SóProvas


ID
993409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração, essencial para a coordenação de atividades em uma entidade, tem como funções básicas o planejamento, a organização, a direção e o controle. Acerca desses assuntos, julgue os itens seguintes.


O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que se enfatizam o controle do desempenho dos funcionários e o cumprimento de prazos e padrões de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Liderança autocrática:
       - Tomada de decisões: apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
       - Programação dos trabalhos: o líder determina providências para a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
       - Divisão do trabalho: O líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual será seu companheiro de trabalho;
       - Participação do líder: o líder é pessoal e dominador nos elegios e nas críticas ao trabalho de cada um.

    Fonte: Administração Geral e Pública; Chiavenato; 3ª edição.
  • CERTA
    Autocrático ou autoritário - enfatiza a preocupação pela tarefa e se baseia na idéia de que o líder ou gerente tem todo o poder e autoridade na tomada de decisão, não precisando consultar os subalternos e esperando que eles obedeçam às ordens sem receber qualquer explicação.
    www.aedb.br/seget/artigos06/46_artigo%20-%20lideranca.pdf 
  • Gabarito - Certo
    Seis estilos de liderança e como utilizá-los

    Elencamos aqui esses estilos definidos por Goleman, seguidos de uma breve análise:

    1 – O líder que determina o ritmo
    Estabelece modelos de excelência e esperam autodireção.
    Se esse estilo fosse resumido em uma frase: Faça como eu faço, agora.
    É recomendado: quando o time é qualificado, motivado e precisa-se de resultados rápidos.
    Não é recomendado: quando amplamente utilizado sobrecarrega os membros da equipe e acaba com a inovação.

    2 – O líder autoritário
    Mobiliza a equipe em direção a uma visão comum e objetivos finais. Os meios ficam a cargo de cada indivíduo.
    Se esse estilo fosse resumido em uma frase: Venha comigo.
    É recomendado: quando o time precisa de uma nova visão porque as circunstâncias mudaram ou quando a orientação explícita não é necessária. Esses líderes inspiram um espírito empreendedor e entusiasmo pela missão.
    Não é recomendado: quando o líder trabalha com um time de experts que sabe mais do que ele.

    3 – O líder que agrega   
    Cria vínculos emocionais que trazem um sentimento de união e pertencimento à empresa.
    Se esse estilo fosse resumido em uma frase: As pessoas vêm em primeiro lugar.
    É recomendado: em tempos de stress, quanto o time precisa se recuperar de um trauma ou recobrar a confiança.
    Não é recomendado: em uso exclusivo, pois pode levar à falta de direção e baixo desempenho.

    4 – O líder que treina
    Desenvolve as pessoas para o futuro.
    Se esse estilo fosse resumido em uma frase: Tente fazer isso.
    É recomendado: quando o líder quer auxiliar as pessoas da equipe a desenvolver qualidades que as ajudarão a ser bem-sucedidas.
    Não é recomendado: quando o time é rebelde, não está disposto a mudar ou aprender.

    5 – O líder coercivo
    Demanda o cumprimento imediato.
    Se esse estilo fosse resumido em uma frase: Faça o que eu digo.
    É recomendado: em tempos de crise, situações de emergência e para controlar um problema quando todas as opções falharam.
    Não é recomendado: em praticamente todas as outras situações, pois pode afastar as pessoas e sufocar a flexibilidade e inventividade.

    6 – O líder democrático
    Constrói o consenso a partir da participação.
    Se esse estilo fosse resumido em uma frase: O que você acha?
    É recomendado: quando o líder precisa que seu time compre sua decisão, plano ou objetivo ou precisa de novas ideias.
    Não é recomendado: em situações de emergência ou quando a equipe não possui informações o suficiente para dar sugestões.

  • A questão está perfeita, mas fiquei na dúvida quanto à ênfase no controle do desempenho dos funcionários, visto que a preocupação com os funcionários se enquadraria mais na liderança democrática, cuja a ênfase são as pessoas. Mas depois, lendo com mais atenção vi que, de fato, o controle do desempenho dos funcionários é sim importante na liderança autoritária, pois se o funcionário não tem um bom desempenho nas tarefas, então ele pode não atender às necessidades do líder. 
  • ESTILOS DE LIDERANÇA

    Segundo Chiavenato (2003) as teorias sobre estilos de liderança são teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar.

    A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: AUTOCRÁTICA, LIBERAL E DEMOCRÁTICA.

    · Liderança autocrática,  liderança autoritária ou diretiva:

    O líder centraliza as decisões e impõem ordens ao grupo. É o tipo do líder que não aceita opinião do grupo, não entende as necessidades e os problemas das pessoas. No entanto , as pessoas que trabalham juntos são agressivas, não demonstra satisfação em realizar uma tarefa que gosta de fazer,pois são pessoas que trabalham sobre pressão do líder. Onde o mesmo não influencia as pessoas a trabalhar a favor juntos com objetivos de resultados a empresa, criando dentro da sua equipe amigos e parceiros, com espontaneidade,iniciativa para realizar as tarefas. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

    Favorece a centralização do poder,promovendo um comportamento dependente e submisso aos membros do grupo, com sentimentos de tensão, frustração e sobre tudo apresenta manifestação de conflito entre membros da equipe. O trabalho somente se desenvolve com a presença física dos líderes, tendo a qualidade do serviço realizado inferior,mas produzindo em grande quantidade, sendo superior aos grupos de liderança democrática (WEBBE, 2005).

  • Liderança democrática, liderança participativa ou consultiva:

    A autonomia do grupo para decidir e implementar estratégias para resolução dos problemas, para atingir metas, deixando o caráter do líder intervir apenas quando o grupo solicita e necessita de orientações técnicas ou aconselhamento. A liderança democrática apresenta maior qualidade no serviço prestado, mas com menor quantidade de serviços (CHIAVENATO, 1993).

    Liderança democrática. O líder trabalha junto ao subordinado, ele conduz e orienta a equipe a realizar as tarefas. Mesmo na sua ausência as tarefas são realizadas como se estive-se, o líder democrático ele se comunica espontaneamente e forma grupos de amizades e um bom relacionamento entre sua equipe. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

     Segundo Kurcgant (1993), a grande desvantagem do estilo democrático e que a descentralização do poder influência a independência e o descomprometimento dos membros do grupo com os objetivos e medas da organização, ameaçando principalmente os líderes inseguros, cuja competência profissional e desqualificada seja vítima das críticas de seus subordinados. Diante das dificuldades enfrentadas no trabalho questionam a liderança da enfermagem,muitas vezes, quando solicitando o desempenho duplo papel de supervisor ou coordenador do cuidar, não realizando nenhuma das funções com qualidade.

    · Liderança liberal ou Laissez faire:

    Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos,indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

    Liderança liberal. É quando o líder delega as atividades ao grupo, e não faz acompanhamento das tarefas, onde a produção é baixa , pois desperdiçava muito tempo com problemas pessoais, onde as pessoas são muito individualistas e não respeita o líder. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

    Fonte:http://www.biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20120317192801.pdf

  • De acordo com Chiavenato (2004, p.103): Na prática, o líder utiliza os três estilos de liderança de acordo com a situação, as pessoas e a tarefa a executar. O líder tanto manda cumprir ordens como consulta os subordinados antes de tomar uma decisão e sugere como realizar certas tarefas: ele utiliza a liderança autocrática, democrática e liberal. o desafio da liderança é saber quando aplicar qual estilo, com quem e em que circunstâncias. (CHIAVENATO,2004, p.103).

  • Liderança Autocrática - Também é chamada de Liderança Diretiva ou Liderança orientada para a Tarefa. Está centrada na figura do Líder que fixa as diretrizes, centraliza o poder e tomas decisões. Segundo Maximiano (2008) um líder autocrático tem as seguintes características:

    • Toma decisões sem consultar a equipe;

    • Está muito mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que a executa;

    • Concentra sua atenção no desempenho do funcionário, enfatizando o cumprimento dos prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos;

    • Insiste na necessidade de cumprir as metas.

    Das características acima depreende-se que há conseqüências negativas para o ambiente do grupo, provocando insatisfação e atritos.


  • o  Autocrático/Diretiva/Orientada para Tarefa


    # Centralização das decisões (não consulta equipe);

    Equipes de baixa maturidade;

    #  Foco na Tarefa e não nas pessoas;

    #  Ênfase no desempenho dos funcionários: 

    ·  Cumprimento de prazos;

    ·  Padrões de qualidade;

    ·  Economia de custos;

    Decisão tomada mais rápida (vantagem);

  • A liderança autocrática é voltada para cumprir metas de trabalho, conforme as ordens do líder. O foco é a tarefa, prazo e o padrão.

  • Gabarito: Certo

    Para auxiliar...

     

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Técnico de Nível Superior

    A liderança autocrática não produz resultados em grupos de baixa maturidade, pois não é focada nas tarefas e sim na opinião das pessoas.

    Gabarito: errado

  • Estilos de lideranças 

     

    ---> autocrática

    ---> democrática

    ---> liberal

     

    Quando a questão falar em TEORIA X, a liderança exigida será a autocrática, visto que o líder considera seus funcionários preguiçosos e indispostos para o trabalho. Eles precisam ser monitorados e controlados de forma rígida.

     

    De outro modo, quando a questão falar em TEORIA Y, a liderança exigida será a liberal, já que o líder considera seus funcionários aptos ao trabalho.

  • Gab: CERTO

    Líder Autocrático: é focado nas tarefas, há excesso de controle e auto grau de insatisfação dos funcionários - Teoria X de McGregor.

    Líder Democrático: focado nas pessoas, relacionamento interpessoal, há controle, mas não é o centro. Os funcionários possuem boa relação com o Líder - Teoria Y de McGregor.

    Erros, mandem mensagem :)