Teoria das Necessidades de Maslow
A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como pirâmide de Maslow (nome de seu criador, o psicólogo Abraham Maslow), é uma das mais intuitivas teorias de motivação.
De acordo com o autor, o comportamento do ser humano é motivado por diversos estímulos internos ou por necessidades. Essas necessidades seriam diversas, e eles as classificou em uma hierarquia, desde as mais básicas como as fisiológicas e de segurança, às de nível superior (estima e autorrealização).
Autorrealização - crescimento profissional
Estima - reconhecimento, status
Sociais - amigos, bom ambiente de trabalho
Segurança - trabalho seguro, sem poluição
Fisiológicas - salário básico, comida, água
Fonte: Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó
Questão requer que o candidato assinale a alternativa que corresponde às necessidades primárias, segundo a pirâmide de Maslow.
As necessidades da teoria de Maslow, em ordem decrescente, são:
As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
A necessidade de estima (4º Necessidade) envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
As necessidades sociais (3º Necessidade) incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
As necessidades de segurança (2º Necessidade) constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
As necessidades fisiológicas (1º Necessidade) constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
Consoante Maslow, as necessidades humanas dividem-se em primárias e secundárias. As necessidades primárias são as fisiológicas e as de segurança. As necessidades secundárias são as sociais, estima e autorrealização.
Diante do exposto, a alternativa que corresponde às necessidades primárias, segundo a pirâmide de Maslow é a “E” (Necessidades fisiológicas e de segurança).
GABARITO: E