SóProvas


ID
995458
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Em relação ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos,previsto na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Constitui atribuição da Comissão Interamericana de Direitos Humanos conhecer dos casos relativos à inter­pretação ou aplicação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos e proferir sentença que será defini­tiva e inapelável.
    Quem profere sentença é a Corte, a Comissão é apenas um órgão executivo.

    b) A Corte Interamericana de Direitos Humanos possui competência privativa para conhecer dos assuntos re­lacionados com o cumprimento dos compromissos as­sumidos pelos Estados Partes na Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
    Não basta ser parte da Convenção Americana, além disso o Estado ainda tem que declarar que aceita se submeter à Jurisdição da Corte. A competência da Corte é facultativa, ou seja, ela somente pode atuar em relação a Estados que declarem reconhecer a competência dela.

    c) A Comissão Interamericana de Direitos Humanos compor­se­á de onze membros, que deverão ser pessoas de alta autoridade moral e de reconhecido saber em ma­ téria de direitos humanos. São 7 membros.

    d) A Corte Interamericana de Direitos Humanos, a pedido de um Estado­membro da Organização, poderá emitir pareceres sobre a compatibilidade entre qualquer de suas leis internas e os tratados concernentes à proteção dos direitos humanos nos Estados americanos.
    CORRETO. A Corte Interamericana possui competência consultiva e contenciosa. 

    e) No Estado brasileiro, compete privativamente ao Ministério Público Federal ou Estadual apresentar à Comissão petições que contenham denúncias ou quei­ xas de violação da Convenção sobre Direitos Huma­ nos por um Estado Parte.
    Qualquer pessoa ou grupo de pessoas, ou entidade não governamental legalmente reconhecida pode apresentar petições que contenham denúncias ou queixas de violação de direitos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

     

  • Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica)

    Artigo 64 (1). Os Estados-Membros da Organização poderão consultar a Corte sobre a interpretação desta Convenção ou de outros tratados concernentes à proteção dos direitos humanos nos Estados americanos. Também poderão consulta-la, no que lhes compete, os órgãos enumerados no capítulo X da Carta da Organização do Estados Americanos, reformada pelo Protocolo de Buenos Aires. (2). A Corte, a pedido de um Estado-Membro da Organização, poderá emitir pareceres sobre a compatibilidade entre qualquer de suas leis internas e os mencionados instrumentos internacionais.

  • Complementando algumas questões:

    Corte Interamericana de Direitos Humanos pode ser acionada apenas pelos Estados-partes ou pela Comissãojamais por indivíduos, os quais, entretanto, podem ofertar argumentos perante ela;


    Para que o Estado-parte seja julgado pela Corte, todavia, é necessário que ele tenha declarado que reconhece como obrigatória, de pleno direito e sem convenção especial, a competência da Corte em todos os casos relativos à interpretação ou aplicação do Pacto (art. 62). Em 1998, o Brasil reconheceu a competência jurisdicional da Corte


  • b) A Corte Interamericana de Direitos Humanos possui competência privativa para conhecer dos assuntos re­lacionados com o cumprimento dos compromissos as­sumidos pelos Estados Partes na Convenção Americana sobre Direitos Humanos.


    Acredito que o erro da "B" é a expressão privativa.


    Artigo 33 - São competentes para conhecer de assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-partes nesta Convenção:

    a) a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, doravante denominada a Comissão; e

    b) a Corte Interamericana de Direitos Humanos, doravante denominada a Corte.

  • Alternativa a -> Errada. A competência é da Corte (art. 67)

    Alternativa b -> Como ressaltou o colega, acho que o erro está em "privativa"

    Alternativa c -> É composta de sete membros, e não onze (art. 34)

    Alternativa d -> Correta. Art. 64.2

    Alternativa e -> Errada. Art. 44


  • LETRA "B":

    ART. 62, III - "A Corte tem competência para conhecer de qualquer caso relativo à interpretação e aplicação das disposições desta Convenção que lhe seja submetido, desde que os Estados Partes no caso tenham reconhecido ou reconheçam a referida competência, seja por declaração especial, como prevêem os incisos anteriores, seja por convenção especial."

  • Artigo 67 - A sentença da Corte será definitiva e inapelável. Em caso de divergência sobre o sentido ou alcance da sentença, a Corte interpretá-la-á, a pedido de qualquer das partes, desde que o pedido seja apresentado dentro de noventa dias a partir da data da notificação da sentença.

  • Semelhança sempre explorada em questões deste sentido:

    I) Comissão 7 Membros

    Corte / 7 Juízes

    Bons estudos!

  • Assertiva D

    A Corte Interamericana de Direitos Humanos, a pedido de um Estado­ membro da Organização, poderá emitir pareceres sobre a compatibilidade entre qualquer de suas leis internas e os tratados concernentes à proteção dos direitos humanos nos Estados americanos.

  • Em 13/06/21 às 17:22, você respondeu a opção D.

    Você acertou!

    PCSP2022 se Deus quiser