SóProvas


ID
993400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às principais abordagens da administração, julgue os itens a seguir.


Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes — e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    De acordo com Chiavenato (2000) a TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

    A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto de coisas ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. (Chiavenato, 2000, p. 545)

    O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (Oliveira, 2002, p. 35).
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdzgAL/teoria-sistemica

     

  • A TGS introduzida na administração não busca solucionar problemas ou tentar soluçoes praticas, mas compreender o funcionamento das organizaçoes e sua complexidade.

  • Maximiano (2004) cita que Bertalanffy elaborou duas ideiasbásicas da sua teoria (Teoria Geral dosSistemas):

    - Interdependência das partes: todos são formados de partes interdependentes. “A teoria geral dos sistemas, portanto, é a exploração científica de todos e totalidades que, há pouco tempo, eram considerados noções metafísicas, que transcendiam as fronteiras da ciência”.

    - Tratamento complexo da realidade complexa: um sistema é o que se entende como sendo um sistema. “A tecnologia e a sociedade hoje se tornaram tão complexas que as soluções tradicionais já não são suficientes. É necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica, generalistas ou interdisciplinares”. Ou seja, os sistemas devem ser estudados como entidades e não como um ajuntamento de partes distintas.

    "A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertallanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica". (CHIAVENATO IDALBERTO, 2000, p. 493).


  • Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes (Princípio geral do expansionismo) —e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas (Principio geral da tecnologia).

    A abordagem sistêmica sugere 3 principios gerais: Expansionismo, pensamento sintético e tecnologia. Tais princípios substituirão os princípios gerais da teoria clássica: reducionismo, pensamento analítico e mecanismo.

    Princípio do expansionismo --> cada fenômeno faz parte de um fenômeno maior, ou seja, o desempenho de um sistema depende do modo com o qual ele se relaciona com o “Todo” que o envolve e do qual faz parte.

    Princípio do Pensamento Sintético --> o fenômeno é visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha no sistema e não em função do comportamento ou lugar na estrutura.

    Principio da tecnologia --> estudo do comportamento com a finalidade de alcançar objetivos (efeitos). 


  • Escola Sistêmica 

    Um sistema é um conjunto de partes (setores/departamentos), que devem sempre ser interligados e interdependentes entre si. Esse conjunto forma um todo unitário com o determinado objetivo e efetua determinada função. Ainda podemos definir um sistema como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter, se funcionassem independentemente (ALVAREZ, 1990, p. 17).

  • Palavras importante que são abordadas na teoria sistêmica (foi tema da discursiva do concurso para técnico adms, ICMbio 2013).

    Entropia: Tendencia de perdas de energia do sistema, ou seja, todo sistema tende a sua desestrutura.

    Holismo: As pequenas estruturas ou subsistemas compõem o todo, não é possível ver eventos ou uma parte desmembrada da realidade complexa que faz parte.

    Entropia Negativa: A entrada de energia no sistema, a reestruturação do sistema - Cuidado com este conceito por apresentar definição inversa do que induzido a se pensar com o termo negativo, é frequente pegadinha em provas.

    Feedback: A retroação (feedback) serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar: quando ocorre alguma diferença (desvio ou discrepância) entre ambos, a retroação incumbe-se de regular a entrada para que sua saída se aproxime do padrão estabelecido. A retroação confirma se o objetivo foi cumprido, o que é fundamental para o equilíbrio do sistema.

    Podemos identificar dois tipos de retroação:

    • Retroação Positiva: é a ação estimuladora da saída que atua sobre a entrada do sistema. Na retroação positiva, o sinal de saída amplifica e reforça o sinal de entrada;

    • Retroação Negativa: é a ação frenadora e inibidora da saída que atua sobre a entrada do sistema. Na retroação negativa o sinal de saída diminui e inibe o sinal de entrada.

    A retroação impõe correções no sistema, no sentido de adequar suas entradas e saídas e reduzir os desvios ou discrepâncias no sentido de regular seu funcionamento.

    Sinergia:  Existe quando duas ou mais causas produzem, atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziriam quando atuando individualmente. Assim, a sinergia consiste o efeito multiplicador das partes de um sistema que alavancam seu resultado global.

    Homeostasia: 

    A homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através do autocontrole. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumir valores que ultrapassam os limites da normalidade.

  • Questão complexa...

  • Não consegui entender a segunda parte, pois ao falar que o tratamento é complexo vai de encontro ao que a teoria dos sistemas aborda, que é o comportamento sintético, simples e probabilístico. Alguém corrobora dessa ideia?

  • Acertei a questão por raciocinar de forma mais geral, sem pensar " a banca quer me pegar".

  • Certo

    Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy,

    A teoria dos sistemas foi realmente desenvolvida por Ludwig

    incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes —

    a teoria compactua que o todo é formado por partes inter-relacionadas

    e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas. 

    Os diferentes enfoques são:Feedback,equifinalidade,holismo,entropia e outros que os colegas já conceituaram mais embaixo.

  • Teoria dos Sistemas = foi derivada do trabalho do biólogo Ludwig von Bertalanfly. Ele buscou integrar todas as áreas do conhecimento. Um sistema, de acordo com Bertalanfly, é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo.

  • TEORIA DOS SISTEMAS - Desenvolvida pelo cientista alemão Ludwig von Bertalanffy - 1930

    - observou que a ciência se acostumara a tratar de forma compartimentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla ou holística.

    - formulou 2 ideias básicas de sua teoria:

    a) INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES

    - os todos são formados de partes interdependentes

    b) TRATAMENTO COMPLEXO DA REALIDADE COMPLEXA

    - "a tecnologia e a sociedade hoje em dia tornaram-se tão complexas que as soluções tradicionais não são suficientes. É necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica, generalistas ou interdisciplinares." (tecnologia dos sistemas: técnicas desenvolvidas para lidar com a complexidade).

  • Complementando..

    Chiavenato diz: "A TGS é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos do conhecimento - até então estranhos uns aos outros pela especialização e conseqüente isolamento - passaram a tratar os seus objetivos de estudo (sejam físicos, biológicos, psíquicos, sociais, químicos etc.) como sistemas.

  • QUANDO DIZER TEORIA SISTÊMICA, LEMBREM DO NOSSO SISTEMA VIVO (ORGÂNICO). CADA PARTE DE NOSSO CORPO ESTÁ INTERLIGADA, DE FORMA INTERDEPENDENTE, PROVOCANDO GLOBALISMO E HOLISMO. O EXCESSO DE REMÉDIO PARA DOR DE CABEÇA TENDE A AFETAR O ESTÔMAGO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GABARITO: CERTO

     

    De acordo com Bertalanffy, a Teoria dos Sistemas vê as organizações como sistemas abertos, que estão em uma constante relação com o meio ambiente externo e que são impactadas positiva ou negativamente por ele.


    Estes organismos teriam, portanto, partes interdependentes e estariam em constante contato e influência com o ambiente externo.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • conceito de interdependência

    substantivo feminino

    estado ou qualidade de duas pessoas ou coisas ligadas entre si por uma recíproca dependência, em virtude da qual realizam as mesmas finalidades pelo auxílio mútuo ou coadjuvação recíproca.

  • Teoria dos Sistemas:

    →Criada por Ludwing Von bertalanffly, em 1951.

    → Visão de HOMEM FUNCIONAL.

    →Pensamento Holístico.

    → Interage com o ambiente EXTERNO (concorrentes, clientes, fornecedores...).

    →Organizações são sistemas abertos, visão do todo, do complexo.

    →Organização é sistema complexo, com partes inter-relacionadas

    →Compreensão acerca da interdependência

    →Organização está em constante interação com meio ambiente

     → O todo é maior do que a soma das partes →EXPANSIONISMO

  • Teoria Geral dos Sistemas

    A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) foi desenvolvida pelo biólogo húngaro Ludwig von Bertalanffy, em 1936. Sua ideia central é o desenvolvimento de uma teoria de caráter geral, de modo que possa ser aplicada a fenômenos bastante semelhantes que ocorrem em uma diversidade de campos específicos de conhecimento. Se diversas disciplinas desenvolvessem conjuntamente seus esforços de pesquisa, seriam capazes de identificar leis e princípios que poderiam ser aplicados com vantagem em vários sistemas.

    Com uma moldura comum de conceitos os diversos campos científicos poderiam melhor comunicar seus desenvolvimentos, com ganhos mútuos, por minimizar-se a duplicação de esforços. Os postulados da TGS vêm sendo aplicados na prática de forma parcial, mas mesmo assim com resultados excepcionais, nos desenvolvimentos decorrentes de grupos multidisciplinares.

    Definição de sistema - Sistema é uma entidade que tem a capacidade de manter um certo grau de organização em face de mudanças internas ou externas, composto de um conjunto de elementos, em interação, segundo determinadas leis, para atingir um objetivo específico.

    Função básica de um sistema - A função básica de um sistema é de converter seus insumos (materiais, energia, trabalho, informações) - retirados de seu ambiente - em produtos (bens, serviços, informações) de natureza qualitativa diferente de seus insumos - para serem então devolvidos para seu ambiente. A quantidade de produtos gerados por um sistema deve ser suficiente para o funcionamento de seus subsistemas de produçãomanutenção e adaptação. Os sistemas que não têm condições de continuadamente atender a essa condição, comprometem sua capacidade de sobrevivência a curto prazo (caso não atendam às necessidades de produção), a médio prazo (caso não atendam às necessidades de manutenção) ou a longo prazo (caso não atendam às necessidades de adaptação).

  • A abordagem sistêmica surge a partir da Teoria Geral dos Sistemas (TGS) de Ludwig von Bertalanffy.

    Segundo a TGS, as ideias clássicas de reducionismo (decomposição do todo em cada detalhe), pensamento analítico (análise de cada detalhe) e mecanicismo não serviriam para a análise das ciências. O ideário deveria ser substituído pelo:

     Expansionismo (olhar o “todo”, no qual a parte se insere).

     Pensamento sintético (sintetizar as coisas pelo papel que exercem no todo).

     Teleologia (a causa é uma condição necessária, mas nem sempre levará a uma dada consequência).

    Trata-se de uma verdadeira revolução na forma de pensar as coisas. O foco deveria estar não mais dentro da própria organização, mas na relação que as partes da organização tinham entre si (interdependentes) e com o ambiente externo, sendo esta a primeira teoria que observa a organização como aberta ao ambiente.

    Fonte: Estratégia