SóProvas


ID
993127
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Mauricio é Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 12a Região, oriundo da magistratura da carreira, e pretende um dia ser um dos 27 Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Para tanto, antes de ser nomeado pelo Presidente da República, Maurício deverá ser brasileiro nato

Alternativas
Comentários
  • Q331040 » Resposta: alternativa B.
    Extrai-se a resposta do Art. 111-A e inciso II, da CF/88, pois Maurício é juiz de um TRT, e não advogado ou membro do MP, então não entra no inciso I, que trata do Quinto Constitucional:

    Art. 111-A O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cincos anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo [...].

    II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura de carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.

    -

    Vejam que o artigo utiliza o termo "brasileiros", portando não há necessidade de ser brasileiro nato, pode ser também naturalizado. Quando há necessidade de ser nato a Constituição é explícita nesse sentido.

    E a indicação é pelo Tribunal Superior do Trabalho, o Presidente apenas nomeia.
  • Maurício será indicado pelo TST e nomeado pelo Presidente da República.

    Não confundir os termos.
  • Informações consideradas importantes para ser ministro do TST:
    1-Ser brasileiro nato ou naturalizado;
    2-ter mais de 35 anos e menos de 65 anos;
    3-ser indicado pelo próprio TST;
    4-ser nomeado pelo Presidente da República;
    5-ser aprovado pelo Senado Federal.

    Sigamos!
  • O artigo 111-A da Constituição e seu inciso II embasam a resposta correta (letra B):

    O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: 


    II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.

  • Lembrando que no Poder Judiciário o único cargo que somente pode ser ocupado por brasileiro nato é o cargo de Ministro do STF, conforme prescreve o art. 12, § 3º da CF/88, abaixo transcrito:

    São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

               VI - de oficial das Forças Armadas;

              VII - de Ministro de Estado da Defesa.

  • troquei as bolas e confunfir TST com STF. Só brasileiro nato pode ser ministro do STF. A FCC me confundiu os tribunais rss
  • “Na hipótese do quinto constitucional, encaminhada a lista tríplice e presentes os requisitos constitucionais, o Presidente da República escolherá o candidato a Ministro do TST, que será sabatinado pelo Senado Federal. Em relação aos demais membros, pertencentes aos quadros dos Tribunais Regionais do Trabalho, a EC nº 45/04, diferentemente, não previu a elaboração de lista tríplice pelo TST, mas sim de indicação pelo próprio Tribunal Superior do Trabalho diretamente ao Senado Federal.” (Moraes)


  • STF -  o Senado Federal aprova MA o Presidente nomeia, nesta ordem. 

    STJ - o Senado Federal aprova MA. o Presidente nomeia, nesta ordem

    - uma parte nos moldes art. 94

    Art. 94. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

    Parágrafo único. Recebidas as indicações, o tribunal formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte dias subseqüentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação;

    - magistrados indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio tribunal;

    TRF - Presidente nomeia e ponto;

    - Quinto Constitucional

    - Juízes de carreira por merecimento e antiguidade;

    TST - o Senado Federal aprova MA e o Presidente nomeia;

    - Quinto Constitucional, nos moldes do art. 94;

    - juízes do TRT indicados pelo TST;

    TRT - Presidente nomeia e ponto

    - Quinto Constitucional;

    - antiguidade e merecimento;

    TSE

    - Eleição: 

    a) 3 do Supremo;

    b) 2 do STJ;

    TRE 

    - Eleição:

    a) dois juízes do TJ;

    b) dois desembargadores do TJ;

    c) dois juízes dentre seis advogados, indicados pelo TJ e nomeados pelo Presidente;

  • Cuidado: Ministros TST: > 35 anos; < 65 anos (art. 111-A, CF); Juízes TRT: > 30 anos; < 65 anos (art. 115, CF). 

  • Tomar cuidado com o quinto constitucional. Pela redação do art. 94, dá-se a impressão que somente os TRFs e os TJs teriam membros indicados pelo quinto. Todavia, salvo engano, HÁ outros tribunais que tbm têm membros pelo quinto (com exceção apenas do STF, TSE, TRE e STM)

    Logo,
    APLICA-SE o quinto = TJ, TRF, STJ, TRT, TST
    NAO SE APLICA o quinto = STF, STM, ELEITORAL (TSE e TRE)

  • STJ NÃO segue a regra do Quinto Constitucional....

  • Portanto, seguem o quinto TJ TRF TRT TST

  • Tst indica e Presidente da República nomeia


  • Questão maravilhosa! Esse é o futuro dos concursos. 

  • Questão muito boa!

  • Pegadinha da fcc!!!! Ele é indicado pelo Tst e nomeado pelo pres da republica

  • Que casca de banana! Respondi com toda certeza e me ferrei...

  • LEMBRAR QUE NO TST SAO 27 MEMBROS SEM MAIS NEM MENOS

    E NO STJ SAO DE NO MINIMOOOO 33 MEMBROS

  • TST=TRINTA SEM TRES --> 27 ministros
  • LETRA B

     

    LEMBRANDO QUE EM 2016 FOI ACRESCENTADO QUE O MINISTRO DO TST TEM Q TER NOTÁVEL SABER JURÍDICO E REPUTAÇÃO ILIBADA

     

    Art. 111-A. O TST compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:

  • CF/88:

     

    Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:            (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 92, de 2016)

     

    I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;          (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

     

    II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.

  • A questão aborda o tema relacionado à composição do TST. Tendo em vista o caso hipotético apresentado e considerando que Maurício é juiz do TRT, é correto afirmar que antes de ser nomeado pelo Presidente da República para ser ministro do TRT, Maurício deverá ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, ser indicado pelo próprio TST e aprovado pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal.

    Conforme art. 111-A, CF/88 – “O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: [...] II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior”.  

    Gabarito do professor: letra b.     


  • tribunal indica e presidente nomeia!!! never again forget it

  • GABARITO: B

    Art. 111-A O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cincos anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura de carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.

  • Ele será indicado pelo próprio TST, nomeado pelo PR, após aprovação por maioria absoluta do Senado Federal.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: 

     

    I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;     

     

    II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.