-
O modelo é baseado em 11 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos pode-se definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:
Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
Os critérios são entendidos da seguinte forma:
1. Liderança
Aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção, engajamento, lideranças e controle dos resultados da Direção.
2. Estratégias e planos
Processos gerenciais relativos a concepção e execução das estratégias, inclusive ao estabelecimento de metas e à definição e acompanhamento dos planos necessários para o êxito das estratégias.
3. Clientes
Aborda processos gerenciais de informações de clientes e mercado e a comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade
Este critério visa processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente.
5. Informações e conhecimento
Tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente o do conhecimento.
6. Pessoas
Configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e a manutenção do seu bem-estar.
7. Processos
Trata dos processos principais do negócio e aos de apoio.
8. Resultados
-
Uai, o Modelo de Excelência em Gestão pra 2013 não prevê 13 fundamentos?
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
Abraços!
-
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 11 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:
Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento;pessoas; processos e resultados.
A figura representativa do MEG simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. O MEG é representado pelo diagrama acima, que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA (Plan, Do, Check, Action).
-
Colega Moisés,
O MEG (Modelo de Excelência da Gestão) possui 11 fundamentos e 8 critérios, conforme citado na assertiva.
O MEGP (Modelo de Excelência da Gestão Pública), possui realmente 13 fundamentos: além dos 11 do MEG, mais 2 - Controle Social e Gestão Participativa.
-
MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
FUNDAMENTOS X CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

-
Galera,
a questão está desatualizada!
Olhem o link que o Moisés colocou : http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
São 13 fundamentos e não 11!
Fiquem atentos com as atualizações ;D
-
OS FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Os fundamentos da excelência traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho encontrados em organizações de classe mundial.
1-PENSAMENTO SISTÊMICO
Compreensão e tratamento das relações de interdependência e consequência entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.
A interdependência entre os diversos componentes que interagem com as organizações e afetam seus objetivos e estratégias exige, da alta administração, a elevada capacidade de reagir e se adaptar. Essa interdependência requer também a minuciosa observação do alinhamento dos planos em seus níveis de operação.
2-ATUAÇÃO EM REDE
Desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.
3-APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Busca e alcance de um novo patamar de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências.
4-INOVAÇÃO
Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.
5-AGILIDADE
Flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.
6-LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.
7-OLHAR PARA O FUTURO
Projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.
8-CONHECIMENTO SOBRE CLIENTES E MERCADOS
Interação com clientes e mercados e entendimento de suas necessidades, expectativas e comportamentos, explícitas e potenciais, criando valor de forma sustentável.
-
9-RESPONSABILIDADE SOCIAL
Dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, que contribui ao desenvolvimento sustentável.
10-VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS E DA CULTURA
Criação de condições favoráveis e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho e no fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.
11-DECISÕES FUNDAMENTADAS
Deliberações sobre direções a seguir e ações a executar utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retornos e de experiências.
12-ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
Busca da eficiência e eficácia dos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.
13-GERAÇÃO DE VALOR
Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam as necessidades das partes interessadas. Fonte:http://www2.fnq.isat.com.br/downloads/Draft_Consulta_Publica.pdf
-
Pessoal,
Mais uma vez: cuidado com os comentários, pois a matéria já é bem complexa para ficarmos falando de algo que não temos certeza. Bem, agora vamos ao item. Eu concordo com o pessoal que reclamou do gabarito, pois, na atualidade, são sim 13 fundamentos em cada um dos dois modelos. Vou fazer um esquema comparativo em que o negrito demonstra as diferenças entre os dois modelos.
Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
- Fundamentos: 1) pensamento sistêmico, 2) atuação em rede, 3) aprendizado organizacional, 4) inovação, 5) agilidade, 6) liderança transformadora, 7) olhar para o futuro, 8) conhecimento sobre clientes e mercados, 9) responsabilidade social, 10) valorização das pessoas e da cultura, 11) decisões fundamentadas, 12) orientação por processos e 13) geração de valor.
- Critérios: 1) liderança, 2) estratégias e planos, 3) clientes, 4) sociedade, 5) informações e conhecimentos, 6) pessoas, 7) processos e 8) resultados.
Modelo de Excelência da Gestão Pública (MEGP)
- Fundamentos: 1) pensamento sistêmico, 2) aprendizado organizacional, 3) cultura da inovação, 4) geração de valor, 5) desenvolvimento de parcerias, 6) controle social, 7) gestão participativa, 8) orientação de processos e informações, 9) responsabilidade social, 10) comprometimento com as pessoas, 11) visão de futuro, 12) liderança e constância de propósitos, 13) foco no cidadão e na sociedade.
- Critérios: 1) liderança, 2) estratégias e planos, 3) cidadãos, 4) sociedade, 5) informações e conhecimentos, 6) pessoas, 7) processos e 8) resultados.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Fonte: apostila do professor Rafael Barbosa (aula de Administração Geral e Pública do curso preparatório para a prova do STF ocorrida em dezembro de 2013)
-
Atualmente, são treze os fundamentos:
1 pensamento sistêmico;
2 atuação em rede;
3 aprendizado organizacional;
4 inovação;
5 agilidade;
6 liderança transformadora;
7 olhar para o futuro;
8 conhecimento sobre clientes e mercados;
9 responsabilidade social;
10 valorização das pessoas e da cultura;
11 decisões fundamentadas;
12 orientação por processos;
13 geração de valor.
fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Achei que a questão estava errada pelo fato dela citar a comunicação entre o mercado e os clientes e não com o mercado e os clientes .
-
Em relação aos onze fundamentos e oito critérios, ok! O que achei estranho foi o final da questão: o critério “Clientes” abrange os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e a comunicação entre o mercado e os clientes atuais e potenciais.
A comunicação entre o "mercado" e os clientes atuais e potenciais, quem se comunica com os clientes atuais ou potenciais é a empresa e não o mercado! Pra mim questão mal formulada.
-
Lembrando que atualmente são 13 fundamentos e 8 critérios.
GABARITO: CERTO.
-
"Clientes:
Esse criterio contempla processos gerenciais relativos à comunicação com o mercado e clientes ( atuais e potenciais) bem como se referem ao tratamento das informações tanto de clientes quanto do mercado."
Fonte: Gestão da Qualidade, 10°ed, FGV
esse é meu primeiro comentário, sempre erro as definições do critérios.
Abraços e avante concurseiros
-
Para quem não sabia do que se tratava, assim como eu...
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
***
-
Os 13 Fundamentos da Excelência são:
1. Pensamento sistêmico;
2. Atuação em rede;
3. Aprendizado organizacional;
4. Inovação;
5. Agilidade;
6. Liderança transformadora;
7. Olhar para o futuro;
8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
9. Responsabilidade social;
10. Valorização das pessoas e da cultura;
11. Decisões fundamentadas;
12. Orientação por processos;
13. Geração de valor.
Para saber mais detalhes de cada Fundamento, clique aqui.
Já os oito Critérios de Excelência são:
1. Liderança;
2. Estratégia e planos;
3. Clientes;
4. Sociedade;
5. Informações e conhecimento;
6. Pessoas;
7. Processos;
8. Resultados.
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Onze fundamentos? Na verdade são treze, mas esta questão vai para coletânea de jurspridência do CESPE
-
Antes eram 11 fundamentos mesmo, atualmente são 13.