-
a) O plano está na fase que precede a implementação
b) Conceito de Cultura
C) Benchmarking compara a posição do produto, serviço... com empresas líderes da sua área de atuação ou de áreas diferentes.
D)Correta
E)Conceito de visão
-
Realizacao dos mesmos????
Melhor seria, realizacao deles! rsrs
-
Gabarito: D
Quanto ao item b:
Para Fleury (1987, p.10), "A cultura, concebida como um conjunto de valores e crenças compartilhados pelos membros de uma organização, deve ser consistente com outras variáveis organizacionais como estrutura, tecnologia, estilo de liderança."
demais ok.
-
não seriam os objetivos partições de metas...? Grata!
-
Pricylla
As metas são a quantificação dos objetivos.
Ou seja o objetivo é desmebrado, partido em metas.
As várias metas formam o objetivo.
Espero tê-la ajudado!
-
Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado.Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é enriquecer. A meta, por sua vez, terá de vir acompanhada de dois dados: a quantidade de dinheiro que ela pretende acumular e em quanto tempo.
No âmbito corporativo, o conceito é o mesmo. O objetivo do método de content marketing pode ser tornar uma empresa conhecida num determinado segmento. Sua meta seria, por exemplo, essa: obter 5 mil leitores cadastrados até o dia 31 de março.Perceba que objetivo se atém à definição daquilo que é almejado enquanto a meta responde a duas perguntas: quanto? e até quando?.
-
Tbm fiquei na dúvida qdo a questão falou que as metas são partiçoes dos objetivos a serem alcançados no curto prazo...
Acabei considerando a alternativa A como correta. Alguém poderia me explicar melhor o erro dessa alternativa?
Obrigada
-
Oi Graziele. Vou tentar ajudar sobre sua dúvida. Plano é diferente de planejamento, o planejamento é um processo para estabelecer objetivos e definir a maneira adequada de alcançá-los. O plano não, o plano é um produto do planejamento, é o elo entre o processo de elaboração do planejamento e sua implementação. O plano geralmente pega os objetivos gerais definidos no planejamento e decompõe em objetivos específicos. Logo, o plano sendo um produto do planejamento e servindo de ligação entre o planejamento e a implementação, ele é uma etapa após o planejamento, invalidando a assertiva "A".
A resposta realmente é a letra "D", mesmo os objetivos do planejamento estratégico serem voltados a longo prazo, esses objetivos vão sendo realizados por etapas que são definidas por metas de curto prazo, permitindo avaliar se a realização dos objetivos encontra-se dentro do esperado.
Bom estudos, espero ter ajudado!
-
Uma questão que realmente é mal elaborada e que não mede conhecimento de ninguém.
Entretanto, há esse conceito de ''metas'', que a FCC tirou da Obra de Augustinho Paludo, quem puder ver ''tá'' lá no Cap.8 pág 226 da 2 Ed, 2012
Boa Sorte!
-
Ops! esqueci de mencionar o título do Livro: Administração Pública (Série provas e concursos) Teoria e Questões. Editora Elsevier
-
Gabarito letra 'D'.
Assimilando a letra 'A' que é mais complicada. Primeiro temos o planejamento, depois o plano e depois a implementação do plano. Todo plano é composto de objetivos que são participados em metas. As metas são sempre quantitativas.
Em analogia com os planos de Governo, podemos dizer que o PPA é o planejamento estratégico, a LDO é plano e a LOA é a implementação do plano, com especificação de objetivos e metas a serem alcançadas.
-
Curto prazo? pra mim planejamento estrategico visa metas a longo prazo... tô errada?
-
Estás errada, pois os Objetivos, que visam ao longo prazo, são subdivididos em metas, estas por sua vez com alcance de curto prazo.
Por isso que a FCC já se posicionou dizendo que PE é do curto ao longo prazo.
-
curto prazo não tem nada haver com planejamento estratégico, por mim a questão deve ser anulada.
-
a) não! o Plano de ação é posterior ao planejamento em si, é o resultado imediato dele;
Ratificando com uma questão do CESPE abaixo:
[CESPE/ABIN/2010] A PRIMEIRA tarefa do planejador é definir um PLANO, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões.
Gabarito: ERRADO
====================================================================
b) não! o conjunto de "princípios e crenças" que orientam o comportamento das pessoas e da organização é os VALORES;
A visão é o futuro desejado pela organização, onde ela quer chegar!
====================================================================
c) não!
Becnhmarking não é uma ferramenta para mensurar objetivos institucionais. Essa mensuração ocorre, de forma latente, no BSC.
====================================================================
d) CERTO
Enquanto os Objetivos são mais abrangentes e qualitativos (Ex: "quero passar no concurso do TRT") as metas são mais quantitativas, mais detalhadas e voltadas para o curto prazo (Ex: "toda segunda-feira tenho que estudar 6h por dia de direito constitucional")
====================================================================
e) não! conceito de Visão.
Missão é a razão de existência da organização, seu propósito e contribuição para sociedade;
-
Benchamarking é uma medida utilizada como parâmetro de excelência. Por exemplo, uma determinada empresa tem um percentual de reserviço de 5% e há empresas no mercado onde esse índice alcança no máximo 2%, então dentro de seu planejamento estratégico a companhia passa a adotar o valor de 2% como benchmark, ou seja, como uma meta afim de comparação com seus concorrentes.
Outra coisa interessante é que a alternativa "C" poderia atrapalhar muita gente no termo "curto prazo", e aí o candidato poderia considerá-la falsa. Mas a alternativa está correta. Dentro do próprio conceito do planejamento estratégico as metas são utilizadas para que a visão de LONGO PRAZO da companhia seja alcançada. Isso significa que a visão de longo prazo é desdobrada em metas de curto prazo, assim os objetivos diários irão construir os resultados que se deseja alcançar no futuro.
-
-
É possível responder a questão por eliminação. A minha única queixa é sobre a utilização do benchmarking. Já trabalhei em uma empresa que o administrava com a finalidade de mensurar os objetivos.
-
Rapaz, eu só fui na "d" e me mantive cravado nela, porque eu sabia de cor o conceito de meta da FCC. Mas a "a" quando eu li 1º, me balançou.
Noutras palavras, planejamento é macro e plano é micro.
Pricylla, baby,
metas são partições dos objetivos. Se não quer crer em mim, creia na FCC = Q331059.