SóProvas


ID
993484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito das diversas formas de organização e operacionalização do orçamento, julgue os itens seguintes.


Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    O orçamento de desempenho não negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, pelo contrario, os enfatiza.


    O orçamento de Desempenho ou Performance Budget procura estabelecer as coisas que o governo realiza (ações governamentais) e não apenas as coisas que o governo compra (elementos de despesas). Este orçamento representa uma evolução do orçamento tradicional. 
    http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/toq04_denis_rocha.pdf
  • Olá pessoal, ( GABARITO ERRADO): Segue resumo segundo professor Alexandre Teshima:

    ORÇAMENTO DESEMPENHO
    1)  Duas dimensões do orçamento: a) Objeto gasto; b) Programa de trabalho
    2) Ênfase no desempenho organizacional;
    3) Tb conhecido como ORÇAMENTO FUNCIONAL;


    CARACTERÍSTICAS ORÇAMENTO DESEMPENHO
    1) Resultado do gasto público;
    2) Eficiência despesas governamentais;
    3) Não há planejamento das ações por parte do governo
    ( principal diferença em relação ao orçamento-programa)

    Espero ter ajudado pessoal..
     

  • A palavra-chave aqui é eficiência, é buscar avaliar o que o governo faz com os valores que gastam.
  • também errou ao classificar orçamento desempenho como técnica orçamentária...

    a doutrina distingue duas espécies de instrumentos orçamentários:
    * instrumentos de elaboração e apresentação orçamentária: orçamento tradicional, de desempenho e programa * técnicas orçamentárias (instrumentos avaliação e tomada de decisão): orçamento incremental e orçamento base zerofonte: material do ponto dos concursos
  • Respondendo essa questão com outra:


    Q346853 

    Assinale a opção que apresenta orçamento com ênfase no objetivo do gasto público que não constitui instrumento de planejamento: 

    D) Orçamento- desempenho.


    Está errada a questão, visto que é justamente esse o objetivo do orçamento-desempenho: focar os objetivos e propósitos das despesas /receitas. Seu nome (desempenho) faz jus a uma de suas principais finalidades: aferir resultados/desempenho do orçamento em si. A principal desvantagem é ser desvencilhado do planejamento. Resumindo, o orçamento-desempenho não negligencia, muito pelo contrário, promove.


    Cuidado para não confundir: 

    Orçamento tradicional: foca o OBJETO do gasto.

    Orçamento-desempenho: foca o OBJETIVO do gasto.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Orçamento de Desempenho representa uma evolução do Orçamento Tradicional; buscava saber o que o Governo fazia (ações orçamentárias) e não apenas o que comprava (elemento de despesa). Havia também forte preocupação com os custos dos programas.

    A ênfase é no desempenho organizacional, e avaliam-se os resultados (em termos de eficácia – não de efetividade).

     

    Segundo James Giacomoni, 2008, o “Orçamento de Desempenho é aquele que apresenta os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para atingir aqueles objetivos e dados quantitativos que meçam as realizações e o trabalho levado a efeito em cada programa”.

     

    Fonte: Orçamento público e administração financeira e orçamentária e LRF / Augustinho Vicente Paludo. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • A negligência é com o objeto do gasto já que a ênfase deste modelo é no desempenho organizacional.

  • O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparado ao orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado de orçamento programa (embora, pela falta de vínculo ao planejamento, não possa ser considerado ainda o orçamento programa).

  • Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho....

    Já mata a questão sabendo que Orçamento de Desempenho é um tipo de orçamento e não uma técnica de orçamento.

    Tipos de Orçamento: TRADICIONAL, DESEMPENHO E PROGRAMA.

    Técnicas de Orçamento: BASE ZERO, PARTICIPATIVO E INCREMENTAL.

    AVANTE!

     

  • “Orçamento de Desempenho é aquele que apresenta os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para atingir aqueles objetivos e dados quantitativos que meçam as realizações e o trabalho levado a efeito em cada programa" 

    GIACOMONI, James. Orçamento Público, 15ª ed. 2010. p. 162

  • GABARITO: ERRADO

    .

    Evolução do orçamento público:

    .

    1°) Clássico ou Tradicional - se caracterizava por ser um documento apenas de previsão de receita e autorização de despesa. Classificava as despesas por objetos de gastos. Não cogitava em atender as necessidades da administração e da coletividade, nem considerava objetos econômicos e sociais. Era corrigido de acordo com o que se gastava no exercício anterior.

    .

    2°) Orçamento de Desempenho ou de Realizações - verificava o que o governo fazia e não apenas o que gastava. Buscava ligar os gastos aos objetivos. Apesar dos objetivos previstos, não era vinculado ao planejamento.

    .

    3°) Orçamento Programa (utilizado atualmente) - expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários a sua execução.

    .
    Vantagens do orçamento programa:

    .
    - melhor planejamento das ações;
    - mais precisão na elaboração dos orçamentos;
    maior oportunidade para redução dos custos;
    - facilidade na identificação de duplicidade de funções;
    - melhor controle na execução do programa;
    - ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta;

    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: ERRADO
    .

    - O orçamento por desempenho enfatiza o desempenho organizacional, preocupando-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, pois não é mais apenas um documento de previsão de receita e autorização de despesas. De fato, ele foi uma evolução se o compararmos com o orçamento tradicional, mas ainda lhe falta vinculação entre planejamento e orçamento.
    .
    - O Orçamento de Desempenho ou de Realizações constitui-se numa evolução em relação ao orçamento tradicional. Nele evidencia-se a preocupação com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. Buscava-se a definição dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se faziam necessários, ou seja, a preocupação era saber "as coisas que o governo faz, e não as coisas que o governo adquire", enfatizando, dessa forma, as realizações governamentais em cada programa. Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, falta-lhe ainda uma característica importantíssima: a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo.
    .
    - O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparada com o orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado de orçamento programa ( embora, pela falta de vínculo ao planejamento, não possa ser considerado ainda o orçamento programa).
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: ERRADO
    .

    .

    Q90853 - CESPE 2011 - O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. ERRADO
    .
    Q18172 – CESPE 2009 - O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro. ERRADO
    .
    Q58202 – CESPE 2010 - O orçamento de desempenho, voltado para a definição dos propósitos e objetivos próprios dos créditos orçamentários, corresponde ao que, nos dias de hoje, se convencionou chamar de orçamento-programa. ERRADO: Não se trata de uma convenção, pois no orçamento de desempenho não havia planejamento.
    .
    Q298611 – CESPE 2013 - O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. CERTO
    .
    Q489366 - CESPE 2015 - O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico ou tradicional. CERTO
    .
    Q331159 – CESPE 2013 - Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho. ERRADO.
    .
    Q627575 – CESPE 2013 - No orçamento de desempenho, consideram-se os seguintes fatores para a mensuração da atuação: economia de custos ou insumos, eficiência técnica na obtenção dos produtos e eficácia dos resultados pretendidos pelas políticas governamentais. CERTO.
    .
    Q359677 – CESPE 2009 - No orçamento por desempenho, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas relacionados ao planejamento, no orçamento-programa, visa à aquisição de meios. ERRADO.
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • ORÇAMENTO DESEMPENHO


    Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.


    É orientado para instrumentalizar a ação gerencial, de modo que apresenta os propósitos e objetivos. Já se consideram os custos dos programas propostos e se consideram dados quantitativos que meçam realizações,mas não possui ainda a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações de governo.



    1. Ele já considera custos, mas custos dos programas de trabalho.


    2. Ele já considera programas, mas estes são programas de trabalho no âmbito da organização. Não chega a ter programas de governo transversais como o que existem no orçamento-programa. Ou seja, 2 ou mais órgãos responsáveis por objetivos no mesmo programa.


    3. Ele possui indicadores de eficácia e eficiência organizacionais (objetos entregues; economia auferida na obra), mas não indicadores de nível macro para mudar uma realidade social (redução da taxa de mortalidade infantil).

  • Desempenho ---> objetivos

  • ERRADO, pois existem objetivos dos programas de trabalho e existem indicadores de eficiência e eficácia no orçamento desempenho.

  • No orçamento de desempenho, o gestor começa a se preocupar com os benefícios e com os objetivos dos gastos e não apenas com o objeto do gasto. Portanto, essa técnica orçamentária não negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, ao contrário do que diz a questão.

    Lembrando que, no orçamento de desempenho, os resultados são avaliados em termos de eficácia (o objetivo foi cumprido? Então foi eficaz!).

    Gabarito: Errado

  • O orçamento de desempenho não negligencia os propósitos e objetivos. Na escala evolutiva dos orçamentos públicos, ele está entre o tradicional e o moderno (orçamento-programa). Foi a partir do orçamento de desempenho que a administração começou a se preocupar com a eficiência da gestão pública, determinando objetivos e metas a serem atingidos e, para quantificar o resultado obtido, foram criados indicadores de desempenho.

    No entanto, embora já existisse a ideia de programas no orçamento de desempenho, faltava o elo, a integração entre planejamento e orçamento. E isso só ocorreu no orçamento-programa.

  • Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho. Certo

    No orçamento de desempenho, o gestor começa a se preocupar com os benefícios e com os objetivos dos gastos e não apenas com o objeto do gasto. Portanto, essa técnica orçamentária não negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, ao contrário do que diz a questão.

    Lembrando que, no orçamento de desempenho, os resultados são avaliados em termos de eficácia (o objetivo foi cumprido? Então foi eficaz!).