

  • Onde está a referência desse "mínimo de 800 voluntários"? Alguém sabe?

  • CERTO

    Fase 3. Nesta fase, o novo medicamento é comparado com o tratamento padrão existente. O número mínimo de participantes é de aproximadamente 800 pacientes. Estes estudos normalmente são internacionais e multicêntricos (realizados em vários centros ao mesmo tempo). Normalmente, são divididos em dois grupos: o grupo controle (recebe o tratamento padrão) e o grupo investigacional (recebe a nova medicação). Alguns estudos de fase 3 envolvem a adição de um novo medicamento a uma combinação comprovada de medicações para verificar se a combinação da nova droga com uma droga do tratamento padrão é mais efetiva. Se não existir um tratamento padrão para a comparação, será utilizada além do novo medicamento, uma pílula sem efeito algum, com cheiro, cor e tamanho idênticos ao medicamento ativo, denominada placebo. O placebo servirá apenas como uma forma de avaliar a eficácia do novo medicamento em estudo, sem causar qualquer benefício ou malefício ao paciente. Nesta fase há o estabelecimento do perfil terapêutico como indicações, dose e via de administração, contraindicações, efeitos colaterais, medidas de e demonstração de vantagem terapêutica (comparação com outros medicamentos). Estudos de fase 3 dprecauçãoeterminam o resultado do risco/benefício a curto e longo prazo e as reações adversas mais frequentes.

    FONTE: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/pesquisa-clinica/138/50/