SóProvas


ID
993487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento brasileiro é formado por um conjunto de leis que visam garantir coerência temporal nas ações desenvolvidas pelo governo. Nesse sentido, plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA) formam uma estrutura básica de planejamento e execução do orçamento no Brasil. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens que se seguem.


Para que as desigualdades regionais sejam combatidas de forma mais eficiente, é útil a apresentação do PPA de forma regionalizada; assim, seus impactos esperados podem ser vistos de forma mais clara, o que auxilia o melhor planejamento e controle. Apesar de a Constituição Federal trazer a obrigação de regionalização do PPA, a falta de lei complementar que defina esse conceito termina por desobrigar a regionalização desse plano, o que reduz sua eficácia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
    A regionalização independe de Lei complementar para ser praticada pelos Entes. Os entes que não apresentam metas regionalizadas na Lei do PPA esta cometendo uma inconstitucionalidade, já que esta obrigação tem origem da CF.
    COMENTÁRIOS PROFESSOR

    https://pt-br.facebook.com/permalink.php?story_fbid=218732228284781&id=108468282644510
  • Errado.
    A regionalização independe de Lei complementar.
  • Prestem atenção no trecho:

    Apesar de a Constituição Federal trazer a obrigação de regionalização do PPA, a falta de lei complementar que defina esse conceito termina por desobrigar a regionalização desse plano, o que reduz sua eficácia.

    A CF é a lei maior, portanto, ela por si só já vale como dispositivo legal, por isso independe de lei complementar. Salvo nos casos expressamente exigidos, o que não é esse caso.
  • Gabarito: ERRADO.

    Complementando os comentários, segue o artigo da CF/88:

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    § 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Bons Estudos!

  • A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada (art. 165, § 1º, da CF/1988). Não há nenhuma desobrigação quanto à regionalização desse plano. Ela permanece obrigatória.

    Fonte: Professor: Sérgio Mendes

  • ERRADA!

    além de todos os outros comentários... também está errada a afirmação da regionalização auxiliar o CONTROLE!! a regionalização trás inúmeros benefícios, no entanto, não auxilia o controle, de certa forma até o dificulta.

  • Art 35 ADCT traça os critérios para forma regionalizada ser atingida.

  • Errada.

    A inexistência de lei complementar não impede o PPA de ser regionalizado.

    Pode-se escolher diferentes recortes: focar macrorregiões, microrregiões, municípios, estados; mas a regionalização é obrigatória. É uma previsão constitucional que deve ser cumprida.

    Gran Cursos.