-
CERTA
O processo decisório se presta a dar ferramentas ao administrador para tomar suas decisões, sejam elas programadas ou não-programadas.
http://cursos.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/10212_D.pdf
Faz parte das funções do administrador tomar decisões sobre que destino dar à determinada situação ou problema. Independente de qual função hierárquica o executivo possui, ele sempre terá que tomar decisões que beneficiem à organização. Para isso, ele precisa ter em mente: qual o problema e os impactos que essa decisão irá provocar à organização. O processo decisório implica a necessidade de uma racionalidade objetiva que traz como conseqüência, a necessidade do tomador de decisão ajustar seu comportamento a um sistema integrado, por meio de uma visão ampla de alternativas que se lhe afiguram antes da tomada de decisão, da consideração de todo conjunto complexo de conseqüências que poderá ser gerado como resultado da escolha de uma alternativa e da própria escolha em face das alternativas disponíveis. (OLIVEIRA, 2010, p.26)
Essa decisão pode ser programada ou não-programada. Diz-se que a mesma é programada quando faz parte de um acervo de soluções da organização, ou seja, quando se resolvem problemas que já ocorreram na organização e aparecem sempre de maneira similar.
Já as decisões não-programadas são aquelas que estão surgindo pela primeira vez, ou seja, são aquelas decisões que o gestor deve tomar tendo em vista que outras soluções tidas anteriormente pela empresa não se encaixam na solução desse novo problema.
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/tomada-de-decisao-um-ato-estrategico-que-exige-multiplas-informacoes/56485/
-
Decisões programadas
De acordo com Bateman e Snell (apud Porto, 2000, p. 23), as decisões programadas apresentam “respostas objetivamente corretas e podem ser resolvidas pela utilização de regras,políticas ou resultados de computações numéricas simples. Diante de uma decisão programada, existe um procedimento ou uma estrutura clara para se chegar ao resultado correto”.
Stoner e Freeman (1995) definem decisões programadas como sendo decisões envolvendo assuntos rotineiros e que podem ser tratados através de procedimentos, políticas ou regras, escritas ou não,tornando o processo decisório mais simples. São decisões que se explicam mediante um conjunto de procedimentos preestabelecidos e são tomadas em ambiente de certeza ou baixa incerteza, em razão de quase todos os resultados já serem conhecidos.
De acordo com Romney e Steinbart (2000, p. 15), as decisões estruturadas são repetitivas, rotineiras e fáceis de entender e podem ser delegadas para empregados de baixo nível na organização. As decisões não estruturadas não são periódicas e nem rotineiras. Para resolver problemas baseados em decisões não estruturadas não há um modelo e é necessário considerável intuição e julgamento para resolvê-los.
Decisões não programadas
As decisões não programadas caracterizam-se, segundo Porto (2000, p. 23), “por resultarem de situações e/ou problemas inéditos ou não esperados, os quais geralmente representam decisões únicas e complexas, cujo resultado não se encontra previamente descrito”.
Para Stoner e Freeman (1995) as decisões não programadas destinam-se a problemas incomuns ou excepcionais que requeiram soluções específicas. Por sua vez, não tem regras para seguir e nem possuem um esquema específico para ser utilizado. Podem ser conhecidas ou inéditas.
-
CERTO
As decisões programadas
economizam tempo e energia intelectual, evitando que os gerentes se desgastem
resolvendo problemas que já estão resolvidos. Assim, um dos objetivos do
processo decisório deve ser o de procurar o maior número possível de oportunidades
para criar decisões programadas.
Livro: Gestão de Pessoas para Concurso - Professora Andrea Ribas.
-
Com o incremento do banco de dados das decisões programadas, a instituição não perde tempo realizando diagnóstico da situação, criando alternativas, e escolhendo o melhor curso de ação. Já existe uma maneira correta de como proceder e agir naquela situação. Permite, portanto, uma eficiência no tempo.
RENNÓ
-
GABARITO: CERTO
DECISÕES PROGRAMADAS
Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles. Uma das formas de se ganhar eficiência em uma empresa é relacionando essas “decisões padronizadas” a certos problemas rotineiros
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão. (Maximiano)
As decisões programadas economizam tempo e energia intelectual, evitando que os gerentes se desgastem resolvendo problemas que já estão resolvidos. Assim, um dos objetivos do processo decisório deve ser o de procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.
CESPE - As decisões nas organizações podem ser programadas e não programadas, e um dos objetivos do processo decisório é procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas. CERTO
-
A IDEIA É CRIAR UM BANCO DE DADOS DE DECISÕES COM BASE EM CADA FATO JÁ OCORREDO E PROGRAMÁ-LAS COMPUTADORAMENTE, SE POSSÍVEL.
GABARITO CERTO
-
Beleza. Sempre que possível ou adequado, a empresa deverá facilitar o trabalho de seus membros através das decisões programadas. Uma decisão programada é aquela em que a decisão já está “posta” sempre que o problema for identificado.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.
-
Sonho de todo gestor... trabalhar com decisões definidas.
-
Gab: Certo
Outra questão para ajudar:
Q349932
CESPE - 2013 - FUB - Administrador
As decisões nas organizações podem ser programadas e não programadas, e um dos objetivos do processo decisório é procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas. (CERTO)